Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santiago, Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2223834801342440pt_BR
dc.creatorResende, Taíni Sousa Duarte-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T20:57:25Z-
dc.date.available2022-10-03-
dc.date.available2022-10-04T20:57:25Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2817-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to analyze the contributions of play in preschool education. Presenting as a problem: What are the contributions of playing in Early Childhood Education? In which playing is related as an important pedagogical tool for children, developing some skills such as attention, creativity, imitation memory, concentration, creativity and other psychomotor skills. It is justified in the relevance of the theme for the teaching and learning of children, playing acts as a facilitating resource in this process. It was organized in a brief history of Brazilian early childhood education, highlighting the value of games, games and the role of the pedagogue teacher facing the issue of playing. The methodology is of a bibliographic nature, being a qualitative research, with an approach of a basic nature and in relation to the objectives it is classified as exploratory. As for the result and discussion, the research is based on some authors, among them Santos (2000) and Vygotsky (1988) where the contribution of playing to early childhood education is evident, playing the child exercises their potential and develops. Therefore, this study presents considerations in relation to playing, using the ludic in the classroom the teacher makes learning motivating, pleasurable and meaningful, through play children build skills and abilities essential to future educational life and develops diverse aspects such as social , physical, affective, moral and cognitive.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo principal analisar as contribuições do brincar na educação infantil na etapa pré-escolar. Apresentando como problema: Quais as contribuições do brincar na Educação Infantil? Em que o brincar se relaciona como instrumento pedagógico importante para as crianças, desenvolvendo algumas capacidades como a atenção, criatividade, memória imitação, concentração, criatividade e outras habilidades psicomotoras. Justifica-se na relevância do tema para o ensino e aprendizagem das crianças, o brincar atua como um recurso facilitador nesse processo. Organizou-se em um breve histórico da educação infantil brasileira, destacando-se o valor dos jogos, das brincadeiras e o papel do professor pedagogo frente a questão do brincar. A metodologia é de cunho bibliográfico, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem de natureza básica e em relação aos objetivos classifica-se como exploratória. Quanto ao resultado e discussão a pesquisa fundamenta-se em alguns autores, entre eles Santos (2000) e Vygotsky (1988) onde fica evidente a contribuição do brincar para a educação infantil, brincando a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve. Portanto esse estudo apresenta considerações em relação ao brincar, utilizando o lúdico em sala de aula o professor torna a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, por meio das brincadeiras as crianças constroem capacidades e habilidades indispensáveis a futura vida educacional e desenvolve aspectos diversos como o social, físico, afetivo, moral e o cognitivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Taini Sousa Duarte Resende (taini.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-03T16:20:16Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAÍNI SOUSA DUARTE RESENDE.pdf: 1166899 bytes, checksum: 20d08e6f72e56132cfa1a1af9ac03273 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T20:34:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAÍNI SOUSA DUARTE RESENDE.pdf: 1166899 bytes, checksum: 20d08e6f72e56132cfa1a1af9ac03273 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T20:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAÍNI SOUSA DUARTE RESENDE.pdf: 1166899 bytes, checksum: 20d08e6f72e56132cfa1a1af9ac03273 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-04T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TAÍNI SOUSA DUARTE RESENDE.pdf: 1166899 bytes, checksum: 20d08e6f72e56132cfa1a1af9ac03273 (MD5) Previous issue date: 2022-10-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectContribuiçõespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Taíni Resende1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.