Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2812
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA COMO MEDIADORA DO CONHECIMENTO INFANTIL
metadata.dc.creator: Martins, Milleny Bernardes Claudio
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta como temática: a brinquedoteca como mediadora do conhecimento infantil. A brinquedoteca é um espaço para a criança brincar, desenvolver interações com outros colegas, para construírem novas descobertas que irão influenciar no seu desenvolvimento. Mediante o exposto, a pesquisa busca responder o seguinte problema: qual a contribuição da brinquedoteca como mediadora do conhecimento infantil? O objetivo geral desse trabalho foi analisar a contribuição da brinquedoteca como mediadora do conhecimento infantil. Justifica-se esse estudo por compreender a importância da brinquedoteca, jogos e brincadeiras no ambiente educacional. A metodologia foi a revisão bibliográfica, sendo qualitativa, básica, e quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória, com leitura e fichamento de estudos que foram selecionados tendo como principais autores: Cunha (2003), Freire (1997), Oliveira (2003) e Teixeira (2010), que apontam a importância de uma proposta lúdica educativa desenvolvida num espaço de brinquedoteca para o professor (pedagogo) contribuir com o ensino e aprendizagem na educação infantil gerando o resultado e discursões dessa pesquisa. Portanto, a educação deve ser conducente a otimizar as condições necessárias para a aprendizagem e garantir a socialização e integração das crianças na educação infantil. Este fato reforça a utilização da brinquedoteca como espaço para garantir a criança benefício para uma aprendizagem significativa.
Abstract: This work presents the theme: the toy library as a mediator of children's knowledge. The toy library is a space for children to play, develop interactions with other colleagues, to build new discoveries that will influence their development. Based on the above, the research seeks to answer the following problem: what is the contribution of the toy library as a mediator of children's knowledge? The general objective of this work was to analyze the contribution of the toy library as a mediator of children's knowledge. This study is justified by understanding the importance of the toy library, games and games in the educational environment. The methodology was the bibliographic review, being qualitative, basic, and regarding the objectives, it is an exploratory research, with reading and recording of studies that were selected having as main authors: Cunha (2003), Freire (1997), Oliveira (2003) and Teixeira (2010), who point out the importance of a ludic educational proposal developed in a playroom space for the teacher (pedagogue) to contribute to teaching and learning in early childhood education, generating the result and discussions of this research. Therefore, education must be conducive to optimizing the necessary conditions for learning and ensuring the socialization and integration of children in early childhood education. This fact reinforces the use of the toy library as a space to guarantee the child benefit for a meaningful learning.
Keywords: Educação Infantil. Lúdico. Espaço. Brinquedoteca
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2812
Issue Date: 4-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Milleny Bernardes Cláudio Martins.pdf734,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.