Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS
Autor(es): Freitas, Nuala Brito de
Primeiro Orientador: Moura, Sebastião Rodrigues
Resumo: Os jogos e as brincadeiras como metodologia e estratégia de ensino foram os assuntos abordados nesta pesquisa, buscando verificar e analisar essa metodologia como facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O questionamento que delineou a realização deste estudo foi como os professores podem utilizar os jogos e as brincadeiras de modo que ocorra a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? De forma que para responder este questionamento elegeu-se como objetivo geral o de compreender as contribuições dos jogos e as brincadeiras para o processo de aprendizagem e no desenvolvimento de crianças na de Educação Infantil. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um estudo a partir de uma revisão bibliográfica, com dados coletados no Google Acadêmico usando como descritores as palavras chaves “jogos e brincadeiras, jogos e ludicidade, educação infantil, brinquedo”. Os resultados possibilitaram identificar que o lúdico como facilitador no processo de ensino que atua como uma metodologia que permite resultados satisfatórios na aprendizagem.
Abstract: The games and games as methodology and teaching strategy were the subjects addressed in this research, seeking to verify and analyze this methodology as a facilitator in the teaching process learning. The question that outlined the realization of this study was how teachers can use games and games in such a way that children's learning and development occurin Early Childhood Education? Thus, to answer this question, the general objective was to understand the contributions of games and games to the learning process and the development of children in Early Childhood Education. To achieve this goal, a study was developed from a literature review, with data collected in Google Scholar using as descriptors the keywords "games and games, games, ludicity, early childhood education, toy". The results made it possible to identify that the playful as a facilitator in the teaching process that acts as a methodology that allows satisfactory results in learning. Keywords: Child education. Gaming and games. Playful.
Palavras-chave: Educação Infantil
Jogos e brincadeiras
Lúdico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo NUALA BRITO DE FREITAS.pdf885,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.