Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS
metadata.dc.creator: Freitas, Nuala Brito de
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Sebastião Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Os jogos e as brincadeiras como metodologia e estratégia de ensino foram os assuntos abordados nesta pesquisa, buscando verificar e analisar essa metodologia como facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O questionamento que delineou a realização deste estudo foi como os professores podem utilizar os jogos e as brincadeiras de modo que ocorra a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? De forma que para responder este questionamento elegeu-se como objetivo geral o de compreender as contribuições dos jogos e as brincadeiras para o processo de aprendizagem e no desenvolvimento de crianças na de Educação Infantil. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um estudo a partir de uma revisão bibliográfica, com dados coletados no Google Acadêmico usando como descritores as palavras chaves “jogos e brincadeiras, jogos e ludicidade, educação infantil, brinquedo”. Os resultados possibilitaram identificar que o lúdico como facilitador no processo de ensino que atua como uma metodologia que permite resultados satisfatórios na aprendizagem.
Abstract: The games and games as methodology and teaching strategy were the subjects addressed in this research, seeking to verify and analyze this methodology as a facilitator in the teaching process learning. The question that outlined the realization of this study was how teachers can use games and games in such a way that children's learning and development occurin Early Childhood Education? Thus, to answer this question, the general objective was to understand the contributions of games and games to the learning process and the development of children in Early Childhood Education. To achieve this goal, a study was developed from a literature review, with data collected in Google Scholar using as descriptors the keywords "games and games, games, ludicity, early childhood education, toy". The results made it possible to identify that the playful as a facilitator in the teaching process that acts as a methodology that allows satisfactory results in learning. Keywords: Child education. Gaming and games. Playful.
Keywords: Educação Infantil
Jogos e brincadeiras
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747
Issue Date: 29-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo NUALA BRITO DE FREITAS.pdf885,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.