Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS |
Autor(es): | Freitas, Nuala Brito de |
Primeiro Orientador: | Moura, Sebastião Rodrigues |
Resumo: | Os jogos e as brincadeiras como metodologia e estratégia de ensino foram os assuntos abordados nesta pesquisa, buscando verificar e analisar essa metodologia como facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O questionamento que delineou a realização deste estudo foi como os professores podem utilizar os jogos e as brincadeiras de modo que ocorra a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? De forma que para responder este questionamento elegeu-se como objetivo geral o de compreender as contribuições dos jogos e as brincadeiras para o processo de aprendizagem e no desenvolvimento de crianças na de Educação Infantil. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um estudo a partir de uma revisão bibliográfica, com dados coletados no Google Acadêmico usando como descritores as palavras chaves “jogos e brincadeiras, jogos e ludicidade, educação infantil, brinquedo”. Os resultados possibilitaram identificar que o lúdico como facilitador no processo de ensino que atua como uma metodologia que permite resultados satisfatórios na aprendizagem. |
Abstract: | The games and games as methodology and teaching strategy were the subjects addressed in this research, seeking to verify and analyze this methodology as a facilitator in the teaching process learning. The question that outlined the realization of this study was how teachers can use games and games in such a way that children's learning and development occurin Early Childhood Education? Thus, to answer this question, the general objective was to understand the contributions of games and games to the learning process and the development of children in Early Childhood Education. To achieve this goal, a study was developed from a literature review, with data collected in Google Scholar using as descriptors the keywords "games and games, games, ludicity, early childhood education, toy". The results made it possible to identify that the playful as a facilitator in the teaching process that acts as a methodology that allows satisfactory results in learning. Keywords: Child education. Gaming and games. Playful. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Jogos e brincadeiras Lúdico |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747 |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo NUALA BRITO DE FREITAS.pdf | 885,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.