Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2711
Tipo: Dissertação
Título: A BIBLIOTECA ESCOLAR E A PESQUISA NOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTES DO IF GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
Autor(es): Guimarães, Morgana Bruno Henrique
Primeiro Orientador: Matos, Fernando Barbosa
Primeiro Membro da Banca: Matos, Fernando Barbosa
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Terceiro Membro da Banca: Santos, Andrea Pereira dos
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória que busca orientar, por meio da biblioteca escolar, o processo de pesquisa dos discentes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio Profissionalizante do IF Goiano campus Morrinhos. Para alcançar esse objetivo foi adaptado conteúdos de metodologia de pesquisa para os estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio Profissionalizante. Então foi desenvolvido um curso online para capacitar discentes no processo inicial de pesquisa acadêmica. Por fim, para avaliar o desempenho do curso desenvolvido foi preciso levantar o perfil de pesquisa (comportamentos e competências informacionais) dos discentes antes de depois dos cursistas concluírem o curso MOOC. Assim foi possível avaliar o uso dos produtos e serviços ofertados pela biblioteca da unidade bem como algumas mudanças no comportamento informacional dos estudantes participantes da pesquisa. Como resultado observou-se a baixa adesão a alguns produtos e serviços da biblioteca escolar, a necessidade de novos produtos compatíveis com a necessidade informacional desses discentes contribuindo também com a formação omnilateral. Também observou-se mudanças positivas no comportamento informacional dos estudantes.
Abstract: This is a qualitative, applied and exploratory research that seeks to guide, through the school library, the research process of students in the second and third years of Professional High School at the IF Goiano campus Morrinhos. To achieve this objective, research methodology content was adapted for students in the second and third year of Professional High School. So an online course was developed to train students in the initial process of academic research. Finally, to evaluate the performance of the developed course, it was necessary to survey the research profile (behavior and informational competences) of the students before and after the course participants completed the MOOC course. Thus, it was possible to evaluate the use of products and services offered by the unit's library as well as some changes in the informational behavior of the students participating in the research. As a result, there was a low adherence to some school library products and services, the need for new products compatible with the informational need of these students, also contributing to omnilateral training. Positive changes were also observed in the students' informational behavior.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Metodologia de Pesquisa
Educação Profissional e Tecnológica
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2711
Data do documento: 2-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação ProfEPT_ Morgana B.H. Guimarães.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons