Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2697
Tipo: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO OMNILATERAL E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DO IFTM - CAMPUS ITUITUBA (MG)
Autor(es): Lima, Luciana Helena de
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira de
Primeiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Segundo Membro da Banca: Matos, Fernando Barbosa
Terceiro Membro da Banca: Alves, Júlio César Camargo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer os fatores relacionados ao nível de atividade física (NAF) e à percepção de qualidade de vida (QV) de estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) de Ituiutaba-MG, com enfoque no papel do estímulo à atividade física (AF) no ambiente escolar, e como essa prática materializa ou não os princípios da formação omnilateral, segundo as formulações teórico-conceituais de Acácia Kuenzer, Dante Moura, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo observacional e transversal, de abordagem quanti-qualitativa, realizada com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Na análise de natureza quantitativa, que corresponde ao NAF e à percepção de QV, aplicaram-se ferramentas estatísticas e descritivas, mediante a utilização dos instrumentos validados IPAQ (International Physical Activity Questionnaire) e WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life), respectivamente, a fim de comparar o grupo de estudantes que apresentam aulas de Educação Física (EF) - 3º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) - com o grupo que não possui EF - 3º período dos cursos técnicos de nível médio (subsequente). Para a análise de natureza qualitativa, aplicou-se o método Análise de Conteúdo de Bardin nas respostas dos estudantes sobre a relação entre EF escolar e a formação depreendida no instituto, relacionando-as com os documentos oficiais do instituto: Projeto Pedagógico de Curso e Plano de Ensino de Educação Física. Os resultados encontrados mostraram que o grupo com estímulo à AF na escola apresentou maior escore de QV (p-valor = 0,021), embora não houvesse diferença quanto aos domínios: relações sociais, físico e a satisfação com a saúde. O estado nutricional, a AF fora da escola e o consumo de álcool também apresentaram associação. Quanto ao NAF, os resultados mostram que os grupos com e sem estímulo à AF na escola não são diferentes estatisticamente (p-valor = 0,1). O fator que se mostrou associado ao NAF foi a prática de AF fora da escola (p-valor = 0,001). A frequência e duração insuficientes da EF escolar, as aulas remotas no período pandêmico, a ausência do estímulo prático da EF e o isolamento social podem ter afetado negativamente os domínios: físico, relações sociais e satisfação com a saúde e o NAF do grupo com estímulo. Dessa maneira, depreende-se a não efetividade da abordagem e métodos da EF na melhoria desses domínios da QV e no NAF dos estudantes do instituto. Elaborou-se um site como produto educacional, destinado aos professores de EF, aglutinando produções científicas e construindo práticas pedagógicas integradoras, pautadas nas concepções de Paulo Freire (1987), Coletivo de Autores (1992), Guedes (1996), Nahas (1997), que subsidiam uma EF ativa e crítica. Essas ações visam a conscientização e reflexão crítica dos estudantes sobre os temas relativos à cultura corporal confrontados com a realidade em que estão inseridos, para suscitar um estilo de vida mais ativo e saudável, dentro e fora do ambiente escolar e contribuir para uma formação humana integral e emancipadora dos sujeitos.
Abstract: The present study aimed to know the factors related to the level of physical activity (LPA) and the quality of life perception (QoL) of students at the Federal Institute do Triângulo Mineiro (IFTM) in Ituiutaba-MG, focusing on the role of stimulation of physical activity (PA) in the school environment, and how this practice materializes or not the principles of omnilateral training, according to the theoretical-conceptual formulations of Acácia Kuenzer, Dante Moura, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, and Marise Ramos. This observational and transversal field research, with a quantitative-qualitative approach, was developed with students of Professional and Technological Education. In quantitative analysis, which corresponds to the PAL and the perception of QoL, statistical and descriptive tools were applied, using the validated instruments IPAQ (International Physical Activity Questionnaire) and WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life), respectively, to compare the group of students who have Physical Education (PE) classes - 3rd year of Integrated High School (IHS) - with the group that does not have PE - 3rd period of technical courses of secondary level (subsequent). For the qualitative analysis, Bardin's Content Analysis method was applied to the responses of students on the relationship between school PE and the training received at the institute, relating then to the official documents of the institute: Pedagogical Project of Course and Physical Education Teaching Plan. The results showed that the group with stimulation of PA at school had a higher QoL score (p-value = 0.021), although there was no difference regarding the domains: social relationships, physical, and satisfaction with health. Nutritional status, PA outside of school, and alcohol consumption were also associated with QoL. As for PAL, the results show that the groups with and without stimulation of PA at school are not statistically different (p-value = 0.1). The factor that was associated with PAL was the practice of PA outside of school (p-value = 0.001). The insufficient frequency and duration of school PE, remote classes during the pandemic period, the absence of practical PE stimulus and social isolation may have negatively affected physical, social relationships and satisfaction with health domains and PAL of the stimulus group. Thus, it appears that the ineffectiveness of the PE approach and methods in improving these domains of QoL and PAL of students at the institute. A website was created as an educational product, aimed at PE teachers, bringing together scientific productions and building integrative pedagogical practices, based on the conceptions of Paulo Freire (1987), Coletivo de Autores (1992), Guedes (1996), Nahas (1997), which subsidize an active and critical PE. These actions aim at raising students' awareness and critical reflection on issues related to body culture confronted with the reality in which they are inserted, to encourage a more active and healthier lifestyle, inside and outside the school environment, and contribute to an integral human formation, as well as emancipation of the subjects.
Palavras-chave: Integrated High School. Professional Technological Education. IPAQ (International Physical Activity Questionnaire). WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life). Educational Product.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2697
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disseratação_Luciana Lima.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons