Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2690
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DIFICULDADES DO USO DA LUDICIDADE NA EDUCA-ÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Pereira, Netília Vieira |
Primeiro Orientador: | Leão, Jeanne Mesquita de Paula |
Primeiro Membro da Banca: | Leão, Jeanne Mesquita de Paula |
Segundo Membro da Banca: | Pacheco, Eduardo José |
Terceiro Membro da Banca: | Silva, Maria Aparecida Alves da |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades apontadas pela ludicidade na Educação Infantil. As observações sobre o tema abordado durante o estudo qual estabelece a importância de diagnosticar as “Dificuldades por Meio do Lúdico na Educação Infantil”, de forma a intervir para uma prática docente inovadora, que trabalhe o lúdico com propriedade de conhecimento desse fazer com prazer e alegria, melhorando o aprendizado das crianças dessa faixa etária de forma significativa, também cuidando e priorizando aspectos relevantes, como estrutura dos espaços, material pedagógico, motivação, dignidade, respeito às crianças, docentes, ambiente e comunidade. Diante dessas questões relevantes, importantes e tão desafiadoras, a pesquisa teve a intenção de buscar pontos que venham encorajar o enfrentamento desse contexto, tão desafiador para todos os envolvidos nesse processo, além de promover reflexões sobre aspectos aqui citados, provocando um despertamento em todos os indivíduos, por meio do diálogo e da experiência vivida e comprovada. Enfim pretende-se fomentar uma mudança de atitudes em relação ao domínio da prática do ensino lúdico promovendo reflexões sobre esses aspectos, por meio do diálogo e da experiência vivida e comprovada. Enfim, uma mudança de atitudes em relação ao domínio da prática do ensino lúdico percebendo fraquezas e potencialidades dentro do contexto escolar infantil, norteando sua prática dentro e fora de sala de aula, com estratégias que facilitem o trabalho do professor permitindo um conhecimento que não se baseie somente na prática pela prática e sim com embasamento teórico/prático para que se tenha segurança no fazer, superando as dificuldades. Buscou-se fundamentação em Referências Bibliográficas como: Arce; Marcia Martins (2013); Sacristán (2013), Kishimoto (2005) e outros títulos que contribuíram para um melhor conhecer dessas práticas lúdicas suas dificuldades e facilidades no cotidiano dos professores da educação Infantil. |
Abstract: | The purpose of this article is to present observations about the theme addressed during the study. The purpose is to clarify the importance of knowing how to diagnose the "Li-teracy difficulties and facilities by playing in Early Childhood Education" in order to intervene for an innovative teaching practice, which works with playfulness with kno-wledge of how to do this with pleasure and joy, improving the children's learning in this age group in a significant way, also taking care and prioritizing relevant aspects, such as structure of spaces, educational materials, motivation, dignity, respect for children, tea-chers, environment, and community. It also promoted reflections on all the aspects men-tioned here, provoking an awakening in all the individuals involved through dialogue and lived and proven experience. In the end, it promoted a change in attitudes regarding the mastery of the practice of play, being able to perceive the weaknesses and potentiali-ties of the playful activities within the context of children's schools, guiding the practice and the way of conducting activities inside and outside the classroom, with strategies that facilitate the teacher's work by mastering the dynamics, allowing a knowledge that is not only based on practice for practice's sake, but with a theoretical foundation in or-der to be sure of what is done, without the hindrance of difficulties. This research was based on bibliographic references such as: This research was based on bibliographic refe-rences such as:(Alessandra Arce and Ligia Marcia Martins), Sacristán, Kishimoto, these and other titles had an important relevance to ensure that this important theme within the teaching segment is of great contribution to a better understanding of these playful practices, their difficulties and facilities in the daily lives of teachers of early childhood education. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Lúdico. Letramento. Docentes. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2690 |
Data do documento: | 23-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Netília Vieira Pereira.pdf | 348,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.