Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2678
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OS MOVIMENTOS SOCIAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: CONFLITOS E DESAFIOS DO MOVIMENTO POPULAR PLANTA E VIDA DE RIO VERDE – MOPORV |
Título(s) alternativo(s): | Social movements in educational practices: conflicts and challenges of the popular movement plant and life in Rio Verde – MOPORV |
Autor(es): | Queiroz, Edinalva Barboza de |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de |
Primeiro Membro da Banca: | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de |
Segundo Membro da Banca: | Vale, Wilciene Nunes do |
Terceiro Membro da Banca: | Leão, Jeanne Mesquita de Paula |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender o Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde – MOPORV e as possibilidades de articulação de práticas pedagógicas. Participaram da pesquisa cinco docentes, sexo feminino, vinculadas com escolas públicas e privadas, tempo médio de docência de 25 anos e que desenvolveram atividades pedagógicas no MOPORV. Foram realizadas entrevistas individuais e o projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Os resultados das entrevistas foram organizados com base nos núcleos de sentidos intitulados: Núcleo 1, “Não é o MOPORV como movimento social é o MOPORV como comercializador de remédios naturais”; Núcleo 2, “O papel do MOPORV no processo ensino-aprendizagem; e o Núcleo 3 “Os movimentos sociais nas práticas educativas”. Como resultado, tem-se que as participantes detém uma concepção diversificada do MOPORV, cuja ênfase oscila principalmente entre o papel comercial e o saber popular de plantas medicinais e naturais. As práticas pedagógicas realizadas no Movimento Popular Planta e Vida centram-se nos aspectos biológicos e relacionados às plantas, não observando o desenvolvimento de atividades transversais e que dialogam com aspectos históricos, sociais, políticos e morais. As participantes relataram não desenvolver a temática relacionada aos movimentos sociais e populares uma vez que podem ser geradores de desgastes tanto entre colegas quanto com a direção acadêmica e pais de alunos. Concluímos que há necessidade de que as escolas problematizem suas práticas estabelecendo o diálogo com a sociedade, que fomentem os processos de ensino e aprendizagem com consciência crítica e que sejam espaços de gestão democrática e compartilhada, pautada na possibilidade de conscientização e transformação social. |
Abstract: | The present work seeks to understand the Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde – MOPORV and the possibilities of articulating pedagogical practices. Five female teachers participated in the research, linked to public and private schools, with an average teaching time of 25 years and who developed pedagogical activities at MOPORV. Individual interviews were carried out and the project was approved by the research ethics committee. The results of the interviews were organized based on the nuclei of meanings entitled: Nucleus 1, “It is not MOPORV as a social movement, it is MOPORV as a trader of natural remedies”; Nucleus 2, “The role of MOPORV in the teaching-learning process; and Nucleus 3 “Social movements in educational practices”. As a result, the participants have a diversified conception of MOPORV, whose emphasis oscillates mainly between the commercial role and the popular knowledge of medicinal and natural plants. The pedagogical practices carried out in the Movimento Popular Planta e Vida focus on biological aspects and those related to plants, not observing the development of transversal activities that dialogue with historical, social, political and moral aspects. The participants reported that they did not develop the theme related to social and popular movements, since they can be generators of weariness both among colleagues and with the academic management and parents of students. We conclude that there is a need for schools to problematize their practices, establishing dialogue with society, to promote teaching and learning processes with critical awareness and to be spaces for democratic and shared management, based on the possibility of awareness and social transformation. |
Palavras-chave: | Movimentos sociais e populares Práticas Pedagógicas Educação Não Formal |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Citação: | QUEIROZ, Edinalva Barboza de. Os movimentos sociais nas práticas educativas: conflitos e desafios do movimento popular planta e vida de Rio Verde – MOPORV. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2678 |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Edinalva Barboza de Queiroz.pdf | 429,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.