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dc.contributor.advisor1Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Wilciene Nunes do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee3Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.creatorQueiroz, Edinalva Barboza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3112387495441200pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T01:23:13Z-
dc.date.available2022-08-10-
dc.date.available2022-08-19T01:23:13Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Edinalva Barboza de. Os movimentos sociais nas práticas educativas: conflitos e desafios do movimento popular planta e vida de Rio Verde – MOPORV. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2678-
dc.description.abstractThe present work seeks to understand the Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde – MOPORV and the possibilities of articulating pedagogical practices. Five female teachers participated in the research, linked to public and private schools, with an average teaching time of 25 years and who developed pedagogical activities at MOPORV. Individual interviews were carried out and the project was approved by the research ethics committee. The results of the interviews were organized based on the nuclei of meanings entitled: Nucleus 1, “It is not MOPORV as a social movement, it is MOPORV as a trader of natural remedies”; Nucleus 2, “The role of MOPORV in the teaching-learning process; and Nucleus 3 “Social movements in educational practices”. As a result, the participants have a diversified conception of MOPORV, whose emphasis oscillates mainly between the commercial role and the popular knowledge of medicinal and natural plants. The pedagogical practices carried out in the Movimento Popular Planta e Vida focus on biological aspects and those related to plants, not observing the development of transversal activities that dialogue with historical, social, political and moral aspects. The participants reported that they did not develop the theme related to social and popular movements, since they can be generators of weariness both among colleagues and with the academic management and parents of students. We conclude that there is a need for schools to problematize their practices, establishing dialogue with society, to promote teaching and learning processes with critical awareness and to be spaces for democratic and shared management, based on the possibility of awareness and social transformation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender o Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde – MOPORV e as possibilidades de articulação de práticas pedagógicas. Participaram da pesquisa cinco docentes, sexo feminino, vinculadas com escolas públicas e privadas, tempo médio de docência de 25 anos e que desenvolveram atividades pedagógicas no MOPORV. Foram realizadas entrevistas individuais e o projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Os resultados das entrevistas foram organizados com base nos núcleos de sentidos intitulados: Núcleo 1, “Não é o MOPORV como movimento social é o MOPORV como comercializador de remédios naturais”; Núcleo 2, “O papel do MOPORV no processo ensino-aprendizagem; e o Núcleo 3 “Os movimentos sociais nas práticas educativas”. Como resultado, tem-se que as participantes detém uma concepção diversificada do MOPORV, cuja ênfase oscila principalmente entre o papel comercial e o saber popular de plantas medicinais e naturais. As práticas pedagógicas realizadas no Movimento Popular Planta e Vida centram-se nos aspectos biológicos e relacionados às plantas, não observando o desenvolvimento de atividades transversais e que dialogam com aspectos históricos, sociais, políticos e morais. As participantes relataram não desenvolver a temática relacionada aos movimentos sociais e populares uma vez que podem ser geradores de desgastes tanto entre colegas quanto com a direção acadêmica e pais de alunos. Concluímos que há necessidade de que as escolas problematizem suas práticas estabelecendo o diálogo com a sociedade, que fomentem os processos de ensino e aprendizagem com consciência crítica e que sejam espaços de gestão democrática e compartilhada, pautada na possibilidade de conscientização e transformação social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-19T01:19:43Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Edinalva Barboza de Queiroz.pdf: 439768 bytes, checksum: 18f8ec8905c3a06b44d70b69e0963833 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-08-19T01:20:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Edinalva Barboza de Queiroz.pdf: 439768 bytes, checksum: 18f8ec8905c3a06b44d70b69e0963833 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-19T01:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Edinalva Barboza de Queiroz.pdf: 439768 bytes, checksum: 18f8ec8905c3a06b44d70b69e0963833 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBraga, Graça Elenice dos Santos, Santos, Maria José dos e Ramos, Adilson dosMulheres Negras e Direitos Humanos: Educação Popular no giro do Esperançar. Revista Direito e Práxis [online]. 2021, v. 12, n. 4 [Acessado 20 Janeiro 2022] , pp. 2742-2757. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2179-8966/2021/62745>. Epub 10 Dez 2021. ISSN 2179-8966. https://doi.org/10.1590/2179-8966/2021/62745. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010. BRASIL, Lei 9.394 de 20 de dezembro 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Acessado em 24/01/2015. CRUZ, J. A. da. – Movimentos sociais e práticas educativas. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, 29 (2): 175-185, jul./dez. 2004. DELARI JR., A. Consciência e linguagem em Vigotski: aproximações ao debate sobre subjetividade. Dissertação (Mestrado em Educação),Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Educação, Campinas, 2000. FLEURI, R. M. A Questão do Conhecimento na Educação Popular. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002. FLICK, U. (2009). Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. _______. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. GOHN, M. G. M. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992. ______. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. ______. MST e mídia. Cadernos do CEAS, Salvador, n.179, 1999. _____. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. 104 p. _____. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online]. 2006, vol.14, n.50, pp. 27-38. ISSN 0104-4036. ______. Movimentos sociais na contemporaneidade. In Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47 maio-ago. 2011. ______. Movimentos Sociais e Educação – 8.ed. – São Paulo: Cortes, 2012 – (Coleção questões da nossa época; v.37). ______Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. GOMES, Thauana Paiva de Souza; VITORINO, Diego da Costa. Educação Formal e não formal. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2017. LAGE, Allene. Educação e Movimentos Sociais: Caminhos para uma pedagogia de luta. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. – São Paulo:Atlas, 2010. MELO Almeida, Denise Mesquita de Entre ações coletivas e subjetividade: o caráter educativo dos movimentos sociais Eccos - Revista Científica, Vol. 11, Núm. 1, enero-junio, 2009, pp. 141-156 Universidade Nove de Julho Brasil. MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: Movimentos sociais nas sociedades complexas. Tradução de Maria do Carmo Alves do Bomfim. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. Mendes, A. M. (2007). Pesquisa em psicodinâmica do trabalho: a clínica do trabalho. In A. M. Mendes (Org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas. (pp. 65-87). São Paulo: Casa do Psicólogo. OLIVEIRA, F. Os protagonistas do drama: Estado e sociedade no Brasil. In: LARANJEI-RAS, S. (Org.). Classes e movimentos sociais na América Latina. São Paulo: Hucitec, 1990. SANTOS, Jailze de Oliveira. Praticas de letramento e interação sócio-cultural: um olhar sobre a experiencia da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2010. STRECK, Danilo R. Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras. Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, p. 99-112, jul./dez. 2006. VERCELLI, L. C. A. . Estação Ciência: Espaço educativo institucional não formal de aprendizagem. In: IV Encontro de Pesquisa Discente, Anais... IV Encontro de Pesquisa Dis-cente, 2011. VIEIRA, Valéria. Analise de espaços não formais e sua contribuição para o ensino de Ciências. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. ZIBECHI, Raúl. Territorios de las periferias urbanas latinoamericanas. Buenos Aires: Cooperativa de Trabajo Lavaca Ltd.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimentos sociais e popularespt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação Não Formalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS MOVIMENTOS SOCIAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: CONFLITOS E DESAFIOS DO MOVIMENTO POPULAR PLANTA E VIDA DE RIO VERDE – MOPORVpt_BR
dc.title.alternativeSocial movements in educational practices: conflicts and challenges of the popular movement plant and life in Rio Verde – MOPORVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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