Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2605
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PÓS-LDB: TRAJETÓRIA E CONQUISTAS |
Autor(es): | Moreira, Glays Kelle da Silva |
Primeiro Orientador: | Chaves, Davillas Newton de Oliveira |
Resumo: | O presente artigo apresenta a trajetória e conquistas da Educação de Jovens e Adultos EJA como modalidade de ensino da Educação Básica, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9.394/96). Desta forma, buscou-se conhecer como a EJA foi se organizando junto às políticas públicas e às leis que a respalda. É notório que após a LDB muitas mudanças ocorreram no contexto da educação, assim, consolidou medidas que ampliaram o acesso e melhoraram o financiamento da modalidade. Portanto, tendo como base as conquistas no que tange o direito à educação garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB houve uma reconfiguração da EJA como modalidade de ensino, ressaltadas nos artigos 37 e 38 da Lei de Diretrizes e Bases. Logo, pensar na EJA não é apenas se referir a escolarização, e sim, reconhecer sua trajetória onde jovens e adultos se constituem como sujeitos desse processo. O teórico Paulo Freire é o percursor da alfabetização através da educação popular busca a transformação social do sujeito. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível analisar com êxito o caminho percorrido pela EJA ao longo dos anos pós-1996. |
Abstract: | The following study brings forward the Youth and Adult Education Program’s path and achievements as a teaching method from the Basic Education defined by the Brazilian Education Law (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96). For that, it was brought to attention how the Youth and Adult Education Program was organized based on public politics and its supporting laws. It was noticed that after the creation of the Basic Education defined by the Brazilian Education Law (LDB), there have been many changes in education, therefore measures were taken in order to increase the access to that method of education as well as improve its funding. Therefore, basing on the achievements related to the right to education granted by the 1988’s Constitution and by the Brazilian Education Law, there was a reconfiguration of the Youth and Adult Education Program as a teaching method, reinforced by the LDB articles 37 and 38. Thus, thinking about the Youth and Adult Education Program is not thinking only about schooling, but recognizing its path where the youth and adults become subjects of this process. The theorist Paulo Freire being the forerunner of literacy through folk education which seeks the social transformation of these people. This study was made through a bibliographic research that made it possible to successfully analyze the path followed by the Youth and Adult Education Program post 1996 until the present. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos (EJA); LBD; Transformação Social; Direito a Educação |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2605 |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 3 - Artigo Científico - Final - Glays Kelle da Silva Morreira.pdf | 434,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf | 311,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf | 289,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.