Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.creatorMoreira, Glays Kelle da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887538019072116pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T13:36:32Z-
dc.date.available2022-07-08T13:36:32Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2605-
dc.description.abstractThe following study brings forward the Youth and Adult Education Program’s path and achievements as a teaching method from the Basic Education defined by the Brazilian Education Law (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96). For that, it was brought to attention how the Youth and Adult Education Program was organized based on public politics and its supporting laws. It was noticed that after the creation of the Basic Education defined by the Brazilian Education Law (LDB), there have been many changes in education, therefore measures were taken in order to increase the access to that method of education as well as improve its funding. Therefore, basing on the achievements related to the right to education granted by the 1988’s Constitution and by the Brazilian Education Law, there was a reconfiguration of the Youth and Adult Education Program as a teaching method, reinforced by the LDB articles 37 and 38. Thus, thinking about the Youth and Adult Education Program is not thinking only about schooling, but recognizing its path where the youth and adults become subjects of this process. The theorist Paulo Freire being the forerunner of literacy through folk education which seeks the social transformation of these people. This study was made through a bibliographic research that made it possible to successfully analyze the path followed by the Youth and Adult Education Program post 1996 until the present.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a trajetória e conquistas da Educação de Jovens e Adultos EJA como modalidade de ensino da Educação Básica, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9.394/96). Desta forma, buscou-se conhecer como a EJA foi se organizando junto às políticas públicas e às leis que a respalda. É notório que após a LDB muitas mudanças ocorreram no contexto da educação, assim, consolidou medidas que ampliaram o acesso e melhoraram o financiamento da modalidade. Portanto, tendo como base as conquistas no que tange o direito à educação garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB houve uma reconfiguração da EJA como modalidade de ensino, ressaltadas nos artigos 37 e 38 da Lei de Diretrizes e Bases. Logo, pensar na EJA não é apenas se referir a escolarização, e sim, reconhecer sua trajetória onde jovens e adultos se constituem como sujeitos desse processo. O teórico Paulo Freire é o percursor da alfabetização através da educação popular busca a transformação social do sujeito. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível analisar com êxito o caminho percorrido pela EJA ao longo dos anos pós-1996.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glays Kelle da Silva Moreira (glays.moreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-07-07T17:18:22Z No. of bitstreams: 1 TCC 3 - Artigo Científico - Final - Glays Kelle da Silva Morreira.pdf: 445022 bytes, checksum: 263b7f2ce61854199838328c03aab37b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada GLAYS KELLE,  Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a Ata de Defesa não foram anexados à submissão. Os documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Porventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-07-07T21:22:06Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Glays Kelle da Silva Moreira (glays.moreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-07-08T13:05:56Z No. of bitstreams: 3 TCC 3 - Artigo Científico - Final - Glays Kelle da Silva Morreira.pdf: 445022 bytes, checksum: 263b7f2ce61854199838328c03aab37b (MD5) TCAE_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 319472 bytes, checksum: f68a2306467a12dfc3241bcb516b3f45 (MD5) Ata de defesa_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 296574 bytes, checksum: 793c3a83b1a536691d9283916452499d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-07-08T13:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC 3 - Artigo Científico - Final - Glays Kelle da Silva Morreira.pdf: 445022 bytes, checksum: 263b7f2ce61854199838328c03aab37b (MD5) TCAE_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 319472 bytes, checksum: f68a2306467a12dfc3241bcb516b3f45 (MD5) Ata de defesa_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 296574 bytes, checksum: 793c3a83b1a536691d9283916452499d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-07-08T13:36:26Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC 3 - Artigo Científico - Final - Glays Kelle da Silva Morreira.pdf: 445022 bytes, checksum: 263b7f2ce61854199838328c03aab37b (MD5) TCAE_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 319472 bytes, checksum: f68a2306467a12dfc3241bcb516b3f45 (MD5) Ata de defesa_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 296574 bytes, checksum: 793c3a83b1a536691d9283916452499d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T13:36:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC 3 - Artigo Científico - Final - Glays Kelle da Silva Morreira.pdf: 445022 bytes, checksum: 263b7f2ce61854199838328c03aab37b (MD5) TCAE_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 319472 bytes, checksum: f68a2306467a12dfc3241bcb516b3f45 (MD5) Ata de defesa_ Glays Kelle da Silva Moreira.pdf: 296574 bytes, checksum: 793c3a83b1a536691d9283916452499d (MD5) Previous issue date: 2022-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA); LBD; Transformação Social; Direito a Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PÓS-LDB: TRAJETÓRIA E CONQUISTASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.