Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2577
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
metadata.dc.creator: Silva, Ana Caroline Cândida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Renata Rolins da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Godoy, Heloísa Baleroni Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ilmo Correia
metadata.dc.description.resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu com o objetivo de incentivar e qualificar a formação inicial de professores, relacionando teoria e prática dos acadêmicos de licenciatura com o ambiente escolar. Devido a ocorrência da pandemia de Covid-19 ocasionada pela difusão em escala mundial do vírus Sars-CoV-2, o programa precisou passar por mudanças para continuar suas ações no formato não presencial, desta forma, esta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento o desenvolvimento do subprojeto Biologia do PIBID durante o período pandêmico. A metodologia adotada teve abordagem quali-quantitativa, a qual implicou na aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha e discursivas, a um grupo de treze alunos participantes do programa, que aceitaram participar da pesquisa, divididos entre as duas escolas- campo, sendo elas, o próprio IF Goiano- Ceres, e o Colégio Estadual Câmara Filho, situado na cidade de Rialma- GO. A análise dos dados baseou-se nos seguintes quesitos: ações realizadas no período pandêmico, importância das atividades executadas e principais desafios vivenciados. Os resultados sinalizaram que o programa contribuiu significativamente para o crescimento tanto pessoal, quanto profissional, por meio das experiências alcançadas para a formação docente. Porém, foi notável a presença de fragilidades impostas pela pandemia, o que limitou certas ações, repercutindo como pungentes dificuldades, dentre elas, a ausência do contato presencial na realização das ações planejadas.
Abstract: The Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) emerged with the objective of encouraging and qualifying the initial training of teachers, relating theory and practice, through the contact of participating undergraduate students with the school environment. Due to the occurrence of the Covid-19 pandemic caused by the worldwide spread of the Sars-CoV-2 virus, the program had to undergo changes to continue its actions, even in a non-face-to-face format. Amid these adaptations, the Biology Subproject of the Instituto Federal Goiano- Campus Ceres began on October 10, 2020. This research aimed to analyze how the PIBID of the mentioned subproject happened during the pandemic. The methodology adopted had a qualitative and quantitative approach, which involved the application of a questionnaire with multiple choice and discursive questions, to a group of fifteen students participating in the program, divided between the two field schools, namely, the IF Goiano- Ceres itself. , and the Colégio Estadual Câmara Filho, located in the city of Rialma-GO. Data analysis was based on the following questions: Actions carried out in the pandemic period, Importance of Activities performed and Main Challenges Experienced. The results indicate that the program contributes significantly to both personal and professional growth, through the experiences achieved for teacher training. However, the presence of weaknesses imposed by the pandemic is notable, which limited certain actions, reflecting as poignant difficulties, among them, the absence of face-to-face contact in carrying out the planned actions.
Keywords: Subprojeto Biologia
Formação Docente
Período Pandêmico
IF Goiano- Campus Ceres.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2577
Issue Date: 13-May-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ana Caroline Candida da Silva.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.