Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Renata Rolins da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5276401760313243 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Godoy, Heloísa Baleroni Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7044409948826193 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ilmo Correia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1985204444342972 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Ana Caroline Cândida da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6867547194890141 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T17:28:57Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01 | - |
dc.date.available | 2022-06-28T17:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2577 | - |
dc.description.abstract | The Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) emerged with the objective of encouraging and qualifying the initial training of teachers, relating theory and practice, through the contact of participating undergraduate students with the school environment. Due to the occurrence of the Covid-19 pandemic caused by the worldwide spread of the Sars-CoV-2 virus, the program had to undergo changes to continue its actions, even in a non-face-to-face format. Amid these adaptations, the Biology Subproject of the Instituto Federal Goiano- Campus Ceres began on October 10, 2020. This research aimed to analyze how the PIBID of the mentioned subproject happened during the pandemic. The methodology adopted had a qualitative and quantitative approach, which involved the application of a questionnaire with multiple choice and discursive questions, to a group of fifteen students participating in the program, divided between the two field schools, namely, the IF Goiano- Ceres itself. , and the Colégio Estadual Câmara Filho, located in the city of Rialma-GO. Data analysis was based on the following questions: Actions carried out in the pandemic period, Importance of Activities performed and Main Challenges Experienced. The results indicate that the program contributes significantly to both personal and professional growth, through the experiences achieved for teacher training. However, the presence of weaknesses imposed by the pandemic is notable, which limited certain actions, reflecting as poignant difficulties, among them, the absence of face-to-face contact in carrying out the planned actions. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu com o objetivo de incentivar e qualificar a formação inicial de professores, relacionando teoria e prática dos acadêmicos de licenciatura com o ambiente escolar. Devido a ocorrência da pandemia de Covid-19 ocasionada pela difusão em escala mundial do vírus Sars-CoV-2, o programa precisou passar por mudanças para continuar suas ações no formato não presencial, desta forma, esta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento o desenvolvimento do subprojeto Biologia do PIBID durante o período pandêmico. A metodologia adotada teve abordagem quali-quantitativa, a qual implicou na aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha e discursivas, a um grupo de treze alunos participantes do programa, que aceitaram participar da pesquisa, divididos entre as duas escolas- campo, sendo elas, o próprio IF Goiano- Ceres, e o Colégio Estadual Câmara Filho, situado na cidade de Rialma- GO. A análise dos dados baseou-se nos seguintes quesitos: ações realizadas no período pandêmico, importância das atividades executadas e principais desafios vivenciados. Os resultados sinalizaram que o programa contribuiu significativamente para o crescimento tanto pessoal, quanto profissional, por meio das experiências alcançadas para a formação docente. Porém, foi notável a presença de fragilidades impostas pela pandemia, o que limitou certas ações, repercutindo como pungentes dificuldades, dentre elas, a ausência do contato presencial na realização das ações planejadas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Caroline Cândida da Silva (ana.caroline@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-28T17:18:51Z No. of bitstreams: 1 Memória__Ana Candida.pdf: 1185448 bytes, checksum: 3a01aaf8899be098cb89da829a6b21fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-28T17:22:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Memória__Ana Candida.pdf: 1185448 bytes, checksum: 3a01aaf8899be098cb89da829a6b21fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-28T17:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Memória__Ana Candida.pdf: 1185448 bytes, checksum: 3a01aaf8899be098cb89da829a6b21fe (MD5) Previous issue date: 2022-05-13 | en |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Subprojeto Biologia | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Período Pandêmico | pt_BR |
dc.subject | IF Goiano- Campus Ceres. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Caroline Candida da Silva.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.