Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee1Godoy, Heloísa Baleroni Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044409948826193pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ilmo Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Caroline Cândida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6867547194890141pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T17:28:57Z-
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2022-06-28T17:28:57Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2577-
dc.description.abstractThe Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) emerged with the objective of encouraging and qualifying the initial training of teachers, relating theory and practice, through the contact of participating undergraduate students with the school environment. Due to the occurrence of the Covid-19 pandemic caused by the worldwide spread of the Sars-CoV-2 virus, the program had to undergo changes to continue its actions, even in a non-face-to-face format. Amid these adaptations, the Biology Subproject of the Instituto Federal Goiano- Campus Ceres began on October 10, 2020. This research aimed to analyze how the PIBID of the mentioned subproject happened during the pandemic. The methodology adopted had a qualitative and quantitative approach, which involved the application of a questionnaire with multiple choice and discursive questions, to a group of fifteen students participating in the program, divided between the two field schools, namely, the IF Goiano- Ceres itself. , and the Colégio Estadual Câmara Filho, located in the city of Rialma-GO. Data analysis was based on the following questions: Actions carried out in the pandemic period, Importance of Activities performed and Main Challenges Experienced. The results indicate that the program contributes significantly to both personal and professional growth, through the experiences achieved for teacher training. However, the presence of weaknesses imposed by the pandemic is notable, which limited certain actions, reflecting as poignant difficulties, among them, the absence of face-to-face contact in carrying out the planned actions.pt_BR
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu com o objetivo de incentivar e qualificar a formação inicial de professores, relacionando teoria e prática dos acadêmicos de licenciatura com o ambiente escolar. Devido a ocorrência da pandemia de Covid-19 ocasionada pela difusão em escala mundial do vírus Sars-CoV-2, o programa precisou passar por mudanças para continuar suas ações no formato não presencial, desta forma, esta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento o desenvolvimento do subprojeto Biologia do PIBID durante o período pandêmico. A metodologia adotada teve abordagem quali-quantitativa, a qual implicou na aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha e discursivas, a um grupo de treze alunos participantes do programa, que aceitaram participar da pesquisa, divididos entre as duas escolas- campo, sendo elas, o próprio IF Goiano- Ceres, e o Colégio Estadual Câmara Filho, situado na cidade de Rialma- GO. A análise dos dados baseou-se nos seguintes quesitos: ações realizadas no período pandêmico, importância das atividades executadas e principais desafios vivenciados. Os resultados sinalizaram que o programa contribuiu significativamente para o crescimento tanto pessoal, quanto profissional, por meio das experiências alcançadas para a formação docente. Porém, foi notável a presença de fragilidades impostas pela pandemia, o que limitou certas ações, repercutindo como pungentes dificuldades, dentre elas, a ausência do contato presencial na realização das ações planejadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Caroline Cândida da Silva (ana.caroline@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-28T17:18:51Z No. of bitstreams: 1 Memória__Ana Candida.pdf: 1185448 bytes, checksum: 3a01aaf8899be098cb89da829a6b21fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-28T17:22:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Memória__Ana Candida.pdf: 1185448 bytes, checksum: 3a01aaf8899be098cb89da829a6b21fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T17:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Memória__Ana Candida.pdf: 1185448 bytes, checksum: 3a01aaf8899be098cb89da829a6b21fe (MD5) Previous issue date: 2022-05-13en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSubprojeto Biologiapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPeríodo Pandêmicopt_BR
dc.subjectIF Goiano- Campus Ceres.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Caroline Candida da Silva.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.