Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2563
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): Playing in early childhood education
Autor(es): Ribeiro, Maria Odete da Silva
Primeiro Orientador: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Primeiro Membro da Banca: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Segundo Membro da Banca: Nunes, Patrícia Gouvêa
Terceiro Membro da Banca: Silva, Fernanda Costa Fagundes
Resumo: A ludicidade, explorada de modo adequado na escola, tendo o professor como mediador, é um instrumento de grande importância na construção do conhecimento, em vários aspectos, entre eles o físico, social, afetivo, emocional e cognitivo, e não deve ser vista só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa. Quando a criança brinca forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Assim, o objetivo do presente estudo busca atribuir o significado do brincar para a educação infantil, analisando a importância das brincadeiras e dos jogos, instigando os profissionais da educação do sentido pedagógico que esses proporcionam às crianças. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, com a contribuição de autores renomados como Wajskop (2012), Almeida (2004), Bicudo (2003), Kishimoto (2001).
Abstract: Playfulness used appropriately in school, with the teacher as a mediator, is a very important instrument in the construction of knowledge, in several aspects, including the physical, social, affective, emotional and cognitive, and should not be seen only as an act of meaningful learning, but also as a pleasurable activity. When children play, they form concepts, relate ideas, establish logical relationships, develop oral and body expression, reinforce social skills, integrate into society and build their own knowledge. Thus, the objectives of the present study are to attribute the meaning of playing to early childhood education, to analyze the importance of playing and games, making education professionals aware of the pedagogical sense that these provide to children. The methodology used is the bibliographic review, with the contribution of renowned authors such as Wajskop (2012), Almeida (2004), Bicudo (2003), Kishimoto (2001).
Palavras-chave: Brincadeiras
Ludicidade
Aprendizagem
Metodologias
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2563
Data do documento: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Maria Odete da Silva Ribeiro - Copia.pdf386,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.