Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2563
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Other Titles: Playing in early childhood education
metadata.dc.creator: Ribeiro, Maria Odete da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Patrícia Gouvêa
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Fernanda Costa Fagundes
metadata.dc.description.resumo: A ludicidade, explorada de modo adequado na escola, tendo o professor como mediador, é um instrumento de grande importância na construção do conhecimento, em vários aspectos, entre eles o físico, social, afetivo, emocional e cognitivo, e não deve ser vista só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa. Quando a criança brinca forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Assim, o objetivo do presente estudo busca atribuir o significado do brincar para a educação infantil, analisando a importância das brincadeiras e dos jogos, instigando os profissionais da educação do sentido pedagógico que esses proporcionam às crianças. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, com a contribuição de autores renomados como Wajskop (2012), Almeida (2004), Bicudo (2003), Kishimoto (2001).
Abstract: Playfulness used appropriately in school, with the teacher as a mediator, is a very important instrument in the construction of knowledge, in several aspects, including the physical, social, affective, emotional and cognitive, and should not be seen only as an act of meaningful learning, but also as a pleasurable activity. When children play, they form concepts, relate ideas, establish logical relationships, develop oral and body expression, reinforce social skills, integrate into society and build their own knowledge. Thus, the objectives of the present study are to attribute the meaning of playing to early childhood education, to analyze the importance of playing and games, making education professionals aware of the pedagogical sense that these provide to children. The methodology used is the bibliographic review, with the contribution of renowned authors such as Wajskop (2012), Almeida (2004), Bicudo (2003), Kishimoto (2001).
Keywords: Brincadeiras
Ludicidade
Aprendizagem
Metodologias
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2563
Issue Date: 8-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Maria Odete da Silva Ribeiro - Copia.pdf386,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.