Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2563
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Título(s) alternativo(s): | Playing in early childhood education |
Autor(es): | Ribeiro, Maria Odete da Silva |
Primeiro Orientador: | Leão, Jeanne Mesquita de Paula |
Primeiro Membro da Banca: | Leão, Jeanne Mesquita de Paula |
Segundo Membro da Banca: | Nunes, Patrícia Gouvêa |
Terceiro Membro da Banca: | Silva, Fernanda Costa Fagundes |
Resumo: | A ludicidade, explorada de modo adequado na escola, tendo o professor como mediador, é um instrumento de grande importância na construção do conhecimento, em vários aspectos, entre eles o físico, social, afetivo, emocional e cognitivo, e não deve ser vista só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa. Quando a criança brinca forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Assim, o objetivo do presente estudo busca atribuir o significado do brincar para a educação infantil, analisando a importância das brincadeiras e dos jogos, instigando os profissionais da educação do sentido pedagógico que esses proporcionam às crianças. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, com a contribuição de autores renomados como Wajskop (2012), Almeida (2004), Bicudo (2003), Kishimoto (2001). |
Abstract: | Playfulness used appropriately in school, with the teacher as a mediator, is a very important instrument in the construction of knowledge, in several aspects, including the physical, social, affective, emotional and cognitive, and should not be seen only as an act of meaningful learning, but also as a pleasurable activity. When children play, they form concepts, relate ideas, establish logical relationships, develop oral and body expression, reinforce social skills, integrate into society and build their own knowledge. Thus, the objectives of the present study are to attribute the meaning of playing to early childhood education, to analyze the importance of playing and games, making education professionals aware of the pedagogical sense that these provide to children. The methodology used is the bibliographic review, with the contribution of renowned authors such as Wajskop (2012), Almeida (2004), Bicudo (2003), Kishimoto (2001). |
Palavras-chave: | Brincadeiras Ludicidade Aprendizagem Metodologias |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2563 |
Data do documento: | 8-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Maria Odete da Silva Ribeiro - Copia.pdf | 386,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.