Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2560
Tipo: Dissertação
Título: QUILOMBO BOA NOVA DE PROFESSOR JAMIL: OLHARES SOBRE RACISMO, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EMPODERAMENTO
Autor(es): Araújo, Elias Paes de
Primeiro Orientador: Carvalho, Marco Antônio de
Resumo: Este trabalho decorre de pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Ceres. Busca compreender como uma comunidade negra, a Comunidade Remanescente de Quilombos Boa Nova, de Professor Jamil – GO, tem realizado o enfrentamento ao racismo e a busca do próprio empoderamento por meio de seu autorreconhecimento como Comunidade Remanescente de Quilombos e da formalização de uma Associação Quilombola, instituição de natureza jurídica que exerce um poder formativo sobre seus membros, ao mesmo tempo em que potencializa e legitima socialmente ações que objetivam a transformação da própria realidade. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas em investigação, abordando autores como Marx (1983), Freire e Shor (1986), Enguita (1989), Nosella (2007), Saviani (2007), Silva Júnior e Netto (2011), Lukács (2012), Ghedin (2012), Brandão e Dosso (2013), Gohn (2014) e Souza (2021). No trabalho de campo, os dados foram construídos a partir de entrevista semiestruturada, desenvolvida com 7 participantes, as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas pelos pesquisadores. As análises ocorreram através do referencial teórico da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que a organização comunitária, enquanto Comunidade Remanescente de Quilombos e Associação Quilombola, sabidamente espaços não formais de educação, tem contribuído para o enfrentamento ao racismo e para o empoderamento do grupo. A pesquisa possibilitou ainda a construção de um e-book sobre as características e histórico de Professor Jamil e Quilombo Boa Nova.
Abstract: This study stems from research carried out in the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IF Goiano), Campus Ceres. It seeks to understand how a black community, the Remnant Community of Quilombos Boa Nova, by Professor Jamil - GO, has carried out the confrontation against racism and the search for its own empowerment through its self-recognition as a Remaining Community of Quilombos and the formalization of a Quilombola Association , an institution of a legal nature that exerts a formative power over its members, at the same time that it potentiates and socially legitimizes actions that aim to transform reality itself. Initially, a bibliographic research was carried out on the topics under investigation, approaching authors such as Marx (1983), Freire and Shor (1986), Enguita (1989), Nosella (2007), Saviani (2007), Silva Júnior and Netto (2011), Lukács (2012), Ghedin (2012), Brandão and Dosso (2013), Gohn (2014) and Souza (2021). In the field work, the data were constructed from a semi-structured interview, developed with 7 participants, which were audio recorded and later transcribed by the researchers. The analyzes took place through the theoretical framework of Discursive Textual Analysis (DTA). The results indicate that the community organization, as a Remnant Community of Quilombos and Quilombola Association, known to be non-formal spaces of education, has contributed to the fight against racism and to the empowerment of the group. The research also enabled the construction of an e-book about the characteristics and history of Professor Jamil and Boa Nova Quilombo.
Palavras-chave: Quilombo Boa Nova
Racismo
Educação Não Formal
Empoderamento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2560
Data do documento: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Elias Paes de Araújo.pdfDissertação Elias Paes de Araújo4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons