Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marco Antônio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.creatorAraújo, Elias Paes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684861747955888pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T13:44:35Z-
dc.date.available2022-06-14-
dc.date.available2022-06-15T13:44:35Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2560-
dc.description.abstractThis study stems from research carried out in the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IF Goiano), Campus Ceres. It seeks to understand how a black community, the Remnant Community of Quilombos Boa Nova, by Professor Jamil - GO, has carried out the confrontation against racism and the search for its own empowerment through its self-recognition as a Remaining Community of Quilombos and the formalization of a Quilombola Association , an institution of a legal nature that exerts a formative power over its members, at the same time that it potentiates and socially legitimizes actions that aim to transform reality itself. Initially, a bibliographic research was carried out on the topics under investigation, approaching authors such as Marx (1983), Freire and Shor (1986), Enguita (1989), Nosella (2007), Saviani (2007), Silva Júnior and Netto (2011), Lukács (2012), Ghedin (2012), Brandão and Dosso (2013), Gohn (2014) and Souza (2021). In the field work, the data were constructed from a semi-structured interview, developed with 7 participants, which were audio recorded and later transcribed by the researchers. The analyzes took place through the theoretical framework of Discursive Textual Analysis (DTA). The results indicate that the community organization, as a Remnant Community of Quilombos and Quilombola Association, known to be non-formal spaces of education, has contributed to the fight against racism and to the empowerment of the group. The research also enabled the construction of an e-book about the characteristics and history of Professor Jamil and Boa Nova Quilombo.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho decorre de pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Ceres. Busca compreender como uma comunidade negra, a Comunidade Remanescente de Quilombos Boa Nova, de Professor Jamil – GO, tem realizado o enfrentamento ao racismo e a busca do próprio empoderamento por meio de seu autorreconhecimento como Comunidade Remanescente de Quilombos e da formalização de uma Associação Quilombola, instituição de natureza jurídica que exerce um poder formativo sobre seus membros, ao mesmo tempo em que potencializa e legitima socialmente ações que objetivam a transformação da própria realidade. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas em investigação, abordando autores como Marx (1983), Freire e Shor (1986), Enguita (1989), Nosella (2007), Saviani (2007), Silva Júnior e Netto (2011), Lukács (2012), Ghedin (2012), Brandão e Dosso (2013), Gohn (2014) e Souza (2021). No trabalho de campo, os dados foram construídos a partir de entrevista semiestruturada, desenvolvida com 7 participantes, as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas pelos pesquisadores. As análises ocorreram através do referencial teórico da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que a organização comunitária, enquanto Comunidade Remanescente de Quilombos e Associação Quilombola, sabidamente espaços não formais de educação, tem contribuído para o enfrentamento ao racismo e para o empoderamento do grupo. A pesquisa possibilitou ainda a construção de um e-book sobre as características e histórico de Professor Jamil e Quilombo Boa Nova.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elias Paes de Araújo (20192043310483@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-15T04:07:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Elias Paes de Araújo.pdf: 4468158 bytes, checksum: e2289fefea4041d4a7134be2c9ffa7e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-15T13:44:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Elias Paes de Araújo.pdf: 4468158 bytes, checksum: e2289fefea4041d4a7134be2c9ffa7e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-15T13:44:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Elias Paes de Araújo.pdf: 4468158 bytes, checksum: e2289fefea4041d4a7134be2c9ffa7e5 (MD5) Previous issue date: 2022-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombo Boa Novapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducação Não Formalpt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleQUILOMBO BOA NOVA DE PROFESSOR JAMIL: OLHARES SOBRE RACISMO, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EMPODERAMENTOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Elias Paes de Araújo.pdfDissertação Elias Paes de Araújo4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons