Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2558
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICA E ECONÔMICA EM UMA HORTA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE URUTAÍ – GOIÁS: ESTUDO DE CASO
metadata.dc.creator: Silva, Maria Helena Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Salomão, Leandro Caixeta
metadata.dc.contributor.advisor2: Miranda, Raiane Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: A partir da crescente demanda pelo uso da água, vê-se a urgência no emprego dos recursos hídricos de forma cada vez mais responsável. Nesse sentido, é fundamental que haja ações que insiram a sociedade em um processo que vise uma educação ambiental direcionada a um caminho sustentável. Entre tais ações destacamos a prática da construção de hortas em ambiente escolar. Essa ação é conhecida por, coletivamente, intervir nas práticas agrícolas de modo a construir valores sociais, conhecimentos e habilidades que são voltadas para a preservação do meio ambiente. Diante disso, este estudo de caso descreve o projeto de extensão “Irrigação Automática e Econômica em uma Horta Escolar no Município de Urutaí – GO” que foi realizado a partir da reativação da horta na Escola Municipal de 1º Grau Maria Cândida de Jesus, na cidade de Urutaí-GO, sendo implantado um sistema de irrigação por microaspersão automatizada de baixo custo. O projeto teve finalidade social de despertar o interesse da comunidade envolvida, principalmente dos alunos que já tinham envolvimento com o campo, pois o método utilizado otimiza mão de obrae tempo. Com a implementação da horta foram cultivadas as seguintes hortaliças: alface, couve, cebola de folha, salsa, cenoura, beterraba, pimenta, rabanete, quiabo e jiló. Toda a produção foidestinada a merenda escolar. O projeto beneficiou a escola, enquanto formador de cidadãos, que receberam palestras sobre educação ambiental, sistema de irrigação, manejo e formas diversificadas de aproveitamento das hortaliças; crianças que foram convidadas a participar doplantio das hortaliças, promovendo uma interação didático pedagógica com o meio ambiente. Além de ter sido uma experiência enriquecedora para os discentes envolvidos do curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.
Abstract: From the growing demand for water use, there is an urgent need to use water resources in an increasingly responsible way. In this sense, it is essential that there are actions that insert society in a process aimed at environmental education directed towards a sustainable path. Among such actions, we highlight the practice of building vegetable gardens in a school environment. This action is known for, collectively, intervening in agricultural practices in order to build social values, knowledge and skills that are aimed at preserving the environment. Therefore, this case study describes the extension project "Automatic and Economic Irrigation in a School Garden in the Municipality of Urutaí - GO" that was carried out from the reactivation of the garden in the Municipal School of 1º Grau Maria Cândida de Jesus, in the city of of Urutaí-GO, with a low-cost automated micro-sprinkler irrigation system being implemented. The project had the social purpose of arousing the interest of the community involved, especially students who were already involvedwith the field, as the method used optimizes manpower and time. With the implementation of the vegetable garden, the following vegetables were cultivated: lettuce, cabbage, leaf onion, parsley, carrot, beetroot, pepper, radish, okra and eggplant. All production was destined for school lunch. The project benefited the school, as a trainer of citizens, who received lectures onenvironmental education, irrigation system, management and diversified ways of using vegetables; children who were invited to participate in the planting of vegetables, promoting adidactic-pedagogical interaction with the environment. In addition to having been an enrichingexperience for the students involved in the Agricultural Engineering course at Instituto FederalGoiano – Campus Urutaí.
Keywords: Educação ambiental; recursos hídricos; hortaliças; irrigação automática.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA::ENGENHARIA DE AGUA E SOLO::IRRIGACAO E DRENAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2558
Issue Date: 27-Apr-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIA HELENA TEIXEIRA SILVA.pdfTCC- MARIA HELENA TEIXEIRA SILVA- ENGENHARIA1,53 MBAdobe PDFView/Open
TERMO MARIA HELENA Assinado.pdf278,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.