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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTO COMPLEMENTAR PARA REABILITAÇÃO DA PARALISIA DO MEMBRO SUPERIOR DISTAL CAUSADA POR AVC
metadata.dc.creator: Oliveira, Lucas Keterson
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: França, Mauro
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Jesmmer
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Marcel
metadata.dc.description.resumo: Os métodos convencionais de reabilitação em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) usam na maioria das vezes metodologias monótonas, podendo reduzir a carga motivacional do paciente e de certa forma minimizar os avanços da proposta de recuperação. Assim, surge a motivação de investigar a utilização de técnicas de jogos sérios para reduzir esta problemática. Portanto, esta pesquisa tem como abordagem inicial desenvolver um protótipo funcional e operacional capaz de atuar de forma complementar ao processo de reabilitação da paralisia do membro superior distal, causada por AVC. Para a concretização desta proposta foi utilizado o sensor Leap Motion Controller para captar ações das mãos e rastrear as mesmas de forma precisa, e simultaneamente, integrado ao uso do motor gráfico Unity3D para desenvolver mecânicas para o sistema. Neste cenário, é importante garantir que o protótipo implementado esteja com diretrizes de funcionamento e operações corretas, para que em pesquisas posteriores ele possa ser usado com acompanhamento de um terapeuta ou de forma isolada pelo paciente em espaço doméstico, avaliando os ganhos obtidos por esta solução, podendo desta forma tornar-se um instrumento complementar distinto no processo de reabilitação convencional. Por fim, após testes de funcionalidade foi possível constatar que o sistema desenvolvido se comportou de forma eficiente, executando as funções para as quais foi desenvolvido.
Abstract: Conventional methods of rehabilitation for patients who have suffered stroke mostly use monotonous methodologies, reducing the patient's motivational load and, in a way, minimizing the progress of the recovery proposal. Thus, there is a motivation to investigate the use of serious game techniques to reduce this problem. Therefore, this research has as an initial approach to develop a functional and operational prototype capable of acting as a complement to the rehabilitation process of paralysis of the distal upper limb caused by stroke. In this scenario, it is important to ensure that the implemented prototype has correct operating and operational guidelines, so that in further research it can be used with the monitoring of a therapist or in isolation by the patient in a domestic space to assess the gains obtained by this solution, thus, it can become a distinct complementary instrument in the conventional rehabilitation process. To implement this proposal, the Leap Motion Controller sensor was used to capture hand actions and track them precisely, and simultaneously, integrated with the use of the Unity3D graphics engine to develop mechanics for the system. Finally, after functionality tests, it was possible to verify that the developed system behaved efficiently, performing the functions for which it was developed.
Keywords: Acidente Vascular Cerebral
Reabilitação
Leap Motion Controller
Gamificação
Realidade Virtual
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2550
Issue Date: 21-Jul-2021
Appears in Collections:Bacharelado em Ciência da Computação

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