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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471848591836966pt_BR
dc.contributor.referee1França, Mauro-
dc.contributor.referee2Alves, Jesmmer-
dc.contributor.referee3Melo, Marcel-
dc.creatorOliveira, Lucas Keterson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260173393419904pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T10:32:50Z-
dc.date.available2022-06-06-
dc.date.available2022-06-07T10:32:50Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2550-
dc.description.abstractConventional methods of rehabilitation for patients who have suffered stroke mostly use monotonous methodologies, reducing the patient's motivational load and, in a way, minimizing the progress of the recovery proposal. Thus, there is a motivation to investigate the use of serious game techniques to reduce this problem. Therefore, this research has as an initial approach to develop a functional and operational prototype capable of acting as a complement to the rehabilitation process of paralysis of the distal upper limb caused by stroke. In this scenario, it is important to ensure that the implemented prototype has correct operating and operational guidelines, so that in further research it can be used with the monitoring of a therapist or in isolation by the patient in a domestic space to assess the gains obtained by this solution, thus, it can become a distinct complementary instrument in the conventional rehabilitation process. To implement this proposal, the Leap Motion Controller sensor was used to capture hand actions and track them precisely, and simultaneously, integrated with the use of the Unity3D graphics engine to develop mechanics for the system. Finally, after functionality tests, it was possible to verify that the developed system behaved efficiently, performing the functions for which it was developed.pt_BR
dc.description.resumoOs métodos convencionais de reabilitação em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) usam na maioria das vezes metodologias monótonas, podendo reduzir a carga motivacional do paciente e de certa forma minimizar os avanços da proposta de recuperação. Assim, surge a motivação de investigar a utilização de técnicas de jogos sérios para reduzir esta problemática. Portanto, esta pesquisa tem como abordagem inicial desenvolver um protótipo funcional e operacional capaz de atuar de forma complementar ao processo de reabilitação da paralisia do membro superior distal, causada por AVC. Para a concretização desta proposta foi utilizado o sensor Leap Motion Controller para captar ações das mãos e rastrear as mesmas de forma precisa, e simultaneamente, integrado ao uso do motor gráfico Unity3D para desenvolver mecânicas para o sistema. Neste cenário, é importante garantir que o protótipo implementado esteja com diretrizes de funcionamento e operações corretas, para que em pesquisas posteriores ele possa ser usado com acompanhamento de um terapeuta ou de forma isolada pelo paciente em espaço doméstico, avaliando os ganhos obtidos por esta solução, podendo desta forma tornar-se um instrumento complementar distinto no processo de reabilitação convencional. Por fim, após testes de funcionalidade foi possível constatar que o sistema desenvolvido se comportou de forma eficiente, executando as funções para as quais foi desenvolvido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Keterson Candido de Oliveira (lucas.keterson@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-06T13:52:59Z No. of bitstreams: 1 tcc_Lucas Keterson Oliveira.pdf: 1579292 bytes, checksum: 3a4d3407711318bc677f2e27333dbf77 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado LUCAS, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O Termo deverá constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,   on 2022-06-06T18:04:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Keterson Candido de Oliveira (lucas.keterson@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-06T20:56:12Z No. of bitstreams: 1 tcc_Lucas Keterson Oliveira.pdf: 2077311 bytes, checksum: d53a68561f4ee8616fb0c0adef57b0c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-07T10:29:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Lucas Keterson Oliveira.pdf: 2077311 bytes, checksum: d53a68561f4ee8616fb0c0adef57b0c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-07T10:32:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Lucas Keterson Oliveira.pdf: 2077311 bytes, checksum: d53a68561f4ee8616fb0c0adef57b0c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T10:32:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Lucas Keterson Oliveira.pdf: 2077311 bytes, checksum: d53a68561f4ee8616fb0c0adef57b0c9 (MD5) Previous issue date: 2021-07-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidente Vascular Cerebralpt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectLeap Motion Controllerpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.titleREALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTO COMPLEMENTAR PARA REABILITAÇÃO DA PARALISIA DO MEMBRO SUPERIOR DISTAL CAUSADA POR AVCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

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