Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2536
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Título(s) alternativo(s): | A study on the state of knowledge in youth and adult education |
Autor(es): | Santos, Vanessa de Jesus Rocha |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de |
Primeiro Membro da Banca: | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de |
Segundo Membro da Banca: | Vale, Wilciene Nunes do |
Terceiro Membro da Banca: | Leão, Jeanne Mesquita de Paula |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo esclarecer o que vem sendo publicado sobre esta modalidade de ensino nos anos de 2011 a 2020, abordando a revisão sistemática da literratura sobre a temática da educação de jovens e adultos. Neste trabalho analisamos as pesquisas publicadas em periódicos das bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO) que compreende a produção de artigos produzidos em vários países da América Latina. Como resultado da pesquisa analisada, foram coletados dados importantes para esclarecer as questões levantadas a princípio, tais como: saber o que foi publicado nos últimos dez anos sobre a EJA? Como tem sido considerada a importância da formação dos professores da EJA? Levantamento quantitativo sobre as contribuições desta modalidade educativa no ambiente pedagógico ou social? Na fase de pré-análise, foi realizado um levantamento das produções existentes na plataforma de periódicos da Capes, utilizando as palavras-chaves: educação de jovens e adultos; educacão de jovens e adultos; EJA; EJA. Ainda que essa análise apresente limitações, pois se restringe ao levantamento de publicações no campo da EJA em apenas um Banco de Dados, destaca - se a importância de estudos dessa natureza, por possibilitarem a obtenção de informações essenciais sobre o que se produz nesse campo de pesquisa, identificando quais as lacunas existentes e assim contribuindo para o fortalecimento dessa modalidade de educação. |
Abstract: | The research aims to clarify what has been published on this type of teach ing in the years 2011 to 2020, addressing the systematic review of the literature on the theme of youth and adult education. In this work we analyze the research published in journals of the databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) that com-prises the production of articles produced in several countries in Latin America. As a result of the research analyzed, important data were collected to clarify the questions raised at first, such as: knowing what has been published in the last ten years about EJA? How has the importance of training EJA teachers been considered? Quantitative survey on the contri butions of this educational modality in the pedagogical or social environment? In the pre analysis phase, a survey of existing productions was carried out on Capes' journal plat form, using the keywords: youth and adult education; youth and adult education; EJA. The research aims to clarify what has been published on this type of teaching in the years 2011 to 2020, addressing the systematic review of the literature on the theme of youth and adult education. In this work we analyze the research published in journals of the databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) that com-prises the production of articles produced in several countries in Latin America. As a result of the research analyzed, important data were collected to clarify the questions raised at first, such as: knowing what has been published in the last ten years about EJA? How has the importance of training EJA teachers been considered? Quantitative survey on the contributions of this educational modality in the pedagogical or social environment? In the preanalysis phase, a survey of existing productions was carried out on Capes' journal platform, using the keywords: youth and adult education; youth and adult education; EJA. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Estado do conhecimento Diversidade |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Citação: | Santos, Vanessa de Jesus Rocha. Um estudo sobre o estado do conhecimento em educação de jovens e adultos. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2536 |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Vanessa de Jesus Rocha Santos...pdf | 607,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.