Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2536
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Other Titles: A study on the state of knowledge in youth and adult education
metadata.dc.creator: Santos, Vanessa de Jesus Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Wilciene Nunes do
metadata.dc.contributor.referee3: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem por objetivo esclarecer o que vem sendo publicado sobre esta modalidade de ensino nos anos de 2011 a 2020, abordando a revisão sistemática da literratura sobre a temática da educação de jovens e adultos. Neste trabalho analisamos as pesquisas publicadas em periódicos das bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO) que compreende a produção de artigos produzidos em vários países da América Latina. Como resultado da pesquisa analisada, foram coletados dados importantes para esclarecer as questões levantadas a princípio, tais como: saber o que foi publicado nos últimos dez anos sobre a EJA? Como tem sido considerada a importância da formação dos professores da EJA? Levantamento quantitativo sobre as contribuições desta modalidade educativa no ambiente pedagógico ou social? Na fase de pré-análise, foi realizado um levantamento das produções existentes na plataforma de periódicos da Capes, utilizando as palavras-chaves: educação de jovens e adultos; educacão de jovens e adultos; EJA; EJA. Ainda que essa análise apresente limitações, pois se restringe ao levantamento de publicações no campo da EJA em apenas um Banco de Dados, destaca - se a importância de estudos dessa natureza, por possibilitarem a obtenção de informações essenciais sobre o que se produz nesse campo de pesquisa, identificando quais as lacunas existentes e assim contribuindo para o fortalecimento dessa modalidade de educação.
Abstract: The research aims to clarify what has been published on this type of teach ing in the years 2011 to 2020, addressing the systematic review of the literature on the theme of youth and adult education. In this work we analyze the research published in journals of the databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) that com-prises the production of articles produced in several countries in Latin America. As a result of the research analyzed, important data were collected to clarify the questions raised at first, such as: knowing what has been published in the last ten years about EJA? How has the importance of training EJA teachers been considered? Quantitative survey on the contri butions of this educational modality in the pedagogical or social environment? In the pre analysis phase, a survey of existing productions was carried out on Capes' journal plat form, using the keywords: youth and adult education; youth and adult education; EJA. The research aims to clarify what has been published on this type of teaching in the years 2011 to 2020, addressing the systematic review of the literature on the theme of youth and adult education. In this work we analyze the research published in journals of the databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) that com-prises the production of articles produced in several countries in Latin America. As a result of the research analyzed, important data were collected to clarify the questions raised at first, such as: knowing what has been published in the last ten years about EJA? How has the importance of training EJA teachers been considered? Quantitative survey on the contributions of this educational modality in the pedagogical or social environment? In the preanalysis phase, a survey of existing productions was carried out on Capes' journal platform, using the keywords: youth and adult education; youth and adult education; EJA.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Estado do conhecimento
Diversidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: Santos, Vanessa de Jesus Rocha. Um estudo sobre o estado do conhecimento em educação de jovens e adultos. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2536
Issue Date: 30-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Vanessa de Jesus Rocha Santos...pdf607,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.