Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Wilciene Nunes do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee3Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.creatorSantos, Vanessa de Jesus Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0627524671916794pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T10:46:55Z-
dc.date.available2022-06-25-
dc.date.available2022-05-30T10:46:55Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSantos, Vanessa de Jesus Rocha. Um estudo sobre o estado do conhecimento em educação de jovens e adultos. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2536-
dc.description.abstractThe research aims to clarify what has been published on this type of teach ing in the years 2011 to 2020, addressing the systematic review of the literature on the theme of youth and adult education. In this work we analyze the research published in journals of the databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) that com-prises the production of articles produced in several countries in Latin America. As a result of the research analyzed, important data were collected to clarify the questions raised at first, such as: knowing what has been published in the last ten years about EJA? How has the importance of training EJA teachers been considered? Quantitative survey on the contri butions of this educational modality in the pedagogical or social environment? In the pre analysis phase, a survey of existing productions was carried out on Capes' journal plat form, using the keywords: youth and adult education; youth and adult education; EJA. The research aims to clarify what has been published on this type of teaching in the years 2011 to 2020, addressing the systematic review of the literature on the theme of youth and adult education. In this work we analyze the research published in journals of the databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) that com-prises the production of articles produced in several countries in Latin America. As a result of the research analyzed, important data were collected to clarify the questions raised at first, such as: knowing what has been published in the last ten years about EJA? How has the importance of training EJA teachers been considered? Quantitative survey on the contributions of this educational modality in the pedagogical or social environment? In the preanalysis phase, a survey of existing productions was carried out on Capes' journal platform, using the keywords: youth and adult education; youth and adult education; EJA.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo esclarecer o que vem sendo publicado sobre esta modalidade de ensino nos anos de 2011 a 2020, abordando a revisão sistemática da literratura sobre a temática da educação de jovens e adultos. Neste trabalho analisamos as pesquisas publicadas em periódicos das bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO) que compreende a produção de artigos produzidos em vários países da América Latina. Como resultado da pesquisa analisada, foram coletados dados importantes para esclarecer as questões levantadas a princípio, tais como: saber o que foi publicado nos últimos dez anos sobre a EJA? Como tem sido considerada a importância da formação dos professores da EJA? Levantamento quantitativo sobre as contribuições desta modalidade educativa no ambiente pedagógico ou social? Na fase de pré-análise, foi realizado um levantamento das produções existentes na plataforma de periódicos da Capes, utilizando as palavras-chaves: educação de jovens e adultos; educacão de jovens e adultos; EJA; EJA. Ainda que essa análise apresente limitações, pois se restringe ao levantamento de publicações no campo da EJA em apenas um Banco de Dados, destaca - se a importância de estudos dessa natureza, por possibilitarem a obtenção de informações essenciais sobre o que se produz nesse campo de pesquisa, identificando quais as lacunas existentes e assim contribuindo para o fortalecimento dessa modalidade de educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-30T10:43:35Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Vanessa de Jesus Rocha Santos...pdf: 622284 bytes, checksum: 7141f53116e788b0db4785eea61d48fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-30T10:43:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Vanessa de Jesus Rocha Santos...pdf: 622284 bytes, checksum: 7141f53116e788b0db4785eea61d48fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T10:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Vanessa de Jesus Rocha Santos...pdf: 622284 bytes, checksum: 7141f53116e788b0db4785eea61d48fb (MD5) Previous issue date: 2021-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, José Carlos S. “Sala de aula ou lugar de veiculação do discurso dos oprimidos”. In MORAES, Regis (Org.). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1986. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394, de 24 de dez.1996. Estabelece as diretrizes de base da educação nacional. Brasília. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 5. 692, de 11 de agosto de 1971. Estabelece as diretrizes de base da educação para o ensino de 1º e 2º graus. BRASIL. Constituição Federal de 1988. BARCELOS, Luciana Bandeira. O que é qualidade na educação de jovens e adultos. EDUCAÇÃO & REALIDADE. Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 487-509, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade>Acesso em: 12. nov. 2020. CASARIN, ST.; PORTO, AR.; GABATZ, RIB.; BONOW, CA.; RIBEIRO JP.; MOTA MS. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health. J. nurs. health. 2020; 10(n.esp.): e 20104031. CAMARGO, Poliana da Silva Almeida Santos. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DA EJA: afetividade e formação docente. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4 [cited 2021-03-09], pp.1567-1589. CRUZ, Antônio Carlos dos Santos. EJA: A Formação Docente e seus Desafios na Preparação do Aluno para o Mundo Moderno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 01, pp 5-17, Março 2018. ISSN: 2448- 0959. Disponível: < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ > Acesso em: 04. nov. 2020. DI PIERRO, M. Balanço e Desafios das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In Soares, L. et al. (Org.). Coleção Didática e prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Hori zonte: Autêntica, 2010. FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. ------. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREITAS, katia Pinheiro; Lourdes Helena da. Reflexão e Análise da Formação de Edu cadores de Jovens e Adultos do Campo. Educação e Realidade. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175- 62362016000200555&lang=es > Acesso em: 24/02/2021. GADOTTI, Moacir. EDUCAÇÃO DE ADULTOS COMO DIREITO HUMANO. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, Série Cadernos de Formação 4, 2010. GALVÃO, A.; SOARES L. HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO BRASIL. Belo Horizonte: Autentica, 2010. MOTTA, Paulo Roberto. TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL: a teoria e prática de renovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As Pesquisas Denominadas do Tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional. vol. 6, núm. 19, septiembre‐ diciembre, 2006, pp. 37‐50, Pontifícia Universidade Católica do Pa raná. Brasil. Disponível em: < http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIA LOGO?dd1=237&dd99=view >. Acesso em: mar. de 2014. RODRIGUES, Rosângela Schwarz and FACHIN, Gleisy Regina Bories. Portal de pe riódicos científicos: um trabalho multidisciplinar. Transinformação [online]. 2010, vol.22, n.1 [cited 2021-03-23], pp.33-45. SOARES, Leôncio. O EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS EM FORMAÇÃO. Caxambu: 29ª Reunião Anual da ANPED, 2006. SANTOS, Carla Liane Nascimento dos.; DANTAS, Tânia Regina. Processos de Afro betização e Letramento de (Re) Existências na Educação de Jovens e Adul tos. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1. TOKARNIA, Mariana. ANALFABETISMO CAI, MAS BRASIL AINDA TEM 11 MILHÕES SEM LER E ESCREVER: É o que mostram dados da Pnad Contínua Educação, divulgados hoje. Publicado em 15/07/2020 – as 10:02, por Mariana Tokar nia – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro. Disponível em:< https://agencia brasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/taxa-cai-levemente-mas-brasilainda-tem 11-milhoes-de-analfabetos>. Acesso em: 26/06/2020. VOSGERAU, Dilmeire Sant´Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. UNESCO. SEXTA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCA ÇÃO DE ADULTOS (CONFINTEA VI): Marco de Ação de Belém. Brasília, 2010. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7409_5461.pdf >. Acesso em: 08/02 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.title.alternativeA study on the state of knowledge in youth and adult educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Vanessa de Jesus Rocha Santos...pdf607,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.