Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2470
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E CAMINHOS DE RESSIGNIFICAÇÕES
Autor(es): Cardoso, Vitor Gabriel Alves
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde
Resumo: O presente trabalho focaliza as metodologias ativas e cultura maker no ensino das disciplinas de Ciências e de Biologia. Como objetivos, pretendeu-se identificar junto aos professores, quais os conteúdos que os alunos no processo de ensino de Ciências nas escolas possui mais dificuldade; Desenvolver práticas de ensino de Ciência e Biologia baseando-se nas metodologias ativas e cultura maker com o uso da impressora 3D. Como metodologia utilizou-se inicialmente de entrevista e, posteriormente realizou-se planejamento, selecionou as estratégias e recursos didáticos e aplicou-se com alunos do 9º ano anos finais do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, nas disciplinas de Ciências e Biologia respectivamente. Os resultados indicam a importância da utilização de diversas estratégias e recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia como alternativas que suscita o envolvimento dos alunos no seu processo de aprendizagem.
Abstract: The present work focuses on active methodologies and maker culture in the teaching of Science and Biology subjects. As objectives, it was intended to identify with the teachers, which contents the students in the process of teaching Science in schools have more difficulty; Develop teaching practices in Science and Biology based on active methodologies and maker culture using the 3D printer. As a methodology, an interview was initially used and, later, planning was carried out, strategies and didactic resources were selected and applied to students of the 9th year, final years of elementary school and 2nd year of high school, in the disciplines of Science and Biology respectively. . The results indicate the importance of using different strategies and didactic resources in the teaching of Science and Biology as alternatives that encourage the involvement of students in their learning process
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Sala de Aula Invertida, Cultura Maker.
Science Teaching, Flipped Classroom, Maker Culture.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2470
Data do documento: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.