Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paniago, Rosenilde | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.creator | Cardoso, Vitor Gabriel Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0938187114077884 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T16:40:31Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26 | - |
dc.date.available | 2022-04-27T16:40:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2470 | - |
dc.description.abstract | The present work focuses on active methodologies and maker culture in the teaching of Science and Biology subjects. As objectives, it was intended to identify with the teachers, which contents the students in the process of teaching Science in schools have more difficulty; Develop teaching practices in Science and Biology based on active methodologies and maker culture using the 3D printer. As a methodology, an interview was initially used and, later, planning was carried out, strategies and didactic resources were selected and applied to students of the 9th year, final years of elementary school and 2nd year of high school, in the disciplines of Science and Biology respectively. . The results indicate the importance of using different strategies and didactic resources in the teaching of Science and Biology as alternatives that encourage the involvement of students in their learning process | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho focaliza as metodologias ativas e cultura maker no ensino das disciplinas de Ciências e de Biologia. Como objetivos, pretendeu-se identificar junto aos professores, quais os conteúdos que os alunos no processo de ensino de Ciências nas escolas possui mais dificuldade; Desenvolver práticas de ensino de Ciência e Biologia baseando-se nas metodologias ativas e cultura maker com o uso da impressora 3D. Como metodologia utilizou-se inicialmente de entrevista e, posteriormente realizou-se planejamento, selecionou as estratégias e recursos didáticos e aplicou-se com alunos do 9º ano anos finais do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, nas disciplinas de Ciências e Biologia respectivamente. Os resultados indicam a importância da utilização de diversas estratégias e recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia como alternativas que suscita o envolvimento dos alunos no seu processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vitor Gabriel Alves Cardoso (vitor.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-26T15:45:42Z No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.docx: 1826993 bytes, checksum: a8b0397e49191036c26feb7e2db3f19b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Vitor Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta a Folha de aprovação do trabalho; - Documento tem que estar em formato pdf A folha de aprovação tem que constar a assinatura do seu orientador e pela banca. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2022-04-26T15:57:11Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vitor Gabriel Alves Cardoso (vitor.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-26T18:24:49Z No. of bitstreams: 1 TCC Dep.pdf: 1564745 bytes, checksum: 8cdeb1a89b26a15a42f91e5d65f5ea99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Vitor Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A folha de aprovação tem que constar a assinatura do seu orientador e pela banca. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf -- on 2022-04-26T18:41:36Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vitor Gabriel Alves Cardoso (vitor.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-27T12:01:22Z No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1561732 bytes, checksum: c1042b474a1feb64005f034776c5e3db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-04-27T16:39:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1561732 bytes, checksum: c1042b474a1feb64005f034776c5e3db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-27T16:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1561732 bytes, checksum: c1042b474a1feb64005f034776c5e3db (MD5) Previous issue date: 2022-04-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências, Sala de Aula Invertida, Cultura Maker. | pt_BR |
dc.subject | Science Teaching, Flipped Classroom, Maker Culture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E CAMINHOS DE RESSIGNIFICAÇÕES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.