Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.creatorCardoso, Vitor Gabriel Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938187114077884pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T16:40:31Z-
dc.date.available2022-04-26-
dc.date.available2022-04-27T16:40:31Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2470-
dc.description.abstractThe present work focuses on active methodologies and maker culture in the teaching of Science and Biology subjects. As objectives, it was intended to identify with the teachers, which contents the students in the process of teaching Science in schools have more difficulty; Develop teaching practices in Science and Biology based on active methodologies and maker culture using the 3D printer. As a methodology, an interview was initially used and, later, planning was carried out, strategies and didactic resources were selected and applied to students of the 9th year, final years of elementary school and 2nd year of high school, in the disciplines of Science and Biology respectively. . The results indicate the importance of using different strategies and didactic resources in the teaching of Science and Biology as alternatives that encourage the involvement of students in their learning processpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho focaliza as metodologias ativas e cultura maker no ensino das disciplinas de Ciências e de Biologia. Como objetivos, pretendeu-se identificar junto aos professores, quais os conteúdos que os alunos no processo de ensino de Ciências nas escolas possui mais dificuldade; Desenvolver práticas de ensino de Ciência e Biologia baseando-se nas metodologias ativas e cultura maker com o uso da impressora 3D. Como metodologia utilizou-se inicialmente de entrevista e, posteriormente realizou-se planejamento, selecionou as estratégias e recursos didáticos e aplicou-se com alunos do 9º ano anos finais do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, nas disciplinas de Ciências e Biologia respectivamente. Os resultados indicam a importância da utilização de diversas estratégias e recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia como alternativas que suscita o envolvimento dos alunos no seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vitor Gabriel Alves Cardoso (vitor.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-26T15:45:42Z No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.docx: 1826993 bytes, checksum: a8b0397e49191036c26feb7e2db3f19b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Vitor Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta a Folha de aprovação do trabalho; - Documento tem que estar em formato pdf A folha de aprovação tem que constar a assinatura do seu orientador e pela banca. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2022-04-26T15:57:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Vitor Gabriel Alves Cardoso (vitor.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-26T18:24:49Z No. of bitstreams: 1 TCC Dep.pdf: 1564745 bytes, checksum: 8cdeb1a89b26a15a42f91e5d65f5ea99 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Vitor Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A folha de aprovação tem que constar a assinatura do seu orientador e pela banca. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf -- on 2022-04-26T18:41:36Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Vitor Gabriel Alves Cardoso (vitor.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-27T12:01:22Z No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1561732 bytes, checksum: c1042b474a1feb64005f034776c5e3db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-04-27T16:39:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1561732 bytes, checksum: c1042b474a1feb64005f034776c5e3db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T16:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINALIZADO.pdf: 1561732 bytes, checksum: c1042b474a1feb64005f034776c5e3db (MD5) Previous issue date: 2022-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências, Sala de Aula Invertida, Cultura Maker.pt_BR
dc.subjectScience Teaching, Flipped Classroom, Maker Culture.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E CAMINHOS DE RESSIGNIFICAÇÕESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.