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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA TRÊS TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
metadata.dc.creator: Montes Filho, Edimar
metadata.dc.contributor.advisor1: Sales, Marcel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Bruna
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Philippe
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Charles
metadata.dc.description.resumo: A impermeabilização é um processo importante na execução de uma obra, pois infiltrações podem ocasionar manifestações patológicas severas. Há diversos sistemas de impermeabilizantes disponíveis, bem como diversos produtos, porém com as especificações e recomendações para cada tipo de local e etapa, cabendo então ao consumidor escolher aquele que apresenta uma maior viabilidade, claro que deve também escolher um sistema de impermeabilização de acordo com o local a ser aplicado. O presente trabalho foi desenvolvido com a proposta de comparar, através de um método de análises efetivas, a aplicação de três impermeabilizantes. Tem-se como objetivo geral, resultar a melhor viabilidade entre três tipos de impermeabilização, sendo elas a Manta asfáltica, a Argamassa impermeabilizante e a Manta de PVC. Para esse resultado utilizou-se o método de análise AHP, feito com o software EXCEL. O objeto de estudo de caso é uma área de estacionamento no subsolo de um prédio, Residencial Cipreste, no município de Rio Verde - GO, com área total de 2.351,4 m², porém retirando e descontando as escadas e elevadores a área a ser impermeabilizada é de 2.326,9 m². Considerou se o contato direto com grande fluxo de carros, não há incidência direta do sol. Foi obtido como resultado que a Argamassa Impermeabilizante, diante de variás matrizes feitas dentro do método AHP, considerando critérios e subcritérios de âmbito social, ecnonômico e ambiental,é o impermeabilizante de maior viabilidade para este caso. A escolha deste método de análise (AHP) proporciona um resultado confiável com uma boa base de dados técnicos para a execução do mesmo.
Abstract: Waterproofing is an important process in the execution of a work, as infiltrations can cause severe pathological manifestations. There are several systems of waterproofing agents available, as well as several products, but with the specifications and recommendations for each type of location and stage, and it is up to the consumer to choose the one which presents greater viability, of course you should also choose a system of waterproofing according to the place to be applied. The present work was developed with the proposal to compare, through a method of effective analysis, the application of three waterproofing. The general objective is to result in the best viability among three types of waterproofing, being the Asphalt Blanket, the Waterproofing Mortar and the Blanket of PVC. For this result, the AHP analysis method was used, made with the EXCEL software. The case study object is a parking area in the basement of a building, Residential Cipreste, in the municipality of Rio Verde - GO, with a total area of ​​2,351.4 m², however removing and excluding stairs and elevators, the area to be waterproofed is 2,326.9 m². It was considered if the direct contact with a large flow of cars, there is no direct incidence of the sun. It was obtained as result that Waterproofing Mortar, in the face of several matrices made within the AHP method, considering social, economic and environmental criteria and sub-criteria, is the most viable waterproofing agent for this case. The choice of this method of analysis (AHP) provides a reliable result with a good technical database for the execution thereof.
Keywords: Impermeabilização
Argamassa impermeabilizante
Manta asfáltica
Manta de pvc
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2464
Issue Date: 18-Apr-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Civil

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