Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2399
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Other Titles: Reading in early childhood education as a way of influencing the literacy and literacy process
metadata.dc.creator: Mendes, Lêda Ferreira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Wilciene Nunes do
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Maria Aparecida Alves da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por escopo analisar a importância do despertar nas crianças de 3 a 5 anos o gosto pela leitura e suas implicações na aprendizagem. Já que um está associado ao outro. A leitura seja na oralidade ou no contato da criança com escrita, associa junto ao educando o aprimoramento como cidadão e aprendizagem. A presença do professor enquanto parceiro mediador e pesquisador e um planejamento bem elaborado são os carros-chefes desse processo dinâmico. Assim, inicialmente se trata da Alfabetização e Letramento. A leitura faz parte do reconhecimento e valor da aprendizagem da criança quanto a esfera de participação e apontamentos do que é vivenciado pelo homem. A metodologia aplicada é a exploratória e bibliográfica. Conclui-se que muitos são os desafios encontrados nos anos iniciais do ensino fundamental em relação à defasagem da leitura e da escrita, para as crianças de 3 a 5 anos. Para a construção deste artigo fundamentou-se em autores bem conceituados como Soares (2006), Abramovich (1997), Silva et. al (2016), Fonseca (2013), Zeida (2012) e outros.
Abstract: The present study aims to analyze the importance of awakening in children aged 03 to 05 the taste for reading and its implications for learning, since one is associated with the other. Reading is in orality and the child's contact with writing associates with the child's improvement as a citizen and learning. The presence of the teacher as a mediating partner and researcher, and a well-designed plan would be the flagships of this dynamic process. Thus, initially it is about Alphabetisation and Literacy. Reading is part of the recognition and value of the child's learning as to the sphere of participation and notes of what is experienced by man. The methodology applied is exploratory and bibliographic. It concludes that there are many challenges found in the early years of elementary school in relation to the reading and writing gap for children aged 3 to 5 years. The construction of this article was based on well- regarded authors such as Soares (2006), Abramovich (1997), Silva et. al (2016), Fonseca (2013), Zeida (2012) and others.
Keywords: Leitura
Alfabetização
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: MENDES, Lêda Ferreira da Silva. A leitura na educação infantil como forma de influência no processo de alfabetização e letramento. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 20p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2399
Issue Date: 12-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Lêda Ferreira da Silva Mendes - Copia.pdf453,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.