Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Wilciene Nunes do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria Aparecida Alves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591944549201074pt_BR
dc.creatorMendes, Lêda Ferreira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T18:23:50Z-
dc.date.available2022-03-20-
dc.date.available2022-03-24T18:23:50Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.citationMENDES, Lêda Ferreira da Silva. A leitura na educação infantil como forma de influência no processo de alfabetização e letramento. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 20p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2399-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the importance of awakening in children aged 03 to 05 the taste for reading and its implications for learning, since one is associated with the other. Reading is in orality and the child's contact with writing associates with the child's improvement as a citizen and learning. The presence of the teacher as a mediating partner and researcher, and a well-designed plan would be the flagships of this dynamic process. Thus, initially it is about Alphabetisation and Literacy. Reading is part of the recognition and value of the child's learning as to the sphere of participation and notes of what is experienced by man. The methodology applied is exploratory and bibliographic. It concludes that there are many challenges found in the early years of elementary school in relation to the reading and writing gap for children aged 3 to 5 years. The construction of this article was based on well- regarded authors such as Soares (2006), Abramovich (1997), Silva et. al (2016), Fonseca (2013), Zeida (2012) and others.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por escopo analisar a importância do despertar nas crianças de 3 a 5 anos o gosto pela leitura e suas implicações na aprendizagem. Já que um está associado ao outro. A leitura seja na oralidade ou no contato da criança com escrita, associa junto ao educando o aprimoramento como cidadão e aprendizagem. A presença do professor enquanto parceiro mediador e pesquisador e um planejamento bem elaborado são os carros-chefes desse processo dinâmico. Assim, inicialmente se trata da Alfabetização e Letramento. A leitura faz parte do reconhecimento e valor da aprendizagem da criança quanto a esfera de participação e apontamentos do que é vivenciado pelo homem. A metodologia aplicada é a exploratória e bibliográfica. Conclui-se que muitos são os desafios encontrados nos anos iniciais do ensino fundamental em relação à defasagem da leitura e da escrita, para as crianças de 3 a 5 anos. Para a construção deste artigo fundamentou-se em autores bem conceituados como Soares (2006), Abramovich (1997), Silva et. al (2016), Fonseca (2013), Zeida (2012) e outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-03-24T18:09:03Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Lêda Ferreira da Silva Mendes - Copia.pdf: 464412 bytes, checksum: f988e37406f4f234afb4e3ddf2352b4f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-03-24T18:10:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Lêda Ferreira da Silva Mendes - Copia.pdf: 464412 bytes, checksum: f988e37406f4f234afb4e3ddf2352b4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T18:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Lêda Ferreira da Silva Mendes - Copia.pdf: 464412 bytes, checksum: f988e37406f4f234afb4e3ddf2352b4f (MD5) Previous issue date: 2020-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. AMORIM, Meire Catalani Beluzo; FARAGO, Alessandra Corrêa. As práticas de Leitura na educação infantil. Disponível em: http://unifafibe.com.br/ revistaonline/arquivos/ caderno-odeeducacao/sumario/35/060420152003.pdf. acesso em: 20 nov. 2020 BACHA, Magdala Lisboa. Preparação para leitura. Belo Horizonte: Pabaee, 1975. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC / SEF, 2012, v.5. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1998 CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & linguística. São Paulo: Scipione, 2009. CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis: Vozes, 2001. Onofre, Cláudia. A importância da leitura em família para o desenvolvimento escolar. Disponível em: https://dentrodahistoria.com.br/blog/educação/alfabetizacao- e-leitura/a-importancia-da-leitura-em-casa/>. Acesso em: 20 de nov.2020 COELHO, Kesia; MACHADO, Mirian Almeida. A importância da leitura na educação infantil: um estudo teórico. Disponível em: <https://fapb.edu.br/wp- con-tent/uploads/sites/13/2018/02/especial/4.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2020. FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. FERREIRO Emília; TEBEROSKY Ana. Psicogênese da língua escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. FONSECA, Nayra Karolyne Alves Gabriel. Convite à leitura infantil: Da importância ao in-centivo dos pais. Disponível em:<http://www.ccsa.ufpb.br/biblio/contents/tcc/tcc-2013/convite-a-leitura-infantil-da- im-portancia-ao-incentivo-dos-pais.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2020. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar para Educação Infantil. Cadernos CEDES, v.35, n.96, p.239-255, 2019. ROQUE, Cássia Lina Bittencourt; CANEDO, Maria Luiza. A importância do incentivo à leitura nos primeiros anos da infância. Disponível em: <http://www.puc- rio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/pibid/download/seminario_pibid_sudeste_201510 _cassia_roque.pdf>. Acesso em: 30 nov.2020. RUBIM, Débora; JORDÃO, Cláudia. Como o gosto pela leitura pode ser estimulado na educação infantil. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/213/como-ogosto-pela-leitura-pode-ser- estimulado-na-educacao-335626-1.asp. Acesso em: 01 dez.2020. SILVA, Ana Elizabete Emídio Santos; GUIMARÃES, Antônia das Graças de Jesus; CON-CEIÇÃO, Liziane Batista da; FARIAS, Tanielly Dayana Pereira. A leitura na educação infantil: práticas necessárias à formação de bons leitores. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc14.pdf 2016>. Acesso em: 01 dez.2020. SILVA, Andrea Lucia da; LIRA, Valéria Krykhtine. Letramento na educação infantil. Rio de Janeiro: E-Papers, 2016. SOARES, Magda. Letramento: Um tema de três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. ZEIDAN, Ana Bárbara. A importância da leitura no 2º ano do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/54806.pdf>. Acesso em: 04 dez.2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOpt_BR
dc.title.alternativeReading in early childhood education as a way of influencing the literacy and literacy processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Lêda Ferreira da Silva Mendes - Copia.pdf453,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.