Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2361
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO |
Autor(es): | Silva, Dione Carlos da |
Primeiro Orientador: | Silva, Cleber Cezar |
Primeiro Membro da Banca: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Segundo Membro da Banca: | Siqueira, Kênia Mara de Freitas |
Resumo: | Trazemos como objetivo desta pesquisa, verificar se as metodologias de ensino de leitura e escrita nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itumbiara/GO estão em consonância com a alfabetização na perspectiva do letramento. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa exploratória utilizando-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e estudo de campo, tendo como técnica de coleta de dados entrevista e observação. A pesquisa teve como público-alvo duas professoras de turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da cidade de Itumbiara/GO. Por meio da análise e discussão entre os resultados obtidos na técnica de coleta de dados e os da pesquisa bibliográfica, alicerçada em Albuquerque (2012), Leal (2015), Rocha; Santos; Oliveira (2018), Santos; Albuquerque (2007), Santos; Mendonça; Cavalcante (2007), Silva; Melo (2007), Soares (2016, 2017, 2019, 2020) Souza; Leite; Albuquerque (2006), foi possível alcançar o objetivo geral desta pesquisa, ficando evidente que as docentes participantes buscam por meio das metodologias informadas e observadas, oportunizar aos educandos atividades e situações didáticas para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética, e buscam desenvolver as habilidades de leitura e escrita por meio de práticas sociais. Ficou explícito, também, que as docentes transitam entre vários métodos de alfabetização, com o intuito de propor um processo de ensino de leitura e escrita significativo e que os educandos utilizem em suas práticas comunicativas e sociais. Contudo, é importante destacar que as etapas de elaboração, aplicação, resultados obtidos e o produto educacional, fruto desta pesquisa, contribuiu de modo significativo para a produção de conhecimento científico acerca da temática metodologias de ensino de leitura e escrita, alfabetização e letramento. |
Abstract: | The objective of this research is to verify if the teaching methodologies of reading and writing in the 1st year classes of Elementary School of the Municipal Education Network in the city of Itumbiara/GO are in line with literacy from the perspective of literacy. To achieve this objective, we carried out an exploratory research using the technical procedures of bibliographic research and field study, using interview and observation as data collection technique. The research had as target audience two teachers of 1st year classes of Elementary School in the city of Itumbiara/GO. Through the analysis and discussion between the results obtained in the data collection technique and those of the bibliographic research, based on Albuquerque (2012), Leal (2015), Rocha; Santos; Oliveira (2018), Santos; Albuquerque (2007), Santos; Mendonça; Cavalcante (2007), Silva; Melo (2007), Soares (2016, 2017, 2019, 2020) Souza; Leite; Albuquerque (2006), it was possible to achieve the general objective of this research, making it evident that the participating teachers seek, through informed and observed methodologies, to provide students with didactic activities and situations for the acquisition of the Alphabetic Writing System, and seek to develop the skills of reading and writing through social practices. It was also made clear that the teachers move between various literacy methods, with the aim of proposing a meaningful reading and writing teaching process that the students use in their communicative and social practices. However, it is important to highlight that the stages of elaboration, application, results obtained and the educational product, the result of this research, contributed significantly to the production of scientific knowledge on the theme of teaching methodologies of reading and writing, literacy and literacy. |
Palavras-chave: | Metodologias de ensino Alfabetização Letramento Educação Teaching methodologies Literacy Edutation |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2361 |
Data do documento: | 21-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ALFALETRAR.pdf | 12,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.