Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cleber Cezar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Kênia Mara de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7858452230360917pt_BR
dc.creatorSilva, Dione Carlos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002472092458420pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T22:23:43Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T22:23:43Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2361-
dc.description.abstractThe objective of this research is to verify if the teaching methodologies of reading and writing in the 1st year classes of Elementary School of the Municipal Education Network in the city of Itumbiara/GO are in line with literacy from the perspective of literacy. To achieve this objective, we carried out an exploratory research using the technical procedures of bibliographic research and field study, using interview and observation as data collection technique. The research had as target audience two teachers of 1st year classes of Elementary School in the city of Itumbiara/GO. Through the analysis and discussion between the results obtained in the data collection technique and those of the bibliographic research, based on Albuquerque (2012), Leal (2015), Rocha; Santos; Oliveira (2018), Santos; Albuquerque (2007), Santos; Mendonça; Cavalcante (2007), Silva; Melo (2007), Soares (2016, 2017, 2019, 2020) Souza; Leite; Albuquerque (2006), it was possible to achieve the general objective of this research, making it evident that the participating teachers seek, through informed and observed methodologies, to provide students with didactic activities and situations for the acquisition of the Alphabetic Writing System, and seek to develop the skills of reading and writing through social practices. It was also made clear that the teachers move between various literacy methods, with the aim of proposing a meaningful reading and writing teaching process that the students use in their communicative and social practices. However, it is important to highlight that the stages of elaboration, application, results obtained and the educational product, the result of this research, contributed significantly to the production of scientific knowledge on the theme of teaching methodologies of reading and writing, literacy and literacy.pt_BR
dc.description.resumoTrazemos como objetivo desta pesquisa, verificar se as metodologias de ensino de leitura e escrita nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itumbiara/GO estão em consonância com a alfabetização na perspectiva do letramento. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa exploratória utilizando-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e estudo de campo, tendo como técnica de coleta de dados entrevista e observação. A pesquisa teve como público-alvo duas professoras de turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da cidade de Itumbiara/GO. Por meio da análise e discussão entre os resultados obtidos na técnica de coleta de dados e os da pesquisa bibliográfica, alicerçada em Albuquerque (2012), Leal (2015), Rocha; Santos; Oliveira (2018), Santos; Albuquerque (2007), Santos; Mendonça; Cavalcante (2007), Silva; Melo (2007), Soares (2016, 2017, 2019, 2020) Souza; Leite; Albuquerque (2006), foi possível alcançar o objetivo geral desta pesquisa, ficando evidente que as docentes participantes buscam por meio das metodologias informadas e observadas, oportunizar aos educandos atividades e situações didáticas para a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética, e buscam desenvolver as habilidades de leitura e escrita por meio de práticas sociais. Ficou explícito, também, que as docentes transitam entre vários métodos de alfabetização, com o intuito de propor um processo de ensino de leitura e escrita significativo e que os educandos utilizem em suas práticas comunicativas e sociais. Contudo, é importante destacar que as etapas de elaboração, aplicação, resultados obtidos e o produto educacional, fruto desta pesquisa, contribuiu de modo significativo para a produção de conhecimento científico acerca da temática metodologias de ensino de leitura e escrita, alfabetização e letramento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Dione Carlos da Silva (dione.carlos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-02-22T13:13:31Z No. of bitstreams: 1 ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.pdf: 7083646 bytes, checksum: caa2c54a80964d49bb22510eb4b4d027 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-22T22:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.pdf: 7083646 bytes, checksum: caa2c54a80964d49bb22510eb4b4d027 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T22:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.pdf: 7083646 bytes, checksum: caa2c54a80964d49bb22510eb4b4d027 (MD5) Previous issue date: 2022-01-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEdutationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.pdf6,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ALFALETRAR.pdf12,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.