Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE CINCO ANOS EM UMA ESCOLA RURAL |
Título(s) alternativo(s): | The importance of play in the development of learning for five-year-olds in a rural school |
Autor(es): | Sateles, Glaucinéia Antônia de |
Primeiro Orientador: | Ditomaso, Aline |
Primeiro Coorientador: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Primeiro Membro da Banca: | Ditomaso, Aline |
Segundo Membro da Banca: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Terceiro Membro da Banca: | Nunes, Patrícia Gouvêa |
Quarto Membro da Banca: | Medeiros, Josiane Lopes |
Quinto Membro da Banca: | Souza, Calixto Júnior de |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a utilização do lúdico, enquanto ferramenta facilitadora, para o processo de ensino/aprendizagem de crianças de cinco anos, em uma Escola Municipal do Ensino Fundamental, localizada em área rural, no município de Rio Verde, no Sudoeste, do estado de Goiás. É essencial que o brincar e a interação sejam inseridos nas propostas pedagógicas, na Educação Infantil, pois o aprendizado de modo geral depende das interações e intervenções sustentadas pelo educar. Esta pesquisa seguiu o modelo qualitativo e pesquisa-ação que, relaciona-se com estudos que visam desenvolver o lúdico nas atividades propostas do cotidiano, no decorrer do ano letivo de 2020 e observou-se que, as crianças contemplaram as orientações diagnósticas para à avaliação descritiva, que o departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de educação sugere como habilidades propostas como referências. Os resultados sinalizam a importância das atividades lúdicas, para o processo ensino/aprendizagem, na educação infantil. |
Abstract: | This article presents the results of a research whose objective was to analyze the use of playfulness, as a facilitating tool, for the teaching/learning process of five-year-old children, in a Municipal Elementary School, located in a rural area, in municipality of Rio Verde, in the southwest of the state of Goiás. It is essential that playing and interaction are included in pedagogical proposals in Early Childhood Education, as learning in general depends on interactions and interventions supported by educating. This research followed the qualitative model and action research, which is related to studies that aim to develop playfulness in the proposed daily activities, during the 2020 school year and it was observed that the children contemplated the diagnostic guidelines for the assessment descriptive, which the Department of Early Childhood Education of the Municipal Department of Education suggests as proposed skills as references. The results indicate the importance of playful activities for the teaching/learning process in early childhood education. |
Palavras-chave: | Lúdico Aprendizagem Educação Infantil Interação Brincadeiras |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353 |
Data do documento: | 30-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Glaucinéia Antônia de Sateles -pdf | 885,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.