Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE CINCO ANOS EM UMA ESCOLA RURAL
Other Titles: The importance of play in the development of learning for five-year-olds in a rural school
metadata.dc.creator: Sateles, Glaucinéia Antônia de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ditomaso, Aline
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Ditomaso, Aline
metadata.dc.contributor.referee2: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Patrícia Gouvêa
metadata.dc.contributor.referee4: Medeiros, Josiane Lopes
metadata.dc.contributor.referee5: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a utilização do lúdico, enquanto ferramenta facilitadora, para o processo de ensino/aprendizagem de crianças de cinco anos, em uma Escola Municipal do Ensino Fundamental, localizada em área rural, no município de Rio Verde, no Sudoeste, do estado de Goiás. É essencial que o brincar e a interação sejam inseridos nas propostas pedagógicas, na Educação Infantil, pois o aprendizado de modo geral depende das interações e intervenções sustentadas pelo educar. Esta pesquisa seguiu o modelo qualitativo e pesquisa-ação que, relaciona-se com estudos que visam desenvolver o lúdico nas atividades propostas do cotidiano, no decorrer do ano letivo de 2020 e observou-se que, as crianças contemplaram as orientações diagnósticas para à avaliação descritiva, que o departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de educação sugere como habilidades propostas como referências. Os resultados sinalizam a importância das atividades lúdicas, para o processo ensino/aprendizagem, na educação infantil.
Abstract: This article presents the results of a research whose objective was to analyze the use of playfulness, as a facilitating tool, for the teaching/learning process of five-year-old children, in a Municipal Elementary School, located in a rural area, in municipality of Rio Verde, in the southwest of the state of Goiás. It is essential that playing and interaction are included in pedagogical proposals in Early Childhood Education, as learning in general depends on interactions and interventions supported by educating. This research followed the qualitative model and action research, which is related to studies that aim to develop playfulness in the proposed daily activities, during the 2020 school year and it was observed that the children contemplated the diagnostic guidelines for the assessment descriptive, which the Department of Early Childhood Education of the Municipal Department of Education suggests as proposed skills as references. The results indicate the importance of playful activities for the teaching/learning process in early childhood education.
Keywords: Lúdico
Aprendizagem
Educação Infantil
Interação
Brincadeiras
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353
Issue Date: 30-Oct-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_Glaucinéia Antônia de Sateles -pdf885,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.