Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ditomaso, Aline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488100074277296pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee1Ditomaso, Aline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488100074277296pt_BR
dc.contributor.referee2Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee4Medeiros, Josiane Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692954911467875pt_BR
dc.contributor.referee5Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.creatorSateles, Glaucinéia Antônia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695416940335318pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T13:01:12Z-
dc.date.available2022-02-15-
dc.date.available2022-02-15T13:01:12Z-
dc.date.issued2021-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353-
dc.description.abstractThis article presents the results of a research whose objective was to analyze the use of playfulness, as a facilitating tool, for the teaching/learning process of five-year-old children, in a Municipal Elementary School, located in a rural area, in municipality of Rio Verde, in the southwest of the state of Goiás. It is essential that playing and interaction are included in pedagogical proposals in Early Childhood Education, as learning in general depends on interactions and interventions supported by educating. This research followed the qualitative model and action research, which is related to studies that aim to develop playfulness in the proposed daily activities, during the 2020 school year and it was observed that the children contemplated the diagnostic guidelines for the assessment descriptive, which the Department of Early Childhood Education of the Municipal Department of Education suggests as proposed skills as references. The results indicate the importance of playful activities for the teaching/learning process in early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a utilização do lúdico, enquanto ferramenta facilitadora, para o processo de ensino/aprendizagem de crianças de cinco anos, em uma Escola Municipal do Ensino Fundamental, localizada em área rural, no município de Rio Verde, no Sudoeste, do estado de Goiás. É essencial que o brincar e a interação sejam inseridos nas propostas pedagógicas, na Educação Infantil, pois o aprendizado de modo geral depende das interações e intervenções sustentadas pelo educar. Esta pesquisa seguiu o modelo qualitativo e pesquisa-ação que, relaciona-se com estudos que visam desenvolver o lúdico nas atividades propostas do cotidiano, no decorrer do ano letivo de 2020 e observou-se que, as crianças contemplaram as orientações diagnósticas para à avaliação descritiva, que o departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de educação sugere como habilidades propostas como referências. Os resultados sinalizam a importância das atividades lúdicas, para o processo ensino/aprendizagem, na educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-15T11:00:25Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Glaucinéia Antônia de Sateles - Copia.pdf: 906983 bytes, checksum: 6c12e2ecb02bc989b10c91b13ec5b1fc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daiane de Oliveira Silva (daiane.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-15T12:44:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Glaucinéia Antônia de Sateles - Copia.pdf: 906983 bytes, checksum: 6c12e2ecb02bc989b10c91b13ec5b1fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T13:01:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Glaucinéia Antônia de Sateles - Copia.pdf: 906983 bytes, checksum: 6c12e2ecb02bc989b10c91b13ec5b1fc (MD5) Previous issue date: 2021-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva., vol. 104. Cortez, São Paulo, 2003. (Coleção da Nossa Época) BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 mar. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001. BRASIL/RCNEI. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. p. 27. CERISARA, A. B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os anjos e o Papai Noel foram viver juntos no céu. In: KISHIMOTO, T. M (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002. p. 123-138. DICIO, Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dobradura/ Acesso em 05 de setembro de 2021. ECO, Umberto. Semiótica. São Paulo: Editora Ática, 1991. ESCOLA, Equipe Brasil. "Origami"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/origami.htm. Acesso em 05 de setembro de 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 109. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. LÜDKE, M.: ANDRÉ, Marli Eliza. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2° ed., Rio de Janeiro: E.P.U, 2013. NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade - alternativas pedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1995. OLIVEIRA, Ligia Alves de. SPLICIDO, Lesily Chiavelli. A Literatura e a Magia da dobradura e suas implicações na aprendizagem dos anos iniciais. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Anais... 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba, 23 a 26/09/2013. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2008. p. 22. SPINELLO, N. C. As dificuldades de aprendizagem encontradas na educação infantil. Revista de Educação do IDEAU, v. 9, n. 20, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE CINCO ANOS EM UMA ESCOLA RURALpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of play in the development of learning for five-year-olds in a rural schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Glaucinéia Antônia de Sateles -pdf885,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.