Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ditomaso, Aline | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488100074277296 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ditomaso, Aline | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488100074277296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Patrícia Gouvêa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Medeiros, Josiane Lopes | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5692954911467875 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.creator | Sateles, Glaucinéia Antônia de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3695416940335318 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T13:01:12Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15 | - |
dc.date.available | 2022-02-15T13:01:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2353 | - |
dc.description.abstract | This article presents the results of a research whose objective was to analyze the use of playfulness, as a facilitating tool, for the teaching/learning process of five-year-old children, in a Municipal Elementary School, located in a rural area, in municipality of Rio Verde, in the southwest of the state of Goiás. It is essential that playing and interaction are included in pedagogical proposals in Early Childhood Education, as learning in general depends on interactions and interventions supported by educating. This research followed the qualitative model and action research, which is related to studies that aim to develop playfulness in the proposed daily activities, during the 2020 school year and it was observed that the children contemplated the diagnostic guidelines for the assessment descriptive, which the Department of Early Childhood Education of the Municipal Department of Education suggests as proposed skills as references. The results indicate the importance of playful activities for the teaching/learning process in early childhood education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a utilização do lúdico, enquanto ferramenta facilitadora, para o processo de ensino/aprendizagem de crianças de cinco anos, em uma Escola Municipal do Ensino Fundamental, localizada em área rural, no município de Rio Verde, no Sudoeste, do estado de Goiás. É essencial que o brincar e a interação sejam inseridos nas propostas pedagógicas, na Educação Infantil, pois o aprendizado de modo geral depende das interações e intervenções sustentadas pelo educar. Esta pesquisa seguiu o modelo qualitativo e pesquisa-ação que, relaciona-se com estudos que visam desenvolver o lúdico nas atividades propostas do cotidiano, no decorrer do ano letivo de 2020 e observou-se que, as crianças contemplaram as orientações diagnósticas para à avaliação descritiva, que o departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de educação sugere como habilidades propostas como referências. Os resultados sinalizam a importância das atividades lúdicas, para o processo ensino/aprendizagem, na educação infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-15T11:00:25Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Glaucinéia Antônia de Sateles - Copia.pdf: 906983 bytes, checksum: 6c12e2ecb02bc989b10c91b13ec5b1fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daiane de Oliveira Silva (daiane.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-15T12:44:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Glaucinéia Antônia de Sateles - Copia.pdf: 906983 bytes, checksum: 6c12e2ecb02bc989b10c91b13ec5b1fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-15T13:01:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Glaucinéia Antônia de Sateles - Copia.pdf: 906983 bytes, checksum: 6c12e2ecb02bc989b10c91b13ec5b1fc (MD5) Previous issue date: 2021-10-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva., vol. 104. Cortez, São Paulo, 2003. (Coleção da Nossa Época) BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 mar. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001. BRASIL/RCNEI. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. p. 27. CERISARA, A. B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os anjos e o Papai Noel foram viver juntos no céu. In: KISHIMOTO, T. M (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002. p. 123-138. DICIO, Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dobradura/ Acesso em 05 de setembro de 2021. ECO, Umberto. Semiótica. São Paulo: Editora Ática, 1991. ESCOLA, Equipe Brasil. "Origami"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/origami.htm. Acesso em 05 de setembro de 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 109. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. LÜDKE, M.: ANDRÉ, Marli Eliza. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2° ed., Rio de Janeiro: E.P.U, 2013. NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade - alternativas pedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1995. OLIVEIRA, Ligia Alves de. SPLICIDO, Lesily Chiavelli. A Literatura e a Magia da dobradura e suas implicações na aprendizagem dos anos iniciais. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Anais... 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba, 23 a 26/09/2013. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2008. p. 22. SPINELLO, N. C. As dificuldades de aprendizagem encontradas na educação infantil. Revista de Educação do IDEAU, v. 9, n. 20, jul./dez. 2014. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE CINCO ANOS EM UMA ESCOLA RURAL | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of play in the development of learning for five-year-olds in a rural school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Glaucinéia Antônia de Sateles -pdf | 885,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.