Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A DIDÁTICA E O ENSINO DA HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
metadata.dc.creator: Santos, Lívia Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Flávio Silva de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a partir das análises bibliográficas, referente a didática e o ensino de história, identificando na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o seu currículo enquanto componente pedagógico. Tendo como objetivo discutir os conceitos de didática da história e o ensino de história, e como, a partir da relação entre eles, podemos analisar o currículo da BNCC. A reflexão sobre o ensino de história abarca no seu contexto histórico, conceitual e seu papel em sala de aula como uma disciplina escolar e o exercício de “fazer história”. A Base Nacional Comum Curricular leva ao historiador por meio das indagações no componente curricular de História, abordar, questionar, analisar e compreender os significados conforme as temporalidades, e com isso, conforme as narrativas, faz-se a leitura de ensino da História por meio da didática a ser executada.
Abstract: This article presents a reflection based on bibliographical readings and analyzes on the didactics of History and teaching, identifying the History teaching curriculum in the Common National Curriculum Base – BNCC. It aims to discuss the concepts of history didactics and history teaching, and how, from the relationship between didactics and teaching, we can analyze the BNCC curriculum. The reflection on the teaching of history encompasses its historical context, concept and its role in the classroom as a school subject and the exercise of “making history”. The Common National Curriculum Base leads the historian, through inquiries in the curricular component of History, to approach, question, analyze and understand the meanings according to temporalities, and with that, according to the narratives, the teaching of History is read through of the didactics to be performed.
Keywords: História
Didática
Ensino
BNCC
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339
Issue Date: 8-Dec-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL LIVIA.pdf610,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.