Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A DIDÁTICA E O ENSINO DA HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(es): Santos, Lívia Ferreira dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Flávio Silva de
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a partir das análises bibliográficas, referente a didática e o ensino de história, identificando na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o seu currículo enquanto componente pedagógico. Tendo como objetivo discutir os conceitos de didática da história e o ensino de história, e como, a partir da relação entre eles, podemos analisar o currículo da BNCC. A reflexão sobre o ensino de história abarca no seu contexto histórico, conceitual e seu papel em sala de aula como uma disciplina escolar e o exercício de “fazer história”. A Base Nacional Comum Curricular leva ao historiador por meio das indagações no componente curricular de História, abordar, questionar, analisar e compreender os significados conforme as temporalidades, e com isso, conforme as narrativas, faz-se a leitura de ensino da História por meio da didática a ser executada.
Abstract: This article presents a reflection based on bibliographical readings and analyzes on the didactics of History and teaching, identifying the History teaching curriculum in the Common National Curriculum Base – BNCC. It aims to discuss the concepts of history didactics and history teaching, and how, from the relationship between didactics and teaching, we can analyze the BNCC curriculum. The reflection on the teaching of history encompasses its historical context, concept and its role in the classroom as a school subject and the exercise of “making history”. The Common National Curriculum Base leads the historian, through inquiries in the curricular component of History, to approach, question, analyze and understand the meanings according to temporalities, and with that, according to the narratives, the teaching of History is read through of the didactics to be performed.
Palavras-chave: História
Didática
Ensino
BNCC
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL LIVIA.pdf610,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.