Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Flávio Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582185780787572pt_BR
dc.creatorSantos, Lívia Ferreira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249244847533708pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T18:34:35Z-
dc.date.available2022-02-07-
dc.date.available2022-02-08T18:34:35Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339-
dc.description.abstractThis article presents a reflection based on bibliographical readings and analyzes on the didactics of History and teaching, identifying the History teaching curriculum in the Common National Curriculum Base – BNCC. It aims to discuss the concepts of history didactics and history teaching, and how, from the relationship between didactics and teaching, we can analyze the BNCC curriculum. The reflection on the teaching of history encompasses its historical context, concept and its role in the classroom as a school subject and the exercise of “making history”. The Common National Curriculum Base leads the historian, through inquiries in the curricular component of History, to approach, question, analyze and understand the meanings according to temporalities, and with that, according to the narratives, the teaching of History is read through of the didactics to be performed.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma reflexão a partir das análises bibliográficas, referente a didática e o ensino de história, identificando na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o seu currículo enquanto componente pedagógico. Tendo como objetivo discutir os conceitos de didática da história e o ensino de história, e como, a partir da relação entre eles, podemos analisar o currículo da BNCC. A reflexão sobre o ensino de história abarca no seu contexto histórico, conceitual e seu papel em sala de aula como uma disciplina escolar e o exercício de “fazer história”. A Base Nacional Comum Curricular leva ao historiador por meio das indagações no componente curricular de História, abordar, questionar, analisar e compreender os significados conforme as temporalidades, e com isso, conforme as narrativas, faz-se a leitura de ensino da História por meio da didática a ser executada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Livia Ferreira dos Santos (2019106301040111@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-08T01:10:52Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LIVIA.pdf: 625137 bytes, checksum: 22801eb6f8129bbb72a14a4ae591aea1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-08T18:22:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LIVIA.pdf: 625137 bytes, checksum: 22801eb6f8129bbb72a14a4ae591aea1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-08T18:34:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LIVIA.pdf: 625137 bytes, checksum: 22801eb6f8129bbb72a14a4ae591aea1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA DIDÁTICA E O ENSINO DA HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL LIVIA.pdf610,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.