Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Flávio Silva de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8582185780787572 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Lívia Ferreira dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2249244847533708 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T18:34:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07 | - |
dc.date.available | 2022-02-08T18:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2339 | - |
dc.description.abstract | This article presents a reflection based on bibliographical readings and analyzes on the didactics of History and teaching, identifying the History teaching curriculum in the Common National Curriculum Base – BNCC. It aims to discuss the concepts of history didactics and history teaching, and how, from the relationship between didactics and teaching, we can analyze the BNCC curriculum. The reflection on the teaching of history encompasses its historical context, concept and its role in the classroom as a school subject and the exercise of “making history”. The Common National Curriculum Base leads the historian, through inquiries in the curricular component of History, to approach, question, analyze and understand the meanings according to temporalities, and with that, according to the narratives, the teaching of History is read through of the didactics to be performed. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma reflexão a partir das análises bibliográficas, referente a didática e o ensino de história, identificando na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o seu currículo enquanto componente pedagógico. Tendo como objetivo discutir os conceitos de didática da história e o ensino de história, e como, a partir da relação entre eles, podemos analisar o currículo da BNCC. A reflexão sobre o ensino de história abarca no seu contexto histórico, conceitual e seu papel em sala de aula como uma disciplina escolar e o exercício de “fazer história”. A Base Nacional Comum Curricular leva ao historiador por meio das indagações no componente curricular de História, abordar, questionar, analisar e compreender os significados conforme as temporalidades, e com isso, conforme as narrativas, faz-se a leitura de ensino da História por meio da didática a ser executada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Livia Ferreira dos Santos (2019106301040111@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-08T01:10:52Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LIVIA.pdf: 625137 bytes, checksum: 22801eb6f8129bbb72a14a4ae591aea1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-08T18:22:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LIVIA.pdf: 625137 bytes, checksum: 22801eb6f8129bbb72a14a4ae591aea1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-08T18:34:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LIVIA.pdf: 625137 bytes, checksum: 22801eb6f8129bbb72a14a4ae591aea1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A DIDÁTICA E O ENSINO DA HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL LIVIA.pdf | 610,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.