Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2328
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REFERENCIAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
metadata.dc.creator: Lima, Evanette
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Davidson
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Jucelino
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tulio
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho buscamos, qualitativamente, compreender como as sequências didáticas podem contribuir para uma aprendizagem significativa. Para tal iremos contemplar o estudo de funções, com o foco nas funções polinomiais, geralmente ministrado no primeiro ano do Ensino Médio. Utilizaremos o contexto histórico na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada, de David Ausubel (2003). Para tanto, destacamos as três condições fundamentais para a ocorrência da aprendizagem significativa, a saber: 1) Material potencialmente significativo; 2) Identificação de subsunçores adequados na estrutura cognitiva; e 3) Predisposição para aprender. Os saberes do contexto histórico são incorporados a estas condições como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, de maneira a contribuir com o planejamento do material potencialmente significativo, dado que a escolha e sequência dos conteúdos são planejados a partir deste. Para atingirmos nossos objetivos construiremos uma SD voltada para o ensino de Funções na primeira série do Ensino Médio, fundamentada no contexto histórico; e propomos a SD construída aos discentes da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Por fim, com este trabalho pretendemos construir um produto educacional destinado a professores da Educação Básica que pretendam inovar nas salas de aula apresentando um material potencialmente significativo que não é abordado tradicionalmente nas escolas.
Abstract: In this work, we qualitatively seek to understand how didactic sequences can contribute to meaningful learning. To this end, we will contemplate the study of functions, with a focus on polynomial functions, usually taught in the first year of high school. We will use the historical context in the perspective of a meaningful and contextualized learning, by David Ausubel (2003). Therefore, we highlight the three fundamental conditions for the occurrence of meaningful learning, namely: 1) Potentially significant material; 2) Identification of suitable subsumers in the cognitive structure; and 3) Predisposition to learn. Knowledge from the historical context is incorporated into these conditions as facilitators of the teaching and learning process, in order to contribute to the planning of potentially significant material, given that the choice and sequence of contents are planned based on this. In order to achieve our goals, we will build an SD focused on the teaching of Functions in the first grade of High School, based on the historical context; and we propose the built SD to the students of the State and Municipal Education Network. Finally, with this work we intend to build an educational product aimed at Basic Education teachers who want to innovate in the classroom by presenting potentially significant material that is not traditionally addressed in schools.
Keywords: Aprendizagem Significativa.
Sequência Didática.
Ensino de Funções
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2328
Issue Date: 31-Jan-2022
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_ Evanette_Lima.pdf518,38 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Evanette Lima.pdf197,92 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_ Evanette Lima.pdf126,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.