Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2323
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE UNIDADES DE MEDIDA EM UMA PERSPECTIVA CTS
Título(s) alternativo(s): Teaching Sequence Proposal on Units of Measures in a CTS Perspective
Autor(es): Almeida, Waldisney Gonçalves de
Primeiro Orientador: Coelho, Thiago Sebastião de Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Coelho, Thiago Sebastião de Oliveira
Segundo Membro da Banca: Melatti Junior, Darsilvio Rodrigues
Terceiro Membro da Banca: Santos, Thiago Ferreira dos
Resumo: O presente artigo fora inspirado em situações vivenciadas pelo pesquisador no cotidiano, ministrando aulas de Física no Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, situado no Município de Paranã-TO. Por meio de observações e da prática em sala de aula, constatou-se algumas dificuldades dos docentes ao ensinar o conteúdo Unidades de Medida e dos discentes ao aprender tal assunto, que é o primeiro conteúdo curricular no 1º Ano do Ensino Médio na disciplina de Física. A maioria dos discentes não conseguem assimilar que, além de cálculos de transformações de unidades existem outras questões mais abrangentes que permeiam essa temática fazendo com que os mesmos não consigam buscar relações com situações do seu cotidiano. O trabalho objetivou pela elaboração de uma sequência didática para o ensino das unidades de medida com enfoque CTS sob a seguinte questão-foco: “Como preparar uma sequência didática para uma abordagem mais conceitual do tema Unidades de Medida para o 1º Ano do Ensino Médio?” A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa com a revisão bibliográfica como procedimentos técnicos, resultando em uma sequência didática sobre unidades de medida com enfoque CTS. O grande diferencial da nossa sequência é se apoiar na BNCC, que traz em seu texto uma busca por um trabalho voltado para a interdisciplinaridade a junção de conteúdos e áreas para que seja trabalhado e faça sentido na vida dos discentes.
Abstract: This article was inspired by situations experienced by the researcher in daily life, teaching Physics in High School at Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, located in the city of Paranã-TO. Through observations and practice in the classroom, it was found some difficulties of teachers in teaching the Units of Measure content and of students in learning this subject, which is the first curricular content in the 1st year of high school in the discipline of Physics. Most students are unable to assimilate that, in addition to calculations of unit transformations, there are other broader issues that permeate this theme, making them unable to seek relationships with situations in their daily lives. The work aimed to prepare a didactic sequence for teaching units of measure with an STS focus under the following focus question: “How to prepare a didactic sequence for a more conceptual approach to the topic of Units of Measure for the 1st Year of High School?” The methodological approach of the research is qualitative with the literature review as technical procedures, resulting in a didactic sequence on measurement units with a CTS focus. The great differential of our sequence is to rely on the BNCC, which brings in its text a search for work aimed at interdisciplinarity, bringing together contents and areas so that it can be worked on and make sense in the lives of students.
Palavras-chave: Ensino de Física
Enfoque CTS
Sequência Didática
Unidades de Medida
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2323
Data do documento: 29-Jan-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_Especialização_Waldisney G. de Almeida.pdf741,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.