Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Coelho, Thiago Sebastião de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222159302471716pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Thiago Sebastião de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222159302471716pt_BR
dc.contributor.referee2Melatti Junior, Darsilvio Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699879470235355pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Thiago Ferreira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280044823523812pt_BR
dc.creatorAlmeida, Waldisney Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6288521649410794pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T13:16:16Z-
dc.date.available2022-01-31T13:16:16Z-
dc.date.issued2022-01-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2323-
dc.description.abstractThis article was inspired by situations experienced by the researcher in daily life, teaching Physics in High School at Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, located in the city of Paranã-TO. Through observations and practice in the classroom, it was found some difficulties of teachers in teaching the Units of Measure content and of students in learning this subject, which is the first curricular content in the 1st year of high school in the discipline of Physics. Most students are unable to assimilate that, in addition to calculations of unit transformations, there are other broader issues that permeate this theme, making them unable to seek relationships with situations in their daily lives. The work aimed to prepare a didactic sequence for teaching units of measure with an STS focus under the following focus question: “How to prepare a didactic sequence for a more conceptual approach to the topic of Units of Measure for the 1st Year of High School?” The methodological approach of the research is qualitative with the literature review as technical procedures, resulting in a didactic sequence on measurement units with a CTS focus. The great differential of our sequence is to rely on the BNCC, which brings in its text a search for work aimed at interdisciplinarity, bringing together contents and areas so that it can be worked on and make sense in the lives of students.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo fora inspirado em situações vivenciadas pelo pesquisador no cotidiano, ministrando aulas de Física no Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, situado no Município de Paranã-TO. Por meio de observações e da prática em sala de aula, constatou-se algumas dificuldades dos docentes ao ensinar o conteúdo Unidades de Medida e dos discentes ao aprender tal assunto, que é o primeiro conteúdo curricular no 1º Ano do Ensino Médio na disciplina de Física. A maioria dos discentes não conseguem assimilar que, além de cálculos de transformações de unidades existem outras questões mais abrangentes que permeiam essa temática fazendo com que os mesmos não consigam buscar relações com situações do seu cotidiano. O trabalho objetivou pela elaboração de uma sequência didática para o ensino das unidades de medida com enfoque CTS sob a seguinte questão-foco: “Como preparar uma sequência didática para uma abordagem mais conceitual do tema Unidades de Medida para o 1º Ano do Ensino Médio?” A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa com a revisão bibliográfica como procedimentos técnicos, resultando em uma sequência didática sobre unidades de medida com enfoque CTS. O grande diferencial da nossa sequência é se apoiar na BNCC, que traz em seu texto uma busca por um trabalho voltado para a interdisciplinaridade a junção de conteúdos e áreas para que seja trabalhado e faça sentido na vida dos discentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Waldisney Gonçalves de Almeida (waldisney.almeida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-29T18:17:53Z No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Waldisney G. de Almeida.pdf: 759385 bytes, checksum: c640198c86dfd3f59602ab1a99576660 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T13:11:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Waldisney G. de Almeida.pdf: 759385 bytes, checksum: c640198c86dfd3f59602ab1a99576660 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T13:16:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Waldisney G. de Almeida.pdf: 759385 bytes, checksum: c640198c86dfd3f59602ab1a99576660 (MD5) Previous issue date: 2022-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnfoque CTSpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectUnidades de Medidapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE UNIDADES DE MEDIDA EM UMA PERSPECTIVA CTSpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Sequence Proposal on Units of Measures in a CTS Perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_Especialização_Waldisney G. de Almeida.pdf741,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.