Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2264
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS: A UTILIZAÇÃO DO CÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO |
Autor(es): | Castro, Warren |
Resumo: | A Educação Assistida por Animais (EAA) é uma metodologia utilizada para integrar o ser humano em determinadas práticas educativas, valendo-se de animais como mediadores do trabalho de uma equipe multidisciplinar que inclui educadores, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas, enfermeiros e veterinários. Os mesmos podem ser divididos em determinadas áreas que estão dentro da EAA, sendo elas: Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Mediada por Animais (EMA), sendo todas elas diferentes tipos de IIA. Os animais podem trabalhar de diversas formas com as crianças, ajudando a reduzir o estresse, aliviando a solidão, ajudando na interação com outras crianças, na ansiedade e depressão entre outros aspectos. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar e apresentar os estudos e pesquisas que apontem as contribuições da EAA utilizando cães como recursos pedagógicos auxiliando o desenvolvimento emocional, comportamental, cognitivo, educacional e social das crianças. |
Abstract: | Animal Assisted Education (EAA) is a methodology used to integrate the human being in certain educational practices, using animals as mediators of the work of a multidisciplinary team that includes educators, psychologists, educational psychologists, therapists, nurses and veterinarians. They can be divided into certain areas that are within the EAA, which are: Animal Assisted Activity (AAA), Animal Assisted Therapy (TAA) and Animal-Mediated Education (EMA), all of which are different types of IIA. Animals can work in different ways with children, helping to reduce stress, alleviating loneliness, helping to interact with other children, anxiety and depression among other aspects. This work aims to systematize and present studies and research that point out the contributions of EAA using dogs as educational resources helping the emotional, behavioral, cognitive, educational and social development of children. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento educacional, pedagogias alternativas, comportamento canino, comportamento social. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2264 |
Data do documento: | 30-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_esp_Warren Raphael Santos de Castro.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.