Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Warren-
dc.date.accessioned2022-01-11T15:50:10Z-
dc.date.available2022-01-15-
dc.date.available2022-01-11T15:50:10Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2264-
dc.description.abstractAnimal Assisted Education (EAA) is a methodology used to integrate the human being in certain educational practices, using animals as mediators of the work of a multidisciplinary team that includes educators, psychologists, educational psychologists, therapists, nurses and veterinarians. They can be divided into certain areas that are within the EAA, which are: Animal Assisted Activity (AAA), Animal Assisted Therapy (TAA) and Animal-Mediated Education (EMA), all of which are different types of IIA. Animals can work in different ways with children, helping to reduce stress, alleviating loneliness, helping to interact with other children, anxiety and depression among other aspects. This work aims to systematize and present studies and research that point out the contributions of EAA using dogs as educational resources helping the emotional, behavioral, cognitive, educational and social development of children.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Assistida por Animais (EAA) é uma metodologia utilizada para integrar o ser humano em determinadas práticas educativas, valendo-se de animais como mediadores do trabalho de uma equipe multidisciplinar que inclui educadores, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas, enfermeiros e veterinários. Os mesmos podem ser divididos em determinadas áreas que estão dentro da EAA, sendo elas: Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Mediada por Animais (EMA), sendo todas elas diferentes tipos de IIA. Os animais podem trabalhar de diversas formas com as crianças, ajudando a reduzir o estresse, aliviando a solidão, ajudando na interação com outras crianças, na ansiedade e depressão entre outros aspectos. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar e apresentar os estudos e pesquisas que apontem as contribuições da EAA utilizando cães como recursos pedagógicos auxiliando o desenvolvimento emocional, comportamental, cognitivo, educacional e social das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Warren Raphael Santos de Castro (2019203302360324@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-11T14:59:28Z No. of bitstreams: 1 Monografia Warren.docx: 1444995 bytes, checksum: 0d18a5e0495f9d0ad05e13f63865a959 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-11T15:20:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Warren.docx: 1444995 bytes, checksum: 0d18a5e0495f9d0ad05e13f63865a959 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-11T15:50:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Warren.docx: 1444995 bytes, checksum: 0d18a5e0495f9d0ad05e13f63865a959 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento educacional, pedagogias alternativas, comportamento canino, comportamento social.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS: A UTILIZAÇÃO DO CÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Warren Raphael Santos de Castro.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.