Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2253
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE ENSINO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): Educational strategies for teaching oral and written language to elementary school students
Autor(es): Mendes, Lise Mary Ferreira
Primeiro Orientador: Vale, Wilciene Nunes do
Primeiro Membro da Banca: Vale, Wilciene Nunes do
Segundo Membro da Banca: Furquim, Kênia Guimarães
Terceiro Membro da Banca: Silva, Rosimeire Soares da
Resumo: A pesquisa tem como objetivo considerar as dificuldades encontradas pelos educadores para envolver seus alunos com a leitura e escrita, bem como ponderar sobre as formas de alcançarem maior êxito no processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental. Em levantamento bibliográfico acerca das estratégias educacionais utilizadas para o ensino da leitura e escrita, será desenvolvido uma análise da eficácia daquelas indicadas pela literatura. Os dados serão coletados por meio de buscas no Google Acadêmico, Scielo, Banco CAPES de Teses, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), como também no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), assim como nas bibliografias já publicada em livros, revistas científicas na biblioteca do Instituto Federal Goiano. A condução do processo aprendizado do aluno do Ensino Fundamental requer responsabilidade, a fim de que haja uma aprendizagem significativa. Para desenvolver um trabalho eficaz, no que envolve a leitura e a escrita, o professor deve-se envolver de modo que as competências e habilidades sejam favoráveis ao pensamento apropriado de críticas e questionamentos. Mas, para isso, é importante que a formação continuada faça parte das práticas dos docentes. Os conhecimentos e habilidades adotados acarretam ao educador uma posição de estratégica, por adquirir novos conhecimentos. Ao final do estudo, buscar-se-á compreender quais as estratégias se mostram mais eficazes para que o aluno obtenha sucesso na sua formação.
Abstract: The research aims to consider the difficulties encountered by educators to involve their students with reading and writing, as well as to consider ways of achieving greater success in the teaching / learning process with elementary school students. In a bibliographic survey about the educational strategies used for teaching reading and writing, an analysis of the effectiveness of those indicated by the literature will be developed. The data will be collected through searches on Google Scholar, Scielo, CAPES Bank of Theses, Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as at the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), as well as in the bibliographies already published. in books, scientific magazines in the library of Federal Institute of Goias. Conducting the learning process of elementary school students requires responsibility in order to have meaningful learning. To develop an effective job, involving reading and writing, the teacher must be involved in such a way that the skills and abilities are favorable to the appropriate thinking of criticisms and questions. However, for this, it is important that continuing education is part of the practices of teachers. The knowledge and skills adopted lead the educator to a strategic position, for acquiring new knowledge. At the end of the study, we will seek to understand which strategies are most effective for the student to be successful in their training.
Palavras-chave: Estratégias educativas de leitura
Linguagem escr
Treinamento contínuo
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: Mendes, Lise Mary Ferreira. Estratégias educacionais de ensino da língua oral e escrita a alunos do ensino fundamental. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano. Rio Verde, 2021. 23 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2253
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Lise Mary Ferreira Mendes.pdf422,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.