Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2253
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE ENSINO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Other Titles: Educational strategies for teaching oral and written language to elementary school students
metadata.dc.creator: Mendes, Lise Mary Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Vale, Wilciene Nunes do
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Wilciene Nunes do
metadata.dc.contributor.referee2: Furquim, Kênia Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rosimeire Soares da
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo considerar as dificuldades encontradas pelos educadores para envolver seus alunos com a leitura e escrita, bem como ponderar sobre as formas de alcançarem maior êxito no processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental. Em levantamento bibliográfico acerca das estratégias educacionais utilizadas para o ensino da leitura e escrita, será desenvolvido uma análise da eficácia daquelas indicadas pela literatura. Os dados serão coletados por meio de buscas no Google Acadêmico, Scielo, Banco CAPES de Teses, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), como também no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), assim como nas bibliografias já publicada em livros, revistas científicas na biblioteca do Instituto Federal Goiano. A condução do processo aprendizado do aluno do Ensino Fundamental requer responsabilidade, a fim de que haja uma aprendizagem significativa. Para desenvolver um trabalho eficaz, no que envolve a leitura e a escrita, o professor deve-se envolver de modo que as competências e habilidades sejam favoráveis ao pensamento apropriado de críticas e questionamentos. Mas, para isso, é importante que a formação continuada faça parte das práticas dos docentes. Os conhecimentos e habilidades adotados acarretam ao educador uma posição de estratégica, por adquirir novos conhecimentos. Ao final do estudo, buscar-se-á compreender quais as estratégias se mostram mais eficazes para que o aluno obtenha sucesso na sua formação.
Abstract: The research aims to consider the difficulties encountered by educators to involve their students with reading and writing, as well as to consider ways of achieving greater success in the teaching / learning process with elementary school students. In a bibliographic survey about the educational strategies used for teaching reading and writing, an analysis of the effectiveness of those indicated by the literature will be developed. The data will be collected through searches on Google Scholar, Scielo, CAPES Bank of Theses, Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as at the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), as well as in the bibliographies already published. in books, scientific magazines in the library of Federal Institute of Goias. Conducting the learning process of elementary school students requires responsibility in order to have meaningful learning. To develop an effective job, involving reading and writing, the teacher must be involved in such a way that the skills and abilities are favorable to the appropriate thinking of criticisms and questions. However, for this, it is important that continuing education is part of the practices of teachers. The knowledge and skills adopted lead the educator to a strategic position, for acquiring new knowledge. At the end of the study, we will seek to understand which strategies are most effective for the student to be successful in their training.
Keywords: Estratégias educativas de leitura
Linguagem escr
Treinamento contínuo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: Mendes, Lise Mary Ferreira. Estratégias educacionais de ensino da língua oral e escrita a alunos do ensino fundamental. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano. Rio Verde, 2021. 23 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2253
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Lise Mary Ferreira Mendes.pdf422,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.