Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vale, Wilciene Nunes do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Wilciene Nunes do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee2Furquim, Kênia Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3881145107137636pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rosimeire Soares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9117697843591493pt_BR
dc.creatorMendes, Lise Mary Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T17:02:21Z-
dc.date.available2021-12-25-
dc.date.available2022-01-03T17:02:21Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationMendes, Lise Mary Ferreira. Estratégias educacionais de ensino da língua oral e escrita a alunos do ensino fundamental. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano. Rio Verde, 2021. 23 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2253-
dc.description.abstractThe research aims to consider the difficulties encountered by educators to involve their students with reading and writing, as well as to consider ways of achieving greater success in the teaching / learning process with elementary school students. In a bibliographic survey about the educational strategies used for teaching reading and writing, an analysis of the effectiveness of those indicated by the literature will be developed. The data will be collected through searches on Google Scholar, Scielo, CAPES Bank of Theses, Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as at the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), as well as in the bibliographies already published. in books, scientific magazines in the library of Federal Institute of Goias. Conducting the learning process of elementary school students requires responsibility in order to have meaningful learning. To develop an effective job, involving reading and writing, the teacher must be involved in such a way that the skills and abilities are favorable to the appropriate thinking of criticisms and questions. However, for this, it is important that continuing education is part of the practices of teachers. The knowledge and skills adopted lead the educator to a strategic position, for acquiring new knowledge. At the end of the study, we will seek to understand which strategies are most effective for the student to be successful in their training.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo considerar as dificuldades encontradas pelos educadores para envolver seus alunos com a leitura e escrita, bem como ponderar sobre as formas de alcançarem maior êxito no processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental. Em levantamento bibliográfico acerca das estratégias educacionais utilizadas para o ensino da leitura e escrita, será desenvolvido uma análise da eficácia daquelas indicadas pela literatura. Os dados serão coletados por meio de buscas no Google Acadêmico, Scielo, Banco CAPES de Teses, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), como também no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), assim como nas bibliografias já publicada em livros, revistas científicas na biblioteca do Instituto Federal Goiano. A condução do processo aprendizado do aluno do Ensino Fundamental requer responsabilidade, a fim de que haja uma aprendizagem significativa. Para desenvolver um trabalho eficaz, no que envolve a leitura e a escrita, o professor deve-se envolver de modo que as competências e habilidades sejam favoráveis ao pensamento apropriado de críticas e questionamentos. Mas, para isso, é importante que a formação continuada faça parte das práticas dos docentes. Os conhecimentos e habilidades adotados acarretam ao educador uma posição de estratégica, por adquirir novos conhecimentos. Ao final do estudo, buscar-se-á compreender quais as estratégias se mostram mais eficazes para que o aluno obtenha sucesso na sua formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T10:39:14Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Lise Mary Ferreira Mendes.pdf: 432789 bytes, checksum: 1e3cd5abd0935949990d3a5096b3fd6b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T17:00:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Lise Mary Ferreira Mendes.pdf: 432789 bytes, checksum: 1e3cd5abd0935949990d3a5096b3fd6b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-03T17:02:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Lise Mary Ferreira Mendes.pdf: 432789 bytes, checksum: 1e3cd5abd0935949990d3a5096b3fd6b (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANTÔNIO, A. M.; JESUS, K. P. C. de C. Da leitura à escrita: estratégias de leitura e produção textual no 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2017. 80f. Monografia (Graduação em Pedagogia). Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 04 fev. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2020. COSTA, V. R. E. Estratégias de ensino-aprendizagem de leitura e escrita no Ensino Fundamental II. Cadernos PDE, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_port_artigo_viviane_raquel_elias_costa.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2020. DUARTE, K. M. O papel do professor na leitura e na escrita nos anos iniciais: um estudo de caso com professores do 3º; 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5, 2019. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1809_23082018183638.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 28. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. 165 p. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. IMBERNÒN, F. Formação docente e profissional: forma-se para mudança e a certeza. São Paulo: Cortez, 2001. KRONBAUER, S. G.; SIMIONATO, M. F. Formação de professores: abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008. LENER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018. MELO, E. S. do N.; SANTOS, C. R. dos. A formação continuada de professores(as) no Brasil: do século XX ao século XXI. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 11, p. 88-104, maio 2020. OLIVEIRA, A. A. de. O que é ler? O eu é leitura? jan. 2019. Disponível em: <https://biblioo.cartacapital.com.br/o-que-e-ler-o-que-e-leitura/>. Acesso em: 14 fev. 2019. PACHECO, L. L. S.; FRAGA, M. E. de. A importância da formação continuada para o bom desempenho do docente. Disponível em: <https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DA%20FORMACAO%20CONTINUADA%20PARA%20O%20BOM.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2020. PEREIRA, Regina Celi Mendes. Ações de linguagem e prática docente: desafios e avanços na formação continuada. In: PEREIRA, Regina Celi Mendes (org.). Ações de linguagem: da formação continuada à sala de aula. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2020. P. 17-33. RANGEL, M.; MACHADO, J. do C. O papel da leitura e da escrita na sala de aula: estratégias de ensino para dinamização dos processos de leitura e escrita. In: EDUFU, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_229.pdf>. Acesso em: 12 set. 2020. RAUEN, A. R. F. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/390-4.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2020. SANTOS, G. A. dos. A formação continuada do professor: repensando caminhos. Cadernos PDE, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ped_unespar-campomourao_gisleneaparecidadossantos.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2020. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002. SILVA, M. M. M. de. Os desafios do professor no trabalho com a leitura e a escrita no 5º ano do Ensino Fundamental. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB, 2014. SOARES, G. dos R. O processo leitura e escrita: um desafio nas escolas brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5822_01092018220815.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2020. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. TOZETTO, S. S. Docência e formação continuada. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias educativas de leiturapt_BR
dc.subjectLinguagem escrpt_BR
dc.subjectTreinamento contínuopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE ENSINO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeEducational strategies for teaching oral and written language to elementary school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Lise Mary Ferreira Mendes.pdf422,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.