Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2243
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
metadata.dc.creator: Moreira, Joelma Lima
Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
metadata.dc.description.resumo: A educação não se limita apenas a espaços formais, devendo ser trabalhada em todos os lugares, pois é uma forma de garantir um melhor desempenho de um maior número de indivíduos. Nessa perspectiva, esse trabalho tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da educação não-formal para a socialização do indivíduo, consolidando um caráter humanizador e emancipador nesse tipo de formação. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica embasada em teorias relevantes ao tema proposto. Depreende-se que é muito importante entender que a formação do indivíduo não acontece somente nos ambientes escolares. O espaço de educação não-formal auxilia no processo formativo de diferentes grupos sociais, como: instituições, entidades sem fins lucrativos, as associações filantrópicas, entre outras. É importante destacar que, infelizmente, a Educação Não-formal ainda é vista como uma modalidade da educação no qual somente as classes menos favorecidas usufruem. É preciso desconstruir esse ideal.
Abstract: Education is not limited to formal spaces, and must be worked on everywhere, as it is a way to guarantee better performance for a greater number of individuals. From this perspective, this work aims to propose a reflection on the importance of non-formal education for the individual's socialization, consolidating a humanizing and emancipatory character in this type of training. The methodology adopted is bibliographical research based on theories relevant to the proposed theme. It appears that it is very important to understand that the formation of the individual does not only happen in school environments. The non-formal education space helps in the training process of different social groups, such as: institutions, non-profit entities, philanthropic associations, among others. It is important to highlight that, unfortunately, Non Formal Education is still seen as a modality of education in which only the less favored classes enjoy. It is necessary to deconstruct this ideal.
Keywords: Educação
Education
Educação formal
Formal education
Educação não-formal
Non-formal education
Práticas pedagógicas
Pedagogical practices
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2243
Issue Date: 22-Dec-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_joelma.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.