Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2238
Tipo: Dissertação
Título: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA APROXIMAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOTURNO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Autor(es): Silveira, Suleny Maria
Primeiro Orientador: Sousa, Marcos de Moraes
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Segundo Membro da Banca: Lima, Michelle Castro
Resumo: A presente dissertação contempla uma análise do Novo Ensino Médio Noturno (NEMN), que foi implantado no estado de Goiás no ano de 2018, objetivando analisar como os docentes e discentes dessa modalidade de ensino percebem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente a formação omnilateral. A base da investigação sobre o NEMN balizou-se nos pressupostos de novos tempos/espaços e oportunidades que abarcam a educação na perspectiva de desenvolvimento de todas as dimensões do educando. A pesquisa foi realizada com docentes e discentes de uma escola estadual na cidade de Piracanjuba-GO, em uma turma de 3º ano do NEMN. Foi desenvolvido um produto educacional, no formato de e-book, com a finalidade de apresentar e discutir com os discentes o conceito de formação omnilateral. O percurso metodológico utilizado neste trabalho tem abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com revisão bibliográfica, utilizando questionários com perguntas objetivas e subjetivas a respeito do NEMN e do produto educacional e-book. O produto educacional foi apresentado por meio de uma roda de conversa e desenvolvido por meio de um questionário semiestruturado, de forma que os docentes e discentes pudessem desenvolver novas práticas educativas, visando trabalhar todas as dimensões do conhecimento, humanizar as relações educacionais e contribuir para a adoção de valores e atitudes comprometidas com uma sociedade plural. Resultados: concluiu-se que o NEMN, no que tange à EPT, parcialmente consegue se relacionar com a formação omnilateral, no que diz respeito ao material humano, havendo ainda uma considerável discrepância entre o proposto e a prática. O produto educacional foi aceito por docentes e discentes, nesse sentido e comparando com o questionário de avaliação do NEMN aplicado, pode-se dizer que a inclusão de materiais pedagógicos atrativos pode ser um incentivo para os envolvidos no processo educacional, fazendo com que a educação omnilateral tenha eco na prática.
Abstract: This dissertation contemplates an analysis of the New Night High School (NEMN), which was implemented in the state of Goiás in 2018, aiming to analyze how teachers and students of this type of teaching perceive Professional and Technological Education (EPT), more specifically the omnilateral formation. The basis of the investigation of the NEMN was based on the assumptions of new times/spaces and opportunities that encompass education from the perspective of developing all dimensions of the student. The research was carried out with teachers and students of a state school in the city of Piracanjuba-GO, in a 3rd year class at NEMN. An educational product was developed, in the form of an e-book, in order to present and discuss the concept of omnilateral training with students. The methodological approach used in this work has a qualitative approach, of the case study type, with literature review, using questionnaires with objective and subjective questions about the NEMN and the educational product e-book. The educational product was presented through a conversation circle and developed through a semi-structured questionnaire, so that teachers and students could develop new educational practices, aiming to work all dimensions of knowledge, humanize educational relationships and contribute to adoption of values and attitudes committed to a plural society. Results: it was concluded that the NEMN, with regard to EPT, partially can relate to the omnilateral training, with regard to human material, with a considerable discrepancy between what is proposed and what is practiced. The educational product was accepted by teachers and students, in this sense and comparing with the NEMN evaluation questionnaire applied, it can be said that the inclusion of attractive teaching materials can be an incentive for those involved in the educational process, making education omnilateral resonates in practice.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio Noturno
Educação Profissional e Tecnológica
Educação Omnilateral
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2238
Data do documento: 4-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional.pdf8,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons