Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Marcos de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038056571074237pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorSilveira, Suleny Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919317159410487pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-17T16:20:37Z-
dc.date.available2021-12-17-
dc.date.available2021-12-17T16:20:37Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2238-
dc.description.abstractThis dissertation contemplates an analysis of the New Night High School (NEMN), which was implemented in the state of Goiás in 2018, aiming to analyze how teachers and students of this type of teaching perceive Professional and Technological Education (EPT), more specifically the omnilateral formation. The basis of the investigation of the NEMN was based on the assumptions of new times/spaces and opportunities that encompass education from the perspective of developing all dimensions of the student. The research was carried out with teachers and students of a state school in the city of Piracanjuba-GO, in a 3rd year class at NEMN. An educational product was developed, in the form of an e-book, in order to present and discuss the concept of omnilateral training with students. The methodological approach used in this work has a qualitative approach, of the case study type, with literature review, using questionnaires with objective and subjective questions about the NEMN and the educational product e-book. The educational product was presented through a conversation circle and developed through a semi-structured questionnaire, so that teachers and students could develop new educational practices, aiming to work all dimensions of knowledge, humanize educational relationships and contribute to adoption of values and attitudes committed to a plural society. Results: it was concluded that the NEMN, with regard to EPT, partially can relate to the omnilateral training, with regard to human material, with a considerable discrepancy between what is proposed and what is practiced. The educational product was accepted by teachers and students, in this sense and comparing with the NEMN evaluation questionnaire applied, it can be said that the inclusion of attractive teaching materials can be an incentive for those involved in the educational process, making education omnilateral resonates in practice.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação contempla uma análise do Novo Ensino Médio Noturno (NEMN), que foi implantado no estado de Goiás no ano de 2018, objetivando analisar como os docentes e discentes dessa modalidade de ensino percebem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente a formação omnilateral. A base da investigação sobre o NEMN balizou-se nos pressupostos de novos tempos/espaços e oportunidades que abarcam a educação na perspectiva de desenvolvimento de todas as dimensões do educando. A pesquisa foi realizada com docentes e discentes de uma escola estadual na cidade de Piracanjuba-GO, em uma turma de 3º ano do NEMN. Foi desenvolvido um produto educacional, no formato de e-book, com a finalidade de apresentar e discutir com os discentes o conceito de formação omnilateral. O percurso metodológico utilizado neste trabalho tem abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com revisão bibliográfica, utilizando questionários com perguntas objetivas e subjetivas a respeito do NEMN e do produto educacional e-book. O produto educacional foi apresentado por meio de uma roda de conversa e desenvolvido por meio de um questionário semiestruturado, de forma que os docentes e discentes pudessem desenvolver novas práticas educativas, visando trabalhar todas as dimensões do conhecimento, humanizar as relações educacionais e contribuir para a adoção de valores e atitudes comprometidas com uma sociedade plural. Resultados: concluiu-se que o NEMN, no que tange à EPT, parcialmente consegue se relacionar com a formação omnilateral, no que diz respeito ao material humano, havendo ainda uma considerável discrepância entre o proposto e a prática. O produto educacional foi aceito por docentes e discentes, nesse sentido e comparando com o questionário de avaliação do NEMN aplicado, pode-se dizer que a inclusão de materiais pedagógicos atrativos pode ser um incentivo para os envolvidos no processo educacional, fazendo com que a educação omnilateral tenha eco na prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suleny Maria Silveira (20192043310238@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-17T14:30:07Z No. of bitstreams: 2 Dissertação completa.pdf: 3145386 bytes, checksum: 6851ae9d3840b71291f6e2139692066d (MD5) Produto_Educacional.pdf: 9124659 bytes, checksum: 1f528b01e8b1422ca98df85e61b89098 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-17T16:19:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação completa.pdf: 3145386 bytes, checksum: 6851ae9d3840b71291f6e2139692066d (MD5) Produto_Educacional.pdf: 9124659 bytes, checksum: 1f528b01e8b1422ca98df85e61b89098 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-17T16:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação completa.pdf: 3145386 bytes, checksum: 6851ae9d3840b71291f6e2139692066d (MD5) Produto_Educacional.pdf: 9124659 bytes, checksum: 1f528b01e8b1422ca98df85e61b89098 (MD5) Previous issue date: 2021-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Fabiana Aparecida de. A criação do curso normal até a promulgação da Lei 5.692/71 com foco em Morrinhos. In: II SEMANA DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO IFG - GOIÂNIA, 2., 01 a 04 out. 2012, Goiânia. Anais Eletrônicos [...]. Goiânia: IFG, 2012. p. 1-17. Disponível em: http://w2.ifg.edu.br/goiania/2semanahistoria/images/pdfanaishist/fabiana_aparecida_de_andrade-a_criacao_do_curso_normal_ate_a_promulgacao.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 fev. 2021. BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 18 fev. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 18 fev. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 29/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2002. 44 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/cp29.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021. CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 3, n. 3, p. 1-20, 6 dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122. Acesso em: 14 jan. 2020. CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 28 jan. 2020. COVRE, Maria de Lourdes Manzini. Educação, tecnocracia e democratização. São Paulo: Ática, 1990. ENGELS, Friedrich. A dialética da natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1995. FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? 3. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FREITAS, Cezar Ricardo de; GALTER, Maria Inalva. Reflexões sobre a educação integral no decorrer do século XX. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, n. 3, p. 123-138, jan./jun. 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.660. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/660. Acesso em: 11 jan. 2021. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/DSAA/DSAA/ProjetoGQT-SCM/documentos/educacao/04_frigotto.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021. GALEANO, Eduardo. As palavras andantes‎. 4. ed. Tradução: Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 1994. GARCÍA, José Saturnino Martínez et al. Education and inequality in Finland, Spain and Brazil. In: LÓPES-ROLDÁN, Pedro; FACHELLI, Sandra (ed.). Towards a Comparative Analysis of Social Inequalities between Europe and Latin America. Barcelona [Espanha]: Springer, 2021. p. 105-140. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-48442-2. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-48442-2.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021. GERMANO, José Wellington. Estado Militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Entenda o Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (Profen). Goiânia: Seduc, 15 fev. 2018. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/entenda-o-programa-de-fortalecimento-do-ensino-noturno-profen/. Acesso em: 30 jan. 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Superintendência de Ensino Médio. Gerência de Profen/EJA. Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno “Profen”. Goiânia: Seduce, out./nov. 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/373832838/Projeto-NovoPROFEN-Final-Matrizok. Acesso em: 29 nov. 2021. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. GULLAR, Ferreira. Na vertigem do dia (1975-1980). In: GULLAR, Ferreira. Toda Poesia. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2015. HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto; TANURI, Leonor Maria. A evolução da educação básica no Brasil: política e organização. In: MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Educação básica: políticas, legislação e gestão – leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 36- 67. HOBSBAWM, Eric. Mundos do Trabalho: novos estudos sobre história operária. Tradução: Waldea Barcellos, Sandra Bedran. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. HOMEM, Cléber Fernando. A reforma da educação e a dimensão da politecnia aplicada no ensino médio: estudo de caso sobre a prática docente na escola estadual CAAIC Madezatti – São Leopoldo/RS. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129926/000975160.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 fev. 2021. JANTSCH, Ari Paulo; AZEVEDO, Luiz Alberto de. Por uma educação profissional de tecnólogos a partir dos conceitos de omnilateralidade e politecnia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 11, n. 44, p. 18-31, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639975. Acesso em: 22 nov. 2021. KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 9, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491. Acesso em: 02 fev. 2021. KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997. KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino Médio e Profissional: as políticas do Estado neoliberal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007a. KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. KUENZER, Acácia Zeneida. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1153-1178, out. 2007b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sB3XN4nBLFPRrhZ5QNx4fRr/?lang=pt#. Acesso em: 09 ago. 2021. KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1989. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2018. MACIEL, Antonio Carlos; JACOMELI, Mara Regina Martins; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Fundamentos da Educação Integral Politécnica: da teoria à prática. Educação & Sociedade, Campinas, v.38, n. 139, p. 473-488, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017158639. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00473.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021. MARX, Karl. Instruções aos delegados do Conselho Central Provisório, AIT, 1868. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/ano/mes/ensino.pdf. Acesso em 02 fev. 2021. MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. In: FROMM, Erich. O conceito marxista do homem. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1993. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998. MENEZES JUNIOR, Antonio da Silva; BZREZINSKI, Iria. Políticas curriculares na formação médica: aproximações e distanciamentos entre Brasil e Portugal. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 773-796, set./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00059. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/gtJyx79r9ShCMBLs5ShhG5x/?lang=pt#. Acesso em: 04 mar. 2021. MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MOREIRA, Marco Antonio. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 1, p. 131-142, jul. 2004. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2004.v1.26. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Artigos/131_142_o_mestrado_profissional_em_ensino.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020. MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria da Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 16 dez. 2020. MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos, Natal, v. 2, p. 4-30, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 01 dez. 2019. NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1974. OLIVEIRA, Mariana. Dermeval Saviani e Ricardo Antunes discutem aspectos do trabalho e da educação. Comunica, Uberlândia, 30 ago. 2019. Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticia/2019/08/dermeval-saviani-e-ricardo-antunes-discutem-aspectos-do-trabalho-e-da-educacao. Acesso em: 15 jan. 2021. PACÍFICO FILHO, Valdecir José. A repartição do chão e as condições administrativas e legais para o surgimento de Piracanjuba (1831/1886). 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3494. Acesso em: 26 fev. 2021. PALMA FILHO, João Cardoso. A educação brasileira no período de 1930 a 1960: a Era Vargas. In: PALMA FILHO, J. C. (org.). Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. História da Educação. 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP, Santa Clara Editora, p. 61-74, 2005. PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000. PILETTI, Claudino; PILETTI Nelson. História da educação. 7. ed. São Paulo: Ática, 1997. PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. São Paulo: Ática, 1988. RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. DOI: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Acesso em: 02 nov. 2020. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v. 5, 2014. 121 p. (Coleção formação pedagógica). Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br /wpcontent/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-daeduca%C3% A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 02 nov. 2019. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1991. SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020. SILVA, Jair Militão da. O ensino médio e a educação profissional. In: MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. São Paulo: Pioneira, 2001. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; BERNARDES, Nara Maria Guazzelli. Rodas de conversas – Excelência acadêmica é a diversidade. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 53-92, jan./abr. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/540. Acesso em: 11 abr. 2021. SOUSA, Sandra Zákia Lian; OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de; LOPES, Valéria Virgínia (coord.). Ensino médio noturno: democratização e diversidade. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 139 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7609-emnot-relatorio-nacional-completo-final-pdf&category_slug=fevereiro-2011-pdf&Itemid=30192. Aceso em: 18 fev. 2021. SOUZA, Euzebio Jorge de. ‘No Brasil, o jovem não tem opção de não procurar emprego’. [Entrevista cedida a] Cátia Guimarães. Fiocruz, Rio de Janeiro, 02 abr. 2019. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/no-brasil-o-jovem-nao-tem-opcao-de-nao-procurar-emprego. Acesso em: 08 dez. 2021. SOUZA, José Arilson Xavier de; ASSIS, Lenilton Francisco de. A inserção transversal do turismo no Ensino Médio de Geografia. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 21, p. 9-17, jun. 2007. Disponível em: http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br. Acesso em: 13 jul. 2021. VYGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 15. ed. São Paulo: Ícone, 2017. YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2014. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo Ensino Médio Noturnopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação Omnilateralpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleESTUDO DE CASO SOBRE UMA APROXIMAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOTURNO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional.pdf8,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons