Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2236
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ENSINO DO USO DA VÍRGULA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA |
metadata.dc.creator: | Pires, Jerusa Vaz de Rezende |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Fernandes, Juliana Cristina da Costa |
metadata.dc.description.resumo: | Diante de inquietações ao realizar leitura de textos produzidos por autores com diversos níveis de formação e constatar equívocos grosseiros no uso de sinais de pontuação, sobretudo no emprego inadequado da vírgula, que pode comprometer a comunicação, este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino do uso da vírgula, como elemento de produção textual, que obedece a critérios sintáticos. A proposta deverá ser adotada para alunos a partir do ensino fundamental – anos finais, após o aprendizado básico de estruturas sintáticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa sobre pontuação, vírgula e sequência didática, a fim de subsidiar a proposta apresentada. As reflexões foram aportadas em pesquisadores como: Ferrarezi Junior (2019), Junkes (1995), Kleiman (2016), Koch e Elias (2015), Luft (2002), Piacentini (2012), Oliveira (2019), dentre outros. Por meio das discussões realizadas, espera-se que a prática pedagógica proposta possa contribuir para o ensino do uso da vírgula de forma consciente, potencializando habilidades para escrita e possibilidades para melhor compreensão textual. |
Abstract: | Faced with concerns when reading texts produced by authors with different levels of education and finding gross mistakes in the use of punctuation marks, especially in the inappropriate use of the comma that can compromise communication, this work proposes a didactic sequence for teaching the use. of the comma, as an element of textual production, which obeys syntactic criteria. The proposal should be adopted for students from elementary school – final years, after the basic learning of syntactic structures. A bibliographical research with a qualitative approach was carried out on punctuation, comma and didactic sequence, in order to support the proposal presented. Reflections were provided by researchers such as: Ferrarezi Junior (2019), Junkes (1995), Kleiman (2016), Koch and Elias (2015), Luft (2002), Piacentini (2012), Oliveira (2019), among others. Through the discussions carried out, it is expected that the proposed pedagogical practice can contribute to teaching the use of comma consciously, enhancing writing skills and possibilities for better textual comprehension. |
Keywords: | Pontuação. Vírgula. Sequência Didática. Punctuation. Comma. Following teaching. |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ipameri |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2236 |
Issue Date: | 18-Nov-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ata de Defesa - Jerusa Vaz de Rezende Pires.pdf | 71,19 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Termo de Autorização.pdf | 411,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.