Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Juliana Cristina da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722pt_BR
dc.creatorPires, Jerusa Vaz de Rezende-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=84534CBD0A46C82B5345153436F1459Fpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-16T20:26:38Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2021-12-16T20:26:38Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2236-
dc.description.abstractFaced with concerns when reading texts produced by authors with different levels of education and finding gross mistakes in the use of punctuation marks, especially in the inappropriate use of the comma that can compromise communication, this work proposes a didactic sequence for teaching the use. of the comma, as an element of textual production, which obeys syntactic criteria. The proposal should be adopted for students from elementary school – final years, after the basic learning of syntactic structures. A bibliographical research with a qualitative approach was carried out on punctuation, comma and didactic sequence, in order to support the proposal presented. Reflections were provided by researchers such as: Ferrarezi Junior (2019), Junkes (1995), Kleiman (2016), Koch and Elias (2015), Luft (2002), Piacentini (2012), Oliveira (2019), among others. Through the discussions carried out, it is expected that the proposed pedagogical practice can contribute to teaching the use of comma consciously, enhancing writing skills and possibilities for better textual comprehension.pt_BR
dc.description.resumoDiante de inquietações ao realizar leitura de textos produzidos por autores com diversos níveis de formação e constatar equívocos grosseiros no uso de sinais de pontuação, sobretudo no emprego inadequado da vírgula, que pode comprometer a comunicação, este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino do uso da vírgula, como elemento de produção textual, que obedece a critérios sintáticos. A proposta deverá ser adotada para alunos a partir do ensino fundamental – anos finais, após o aprendizado básico de estruturas sintáticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa sobre pontuação, vírgula e sequência didática, a fim de subsidiar a proposta apresentada. As reflexões foram aportadas em pesquisadores como: Ferrarezi Junior (2019), Junkes (1995), Kleiman (2016), Koch e Elias (2015), Luft (2002), Piacentini (2012), Oliveira (2019), dentre outros. Por meio das discussões realizadas, espera-se que a prática pedagógica proposta possa contribuir para o ensino do uso da vírgula de forma consciente, potencializando habilidades para escrita e possibilidades para melhor compreensão textual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jerusa Vaz de Rezende Pires (jerusa.vaz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-16T20:19:57Z No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Jerusa Vaz de Rezende Pires.pdf: 72897 bytes, checksum: 87f474dd051110fb0b6bc046d2a3d651 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 421713 bytes, checksum: b4830e2729606dc0181dc0b8b781510d (MD5) Artigo - Versão Final.pdf: 351880 bytes, checksum: 2fc733800639a98476d5364fa1bb2df0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-16T20:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Jerusa Vaz de Rezende Pires.pdf: 72897 bytes, checksum: 87f474dd051110fb0b6bc046d2a3d651 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 421713 bytes, checksum: b4830e2729606dc0181dc0b8b781510d (MD5) Artigo - Versão Final.pdf: 351880 bytes, checksum: 2fc733800639a98476d5364fa1bb2df0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-16T20:26:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata de Defesa - Jerusa Vaz de Rezende Pires.pdf: 72897 bytes, checksum: 87f474dd051110fb0b6bc046d2a3d651 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 421713 bytes, checksum: b4830e2729606dc0181dc0b8b781510d (MD5) Artigo - Versão Final.pdf: 351880 bytes, checksum: 2fc733800639a98476d5364fa1bb2df0 (MD5) Previous issue date: 2021-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPontuação. Vírgula. Sequência Didática.pt_BR
dc.subjectPunctuation. Comma. Following teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO ENSINO DO USO DA VÍRGULA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de Defesa - Jerusa Vaz de Rezende Pires.pdf71,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Autorização.pdf411,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.