Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2228
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A prática educativa e os desafios do curso técnico em meio ambiente no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan |
metadata.dc.creator: | Costa, Leoneide Paula da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Júlio César |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Marco Antônio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Michelle Castro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Issa, Silvia Aparecida Caixeta |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Goiano, Campus Ceres. Inicia com uma reflexão sobre a história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e em Goiás e como as políticas públicas se desenvolveram até a criação dos Institutos Tecnológicos do estado de Goiás (Itegos). A pesquisa apresenta relevância no sentido de contribuir com dados sobre a Rede Pública Estadual de EPT, visto que há poucos estudos sobre a temática, principalmente no estado de Goiás, uma vez que a proposta dessa modalidade de educação pressupõe a oferta a um crescente número de pessoas, construindo competências, habilidades, atitudes e valores. O lócus do estudo foi o Itego Governador Onofre Quinan (Itegogoq), que está localizado em Anápolis - Goiás, com o objetivo de identificar se as concepções e princípios previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso técnico em Meio Ambiente do Itegogoq se materializam a partir das estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a prática profissional. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, recorrendo à pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada ao gestor e aplicação de questionários aos discentes e docentes da instituição. Para a interpretação e discussão dos dados, contamos com a análise de conteúdo de Bardin (2016), com a finalidade de conhecer as interfaces da localidade pesquisada. O resultado da investigação sinalizou que as aulas do curso técnico em Meio Ambiente foram reorganizadas, devido ao isolamento e distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19 –, e desde 2020 vêm acontecendo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contudo, os docentes passaram a utilizar conjuntamente outras mídias e tecnologias disponíveis para estimular e orientar os estudos dos alunos. Assim, com a finalidade de colaborar com as práticas educativas na EPT, em especial no Itegogoq, quanto às atividades presenciais ou não presencias mediadas por tecnologias, elaboramos como produto educacional o “Guia: Uso de Ferramentas Digitais no Curso Técnico em Meio Ambiente”, propondo práticas educativas que utilizam ferramentas digitais que priorizam o protagonismo discente para uma aprendizagem ativa, incentivando a formação na perspectiva de emancipação. |
Abstract: | This work is the result of a research of the Professional Masters Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), of the Goiano Federal Institute, Campus Ceres. It begins with a reflection on the history of professional and Technological Education (EPT) in Brazil and Goiás and how public policies were developed until the creation of the Technological Institutes of the State of Goiás (Itego). The research is relevant in the sense of contributing data on the EPT State Public Network, since there are few studies on the subject, mainly in the state of Goiás, since the proposal of this type of education presupposes the offer to a growing number of people, building competencies, skills, attitudes and values. The locus of the study was at Itego Governador Onofre Quinan (Itegogoq), which is located in Anápolis - Goiás, with the aim of identifying whether the concepts and principles set out in the Itegogoq Environmental Pedagogical Course Project (PPC) materialize from the educational strategies favorable to the understanding of meanings and the integration between theory and professional practice. For that, we developed a qualitative research of the case study type, resorting to bibliographical and documental research, using as data collection instruments the semi-structured interview with the manager and the application of questionnaires to the students and teachers. For the interpretation and discussion of the data, we rely on the content analysis of Bardin (2016), in order to know the interfaces of the researched location. The result of the investigation indicated that the classes of the technical course on Environment were reorganized, due to the isolation and social distance caused by the new coronavirus pandemic, Covid-19, and since 2020 it has been taking place in the Virtual Learning Environment (AVA), however teachers began to jointly use other media and technologies available to stimulate and guide students' studies. Thus, in order to collaborate with educational practices at EPT, especially at Itegogoq, regarding in-class or distance learning activities mediated by technologies, we created, as an educational product, the "Guide: Use of Digital Tools in the Technical Course on the Environment", proposing educational practices that use digital tools that prioritize student protagonism for active learning, encouraging training from the perspective of emancipation. |
Keywords: | Educação Profissional Organização do Trabalho Pedagógico Práticas Formativas Tecnologias Digitais Professional Education Organization of Pedagogical Work Formative Practices Digital Technologies |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2228 |
Issue Date: | 6-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Leoneide Paula da Costa.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TCAE - Termo de autorização RIIF Goiano.pdf | 643,31 kB | Adobe PDF | View/Open | |
PRODUTO EDUCACIONAL_Leoneide Paula da Costa.pdf | 6,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License