Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2225
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA PARA MITIGAR A EVASÃO DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IF GOIANO - CAMPUS CAMPOS BELOS
metadata.dc.creator: Brant, Rogério; Guimarães, Keila; Farias, Leonardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Júnior, Josias José da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Marcos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Júnior, Josias José da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Kleyfton
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Marcos
metadata.dc.description.resumo: Com base em pesquisas realizadas, existe um índice relevante de evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi a prevenção da evasão dos estudantes do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do IF Goiano - Câmpus Campos Belos, que proporcionou a segurança, estabilidade e organização aos jovens a fim de gozarem do ensino e da oportunidade de crescimento ofertados. A metodologia empregada será pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, e estudo de caso. Como resultados, é possível concluir que a utilização do Planejamento Estratégico para mitigar a evasão do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio se demonstrou eficaz para qual objetivo foi proposto, demonstrando a particular vantagem de poder organizar em um único processo todas as fases do planejamento estratégico. Assim, este trabalho contribui para mitigar a evasão, preparar os jovens para lidar com a pressão, a cobrança, a disciplina e as diferentes variáveis presentes no processo ensino aprendizagem que o IF demanda.
Abstract: Based on surveys carried out, there is a relevant dropout rate in technical courses integrated into high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology in Goiano. In this perspective, the main objective of this work was to prevent the evasion of students from the technical course in administration integrated with high school at the IF Goiano - Campos Belos Campus, which provided security, stability and organization to young people in order to enjoy education and opportunity for growth offered. The methodology used will be descriptive exploratory research with a qualitative and quantitative approach, and a case study. As a result, it is possible to conclude that the use of Strategic Planning to mitigate the evasion of the Technical in Administration course integrated to High School proved to be effective for which objective it was proposed, demonstrating the particular advantage of being able to organize all stages of planning in a unique strategic process. Thus, this work contributes to mitigate evasion, prepare young people to deal with the pressure, demand, discipline and the different variables present in the teaching-learning process that the IF demands.
Keywords: Evasão Escolar 1. Planejamento Estratégico 2. Gestão escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2225
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.