Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Josias José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939081751684198pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Marcos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2888562527754889pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Josias José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939081751684198pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Kleyfton-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040257542465304pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Marcos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2888562527754889pt_BR
dc.creatorBrant, Rogério; Guimarães, Keila; Farias, Leonardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680967034697162 / http://lattes.cnpq.br/2857898874194239 / http://lattes.cnpq.br/9664545457908905pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T02:40:34Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2021-12-07T02:40:34Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2225-
dc.description.abstractBased on surveys carried out, there is a relevant dropout rate in technical courses integrated into high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology in Goiano. In this perspective, the main objective of this work was to prevent the evasion of students from the technical course in administration integrated with high school at the IF Goiano - Campos Belos Campus, which provided security, stability and organization to young people in order to enjoy education and opportunity for growth offered. The methodology used will be descriptive exploratory research with a qualitative and quantitative approach, and a case study. As a result, it is possible to conclude that the use of Strategic Planning to mitigate the evasion of the Technical in Administration course integrated to High School proved to be effective for which objective it was proposed, demonstrating the particular advantage of being able to organize all stages of planning in a unique strategic process. Thus, this work contributes to mitigate evasion, prepare young people to deal with the pressure, demand, discipline and the different variables present in the teaching-learning process that the IF demands.pt_BR
dc.description.resumoCom base em pesquisas realizadas, existe um índice relevante de evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi a prevenção da evasão dos estudantes do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do IF Goiano - Câmpus Campos Belos, que proporcionou a segurança, estabilidade e organização aos jovens a fim de gozarem do ensino e da oportunidade de crescimento ofertados. A metodologia empregada será pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, e estudo de caso. Como resultados, é possível concluir que a utilização do Planejamento Estratégico para mitigar a evasão do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio se demonstrou eficaz para qual objetivo foi proposto, demonstrando a particular vantagem de poder organizar em um único processo todas as fases do planejamento estratégico. Assim, este trabalho contribui para mitigar a evasão, preparar os jovens para lidar com a pressão, a cobrança, a disciplina e as diferentes variáveis presentes no processo ensino aprendizagem que o IF demanda.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Santos Brant (rogerio.brant@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-06T19:11:58Z No. of bitstreams: 4 artigo grupo - Campos Belos (3).pdf: 224998 bytes, checksum: 08cce3f1b9afd416456f61ccddb3a34e (MD5) ata Campos belos.pdf: 197126 bytes, checksum: 57b50add249a71d13ce40b53352d892c (MD5) Repositório Institucional Ciência.pdf: 71954 bytes, checksum: c1a95681a5f07c5bfac126cb84e94512 (MD5) Termo de autorização.pdf: 59529 bytes, checksum: 17b9b4abafdb98ab80c5dec2f072cb7d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-07T02:33:08Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo grupo - Campos Belos (3).pdf: 224998 bytes, checksum: 08cce3f1b9afd416456f61ccddb3a34e (MD5) ata Campos belos.pdf: 197126 bytes, checksum: 57b50add249a71d13ce40b53352d892c (MD5) Repositório Institucional Ciência.pdf: 71954 bytes, checksum: c1a95681a5f07c5bfac126cb84e94512 (MD5) Termo de autorização.pdf: 59529 bytes, checksum: 17b9b4abafdb98ab80c5dec2f072cb7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T02:40:34Z (GMT). No. of bitstreams: 4 artigo grupo - Campos Belos (3).pdf: 224998 bytes, checksum: 08cce3f1b9afd416456f61ccddb3a34e (MD5) ata Campos belos.pdf: 197126 bytes, checksum: 57b50add249a71d13ce40b53352d892c (MD5) Repositório Institucional Ciência.pdf: 71954 bytes, checksum: c1a95681a5f07c5bfac126cb84e94512 (MD5) Termo de autorização.pdf: 59529 bytes, checksum: 17b9b4abafdb98ab80c5dec2f072cb7d (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão Escolar 1. Planejamento Estratégico 2. Gestão escolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA PARA MITIGAR A EVASÃO DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IF GOIANO - CAMPUS CAMPOS BELOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.