Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Other Titles: Theoretical contributions to the use of active methodologies in the literacy cycle: paths and possibilities
metadata.dc.creator: Silva, Adriana Lemes
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Patrícia Gouvêa
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Patrícia Gouvêa
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Pacheco, Eduardo José
metadata.dc.contributor.referee4: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.description.resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar um estudo sobre as contribuições teóricas do uso das metodologias ativas (MA) de aprendizagem nas práticas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização. Este ensaio teórico desenvolveu-se por meio do estudo bibliográfico sobre as MA, a fim de identificar caminhos e possibilidades para o uso das MA no ciclo de alfabetização. Os estudos indicaram que há caminhos favoráveis para o uso das MA no ciclo de alfabetização, e que o processo de ensino-aprendizagem, nesta perspectiva, pode se desenvolver de modo colaborativo, dedutivo e indutivo, sinalizando possibilidades fecundas para o seu uso no ciclo de alfabetização. No entanto, há desafios a serem enfrentados quanto à formação de professores do ciclo de alfabetização.
Abstract: The present text aims to present a study on the theoretical contributions of the use of active learning methodologies (ML) in pedagogical practices of the teaching-learning process in the literacy cycle. This theoretical essay was developed through the bibliographical study about the ML, in order to identify paths and possibilities for the use of the ML in the literacy cycle. The studies indicated that there are favourable paths for the use of ML in the literacy cycle, and that the teaching-learning process, in this perspective, can develop in a collaborative, deductive and inductive way, signalling fruitful possibilities for its use in the literacy cycle. However, there are challenges to be faced regarding the training of tea-chers in the literacy cycle.
Keywords: Ciclo de alfabetização
Metodologias ativas de aprendizagem
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: SILVA, Adriana Lemes. Contribuições teóricas para o uso das metodologias ativas no ciclo de alfabetização: caminhos e possibilidades / Adriana Lemes Silva; orientadora: Patrícia Gouvêa Nunes. Rio Verde, 2021. 35 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf423,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.