Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Título(s) alternativo(s): Theoretical contributions to the use of active methodologies in the literacy cycle: paths and possibilities
Autor(es): Silva, Adriana Lemes
Primeiro Orientador: Nunes, Patrícia Gouvêa
Primeiro Membro da Banca: Nunes, Patrícia Gouvêa
Segundo Membro da Banca: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
Terceiro Membro da Banca: Pacheco, Eduardo José
Quarto Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar um estudo sobre as contribuições teóricas do uso das metodologias ativas (MA) de aprendizagem nas práticas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização. Este ensaio teórico desenvolveu-se por meio do estudo bibliográfico sobre as MA, a fim de identificar caminhos e possibilidades para o uso das MA no ciclo de alfabetização. Os estudos indicaram que há caminhos favoráveis para o uso das MA no ciclo de alfabetização, e que o processo de ensino-aprendizagem, nesta perspectiva, pode se desenvolver de modo colaborativo, dedutivo e indutivo, sinalizando possibilidades fecundas para o seu uso no ciclo de alfabetização. No entanto, há desafios a serem enfrentados quanto à formação de professores do ciclo de alfabetização.
Abstract: The present text aims to present a study on the theoretical contributions of the use of active learning methodologies (ML) in pedagogical practices of the teaching-learning process in the literacy cycle. This theoretical essay was developed through the bibliographical study about the ML, in order to identify paths and possibilities for the use of the ML in the literacy cycle. The studies indicated that there are favourable paths for the use of ML in the literacy cycle, and that the teaching-learning process, in this perspective, can develop in a collaborative, deductive and inductive way, signalling fruitful possibilities for its use in the literacy cycle. However, there are challenges to be faced regarding the training of tea-chers in the literacy cycle.
Palavras-chave: Ciclo de alfabetização
Metodologias ativas de aprendizagem
Práticas pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: SILVA, Adriana Lemes. Contribuições teóricas para o uso das metodologias ativas no ciclo de alfabetização: caminhos e possibilidades / Adriana Lemes Silva; orientadora: Patrícia Gouvêa Nunes. Rio Verde, 2021. 35 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf423,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.