Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES |
Título(s) alternativo(s): | Theoretical contributions to the use of active methodologies in the literacy cycle: paths and possibilities |
Autor(es): | Silva, Adriana Lemes |
Primeiro Orientador: | Nunes, Patrícia Gouvêa |
Primeiro Membro da Banca: | Nunes, Patrícia Gouvêa |
Segundo Membro da Banca: | Cunha, Fátima Suely Ribeiro |
Terceiro Membro da Banca: | Pacheco, Eduardo José |
Quarto Membro da Banca: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo apresentar um estudo sobre as contribuições teóricas do uso das metodologias ativas (MA) de aprendizagem nas práticas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização. Este ensaio teórico desenvolveu-se por meio do estudo bibliográfico sobre as MA, a fim de identificar caminhos e possibilidades para o uso das MA no ciclo de alfabetização. Os estudos indicaram que há caminhos favoráveis para o uso das MA no ciclo de alfabetização, e que o processo de ensino-aprendizagem, nesta perspectiva, pode se desenvolver de modo colaborativo, dedutivo e indutivo, sinalizando possibilidades fecundas para o seu uso no ciclo de alfabetização. No entanto, há desafios a serem enfrentados quanto à formação de professores do ciclo de alfabetização. |
Abstract: | The present text aims to present a study on the theoretical contributions of the use of active learning methodologies (ML) in pedagogical practices of the teaching-learning process in the literacy cycle. This theoretical essay was developed through the bibliographical study about the ML, in order to identify paths and possibilities for the use of the ML in the literacy cycle. The studies indicated that there are favourable paths for the use of ML in the literacy cycle, and that the teaching-learning process, in this perspective, can develop in a collaborative, deductive and inductive way, signalling fruitful possibilities for its use in the literacy cycle. However, there are challenges to be faced regarding the training of tea-chers in the literacy cycle. |
Palavras-chave: | Ciclo de alfabetização Metodologias ativas de aprendizagem Práticas pedagógicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Citação: | SILVA, Adriana Lemes. Contribuições teóricas para o uso das metodologias ativas no ciclo de alfabetização: caminhos e possibilidades / Adriana Lemes Silva; orientadora: Patrícia Gouvêa Nunes. Rio Verde, 2021. 35 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf | 423,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.