Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Patrícia Gouvêa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Patrícia Gouvêa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Fátima Suely Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1444442249144683 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pacheco, Eduardo José | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6651272083103460 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Adriana Lemes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1120007261689982 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T22:35:50Z | - |
dc.date.available | 2021-12-19 | - |
dc.date.available | 2021-11-29T22:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriana Lemes. Contribuições teóricas para o uso das metodologias ativas no ciclo de alfabetização: caminhos e possibilidades / Adriana Lemes Silva; orientadora: Patrícia Gouvêa Nunes. Rio Verde, 2021. 35 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216 | - |
dc.description.abstract | The present text aims to present a study on the theoretical contributions of the use of active learning methodologies (ML) in pedagogical practices of the teaching-learning process in the literacy cycle. This theoretical essay was developed through the bibliographical study about the ML, in order to identify paths and possibilities for the use of the ML in the literacy cycle. The studies indicated that there are favourable paths for the use of ML in the literacy cycle, and that the teaching-learning process, in this perspective, can develop in a collaborative, deductive and inductive way, signalling fruitful possibilities for its use in the literacy cycle. However, there are challenges to be faced regarding the training of tea-chers in the literacy cycle. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto tem por objetivo apresentar um estudo sobre as contribuições teóricas do uso das metodologias ativas (MA) de aprendizagem nas práticas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização. Este ensaio teórico desenvolveu-se por meio do estudo bibliográfico sobre as MA, a fim de identificar caminhos e possibilidades para o uso das MA no ciclo de alfabetização. Os estudos indicaram que há caminhos favoráveis para o uso das MA no ciclo de alfabetização, e que o processo de ensino-aprendizagem, nesta perspectiva, pode se desenvolver de modo colaborativo, dedutivo e indutivo, sinalizando possibilidades fecundas para o seu uso no ciclo de alfabetização. No entanto, há desafios a serem enfrentados quanto à formação de professores do ciclo de alfabetização. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T22:28:34Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf: 433816 bytes, checksum: 0d100bfe823735b1a9bd91dded3ceb00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T22:29:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf: 433816 bytes, checksum: 0d100bfe823735b1a9bd91dded3ceb00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-29T22:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf: 433816 bytes, checksum: 0d100bfe823735b1a9bd91dded3ceb00 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ARÃO, Martuse Sousa Ramos; SILVA, Alene Mara França Sanches; LIMA, Isabela Araújo. A Metodologia Ativa no Processo Ensino-Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7934_03092018225642.pdf>Acesso em: 28 janeiro de 2020. AVELINO, Amanda. Aprendizagem Baseada em Problemas: por que todo educador deve conhecer? 19 de jan. 2019. Disponível em: <https://blog.estantemagica.com.br/aprendizagem-baseada-em-problemas-educador.> Acesso em 02 de nov. 2020. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado, 1988. _____. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: fev 2015. _____. Resolução CNE/CEB nº. 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Brasília, 2010. _____. Parecer CNE/CEB nº. 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, Brasília, 2010. _____. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, Brasília, 2010. _____. Projeto de Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação -- 2014-2024, Brasília, 2014. _____. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em junho de 2020. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuine. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. CORREIA, Fernanda Marconato; MONTEIRO, Ednar Souza e NANTES, Adriana Sheuer. Metodologias ativas e sua importância no processo de alfabetização de crianças. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, e137932505, 2020. (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2505 FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011. _____. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. KATO, Mary A. No Mundo da Escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2002. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MORAN, José. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. _____. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 21. ed.; p. 21-29, 2014 MONTEIRO, ES, Correia, FM, & Nantes, EAS (2020). Metodologias ativas e sua importância no processo de alfabetização infantil. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (3), e137932505. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2505 MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 19 set. 2019. POPKEWITZ, Thomas. A Negação da Mudança no Processo de Mudança: sistemas de ideias e construção de avaliações nacionais. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/263370945_Popkewitz_T_S_2000_The_denial_of_change_in_the_process_of_change_Systems_of_ideas_and_the_construction_of_national_evaluations_The_Educational_Researcher_291_17-30> Acesso em: 13 novembro de 2019. TROQUEZ, SILVA E ALVES. Alfabetização e Letramento na Educação Brasileira pós 1988. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/16618> Acesso em: 20 dezembro de 2019. VIEGAS, Elis Regina dos Santos; REBOUÇAS, Virgília Margarida. As Políticas de Alfabetização no Brasil no Contexto do Ensino Fundamental: aspectos normativo-legais.Disponível em:<http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/download/480/724> Acesso em: 20 novembro de 2019. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES | pt_BR |
dc.title.alternative | Theoretical contributions to the use of active methodologies in the literacy cycle: paths and possibilities | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf | 423,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.