Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.referee3Pacheco, Eduardo José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651272083103460pt_BR
dc.contributor.referee4Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.creatorSilva, Adriana Lemes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120007261689982pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T22:35:50Z-
dc.date.available2021-12-19-
dc.date.available2021-11-29T22:35:50Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Lemes. Contribuições teóricas para o uso das metodologias ativas no ciclo de alfabetização: caminhos e possibilidades / Adriana Lemes Silva; orientadora: Patrícia Gouvêa Nunes. Rio Verde, 2021. 35 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2216-
dc.description.abstractThe present text aims to present a study on the theoretical contributions of the use of active learning methodologies (ML) in pedagogical practices of the teaching-learning process in the literacy cycle. This theoretical essay was developed through the bibliographical study about the ML, in order to identify paths and possibilities for the use of the ML in the literacy cycle. The studies indicated that there are favourable paths for the use of ML in the literacy cycle, and that the teaching-learning process, in this perspective, can develop in a collaborative, deductive and inductive way, signalling fruitful possibilities for its use in the literacy cycle. However, there are challenges to be faced regarding the training of tea-chers in the literacy cycle.pt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem por objetivo apresentar um estudo sobre as contribuições teóricas do uso das metodologias ativas (MA) de aprendizagem nas práticas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem do ciclo de alfabetização. Este ensaio teórico desenvolveu-se por meio do estudo bibliográfico sobre as MA, a fim de identificar caminhos e possibilidades para o uso das MA no ciclo de alfabetização. Os estudos indicaram que há caminhos favoráveis para o uso das MA no ciclo de alfabetização, e que o processo de ensino-aprendizagem, nesta perspectiva, pode se desenvolver de modo colaborativo, dedutivo e indutivo, sinalizando possibilidades fecundas para o seu uso no ciclo de alfabetização. No entanto, há desafios a serem enfrentados quanto à formação de professores do ciclo de alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T22:28:34Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf: 433816 bytes, checksum: 0d100bfe823735b1a9bd91dded3ceb00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T22:29:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf: 433816 bytes, checksum: 0d100bfe823735b1a9bd91dded3ceb00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T22:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf: 433816 bytes, checksum: 0d100bfe823735b1a9bd91dded3ceb00 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARÃO, Martuse Sousa Ramos; SILVA, Alene Mara França Sanches; LIMA, Isabela Araújo. A Metodologia Ativa no Processo Ensino-Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7934_03092018225642.pdf>Acesso em: 28 janeiro de 2020. AVELINO, Amanda. Aprendizagem Baseada em Problemas: por que todo educador deve conhecer? 19 de jan. 2019. Disponível em: <https://blog.estantemagica.com.br/aprendizagem-baseada-em-problemas-educador.> Acesso em 02 de nov. 2020. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado, 1988. _____. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: fev 2015. _____. Resolução CNE/CEB nº. 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Brasília, 2010. _____. Parecer CNE/CEB nº. 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, Brasília, 2010. _____. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, Brasília, 2010. _____. Projeto de Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação -- 2014-2024, Brasília, 2014. _____. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em junho de 2020. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuine. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. CORREIA, Fernanda Marconato; MONTEIRO, Ednar Souza e NANTES, Adriana Sheuer. Metodologias ativas e sua importância no processo de alfabetização de crianças. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, e137932505, 2020. (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2505 FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011. _____. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. KATO, Mary A. No Mundo da Escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2002. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MORAN, José. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. _____. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 21. ed.; p. 21-29, 2014 MONTEIRO, ES, Correia, FM, & Nantes, EAS (2020). Metodologias ativas e sua importância no processo de alfabetização infantil. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (3), e137932505. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2505 MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 19 set. 2019. POPKEWITZ, Thomas. A Negação da Mudança no Processo de Mudança: sistemas de ideias e construção de avaliações nacionais. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/263370945_Popkewitz_T_S_2000_The_denial_of_change_in_the_process_of_change_Systems_of_ideas_and_the_construction_of_national_evaluations_The_Educational_Researcher_291_17-30> Acesso em: 13 novembro de 2019. TROQUEZ, SILVA E ALVES. Alfabetização e Letramento na Educação Brasileira pós 1988. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/16618> Acesso em: 20 dezembro de 2019. VIEGAS, Elis Regina dos Santos; REBOUÇAS, Virgília Margarida. As Políticas de Alfabetização no Brasil no Contexto do Ensino Fundamental: aspectos normativo-legais.Disponível em:<http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/download/480/724> Acesso em: 20 novembro de 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.title.alternativeTheoretical contributions to the use of active methodologies in the literacy cycle: paths and possibilitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Adriana Lemes Silva.pdf423,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.