Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2214
Tipo: | Dissertação |
Título: | INFLUÊNCIAS DO SIMULADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO - CAMPUS IPORÁ |
Autor(es): | Araujo, Suelia da Silva |
Primeiro Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Primeiro Membro da Banca: | Souza, José Carlos Moreira de |
Segundo Membro da Banca: | Pereira, Maria Simone Ferraz |
Terceiro Membro da Banca: | Gomes, Adriane da Silveira |
Resumo: | Esta pesquisa possui como objeto de estudo o simulado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IF Goiano - Campus Iporá. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as influências do simulado nas aprendizagens dos discentes do Ensino Médio do IF Goiano - Campus Iporá. Inferimos que o simulado é um instrumento que pode não só complementar as avaliações temporais obrigatórias, previstas no currículo escolar, mas pode também ser uma importante ferramenta de aprendizagem, de formação cidadã, de autoavaliação dos discentes em suas facilidades e dificuldades nas diferentes áreas do conhecimento, de autoavaliação dos docentes em sua prática profissional. Este estudo foi embasado em teóricos como Fonseca (1961), Romaneli (1986), Bardin (2016), Kuenzer (2007), Gil (2008), Hoffmann (2011, 2018), Luckesi (2010, 2011, 2018), Aranha (2012), Frigotto (2012, 2015), Marx (2017), Ciavatta (2012), Ramos (2014), Fernandes (2009), Freitas (1995, 2003, 2014), Moreira (2011, 2017), dentre outros. A pesquisa foi realizada com estudantes dos 2º e 3º anos dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Química Integrados ao Ensino Médio, com docentes que ministravam aulas nesses cursos e com a Comissão Organizadora do simulado. Para a coleta e análise de dados, utilizamos questionários, realizamos entrevistas individuais e grupo focal. A partir da análise dos resultados, elaboramos nosso produto educacional, cujo material foi um vídeo animado intitulado “Avaliação Formativa no contexto do simulado do IF Goiano - Campus Iporá”, destinado aos docentes participantes da pesquisa. A partir dos resultados, percebemos que foi possível promover uma reflexão nos docentes participantes da pesquisa, conhecer as influências do simulado nas aprendizagens dos discentes, bem como identificar algumas possibilidades de melhoria desse instrumento avaliativo. |
Abstract: | This research has as object of study the practice test in Technical Courses Integrated to High School at Goiano Federal Institute – Iporá Campus. The general objective of this research was to analyze the influences of the practice test on the learning of high school students at IF Goiano – Iporá Campus. We infer that the practice exam is an instrument that can not only complement the mandatory temporal assessments, provided in the school curriculum, but can also be an important tool for learning, for citizenship training, self-assessment of students in their eases and difficulties in different areas of knowledge, for self-assessment of teachers in their professional practice. This study was based on theorists such as Fonseca (1961), Romaneli (1986), Bardin (2016), Kuenzer (2007), Gil (2008), Hoffmann (2011, 2018), Luckesi (2010, 2011, 2018), Aranha ( 2012), Frigotto (2012, 2015), Marx (2017), Ciavatta (2012), Ramos (2014), Fernandes (2009), Freitas (1995, 2003, 2014), Moreira (2011, 2017), among others. The research was carried out with students from the 2nd and 3rd years of Technical Courses in Agriculture, Systems Development and Chemistry Integrated to High School, with professors who taught classes in these courses and with the Organizing Committee of the practice exam. For data collection and analysis, we used questionnaires, conducted individual interviews and a focus group. From the analysis of the results, we elaborated our educational product, whose material was an animated video entitled “Formative Assessment in the context of the practice test IF Goiano - Iporá Campus”, aimed at teachers participating in the research. From the results, we realized that it was possible to promote a reflection in the professors participating in the research, to know the influences of the practice exam on the students' learning, as well as to identify some possibilities for improving this evaluation instrument. |
Palavras-chave: | Ensino médio integrado. Simulado. Avaliação formativa. Integrated high school. Practice exam. Formative assessment. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2214 https://www.youtube.com/watch?v=LMUU6RXvvs8 |
Data do documento: | 26-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Suelia Silva.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo IF Goiano - Campus Ceres | 4,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons