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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19
Autor(es): Ferreira, Janaina
Primeiro Orientador: Oliveira, Júlio
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Sérgio
Segundo Membro da Banca: Fernandes, Juliana
Terceiro Membro da Banca: Oliveira, Júlio
Resumo: Com o presente estudo objetivamos compreender quais foram as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino remoto neste período de pandemia. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, de cunho metodologicamente bibliográfica baseada na busca por publicações pertinentes ao tema no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021 no Google Acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de dezesseis publicações, destas sendo, catorze artigos e duas monografias. A investigação de como os professores têm lidado com as dificuldades vivenciadas no ensino remoto possibilitou dividir a análise dos dados em quatro categorias: (I) questões vinculadas à falta de formação, (II) questões vinculadas às desigualdades sociais, (III) questões vinculadas ao trabalho docente e (IV) questões vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, após análise da categorização dos dados da pesquisa, evidenciamos dificuldades que tomaram proporções ainda maiores no momento pandêmico e que precisam ser superadas no pós-pandemia, tais como: melhor capacitação dos professores para utilização de plataformas digitais, a falta de acesso à internet, a escassez de equipamentos necessários para desenvolver as aulas on-line e as desigualdades sociais. Considerando o exposto, evidenciamos a importância de políticas públicas educacionais que possibilite não só o enfrentamento de uma situação de calamidade pública, mas também de promoção da qualidade de ensino.
Abstract: With this study, we aim to understand the difficulties faced by teachers in remote education during this period of pandemic. For this, a qualitative research was carried out, methodologically bibliographical, based on the search for publications relevant to the topic in the period between 2020 and 2021 on Google Scholar. The research was developed through sixteen publications, of these being, fourteen articles and two monographs. The investigation of how teachers have dealt with the difficulties experienced in remote teaching made it possible to divide the data analysis into four categories: (I) issues related to lack of training, (II) issues related to social inequalities, (III) issues related to teaching work and (IV) issues related to the teaching and learning process. Thus, after analyzing the categorization of research data, we evidenced difficulties that took on even greater proportions in the pandemic moment and that need to be overcome in the post-pandemic, such as: better training of teachers to use digital platforms, lack of access to internet, the scarcity of equipment needed to develop online classes and social inequalities. Considering the above, we highlight the importance of educational public policies that make it possible not only to face a situation of public calamity, but also to promote the quality of education.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Dificuldades
Professor
Pandemia
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2210
Data do documento: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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