Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2210
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19
metadata.dc.creator: Ferreira, Janaina
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Júlio
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Juliana
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Júlio
metadata.dc.description.resumo: Com o presente estudo objetivamos compreender quais foram as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino remoto neste período de pandemia. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, de cunho metodologicamente bibliográfica baseada na busca por publicações pertinentes ao tema no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021 no Google Acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de dezesseis publicações, destas sendo, catorze artigos e duas monografias. A investigação de como os professores têm lidado com as dificuldades vivenciadas no ensino remoto possibilitou dividir a análise dos dados em quatro categorias: (I) questões vinculadas à falta de formação, (II) questões vinculadas às desigualdades sociais, (III) questões vinculadas ao trabalho docente e (IV) questões vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, após análise da categorização dos dados da pesquisa, evidenciamos dificuldades que tomaram proporções ainda maiores no momento pandêmico e que precisam ser superadas no pós-pandemia, tais como: melhor capacitação dos professores para utilização de plataformas digitais, a falta de acesso à internet, a escassez de equipamentos necessários para desenvolver as aulas on-line e as desigualdades sociais. Considerando o exposto, evidenciamos a importância de políticas públicas educacionais que possibilite não só o enfrentamento de uma situação de calamidade pública, mas também de promoção da qualidade de ensino.
Abstract: With this study, we aim to understand the difficulties faced by teachers in remote education during this period of pandemic. For this, a qualitative research was carried out, methodologically bibliographical, based on the search for publications relevant to the topic in the period between 2020 and 2021 on Google Scholar. The research was developed through sixteen publications, of these being, fourteen articles and two monographs. The investigation of how teachers have dealt with the difficulties experienced in remote teaching made it possible to divide the data analysis into four categories: (I) issues related to lack of training, (II) issues related to social inequalities, (III) issues related to teaching work and (IV) issues related to the teaching and learning process. Thus, after analyzing the categorization of research data, we evidenced difficulties that took on even greater proportions in the pandemic moment and that need to be overcome in the post-pandemic, such as: better training of teachers to use digital platforms, lack of access to internet, the scarcity of equipment needed to develop online classes and social inequalities. Considering the above, we highlight the importance of educational public policies that make it possible not only to face a situation of public calamity, but also to promote the quality of education.
Keywords: Ensino Remoto
Dificuldades
Professor
Pandemia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2210
Issue Date: 27-Oct-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_esp_ Janaina Ferreira.pdf638,67 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Janaina Nogueira Marcelino Ferreira.pdf72,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.